Parece estar localizado(a) em <country>

Visite o Site comercial da TENA para obter informação local.

Em que consiste a bexiga hiperativa?


A síndrome de bexiga hiperativa é um nome descritivo comum para uma variedade de questões relacionadas com a urgência. Não significa incontinência, apenas que tem de urinar frequentemente.

1600x500_overactivebladder.jpg


Uma bexiga hiperativa, por vezes denominada bexiga irritável, normalmente significa que tem uma frequência elevada durante o dia e frequentemente também tem noctúria. Não se esqueça, é normal esvaziar a bexiga entre 4 e 8 vezes por dia. A bexiga hiperativa é mais comum entre pessoas idosas e nas mulheres.


O que causa uma bexiga hiperativa?

O nível de problemas causados por uma bexiga hiperativa varia de um aumento ligeiro da frequência para uma urgência constante em urinar. As causas variam e por vezes não são claras, mas um fator pode ser a obstrução da uretra.

Irritação da bexiga

A irritação no interior da bexiga pode conduzir à sensação de urgência. Uma causa é uma infecção do tracto urinário, onde as bactérias causam irritação no interior da bexiga. Algumas bebidas, como o café e as bebidas energéticas, contêm determinadas substâncias que também causam irritação. As pedras na bexiga constituem outro fator. 
 
Também existem diferentes fatores que podem causar irritação na bexiga a partir do exterior e, por conseguinte, levam à sensação de urgência. A obstipação, bem como determinadas condições ginecológicas, tais como prolapso ou tumores nos ovários, podem irritar a bexiga a partir do exterior e também causar a sensação de urgência.

Fatores de estilo de vida e outras causas

A ingestão excessiva de líquidos provoca a acumulação de grandes quantidades de urina (poliúria), que dá origem a sensações de urgência e a idas frequentes à casa de banho, uma vez que a bexiga fica cheia rapidamente. Alguns alimentos, tais como, sopa, fruta e vegetais, são compostos por maiores quantidades de água e, por conseguinte, também aumentam a ingestão de líquidos.
 
Outro motivo para grandes quantidades de urina pode dever-se à diabetes não controlada. O nível elevado de açúcar no sangue (hiperglicemia) pode levar a um aumento da sede e da produção de urina, ou seja, poliúria.
 

Cuidar de si

TENA Lady

Para mulheres que sofrem perdas de urina.
Mulher morena a sorrir para a câmara

TENA Men

Para homens que sofrem perdas de urina.
Um homem de meia-idade com barba sorri para a câmara

Cuidar de outros

TENA para Cuidadores

Para si, que cuida de um ente querido que sofre de incontinência.
Uma senhora de idade e uma familiar mais nova desfrutam da companhia uma da outra

Profissionais

Para profissionais que cuidam de pessoas que sofrem de incontinência.
Uma enfermeira e uma senhora de idade desfrutam da companhia uma da outra

TENA para Crianças

Para pais que cuidam de crianças com incontinência urinária.
Uma menina de 4 anos a olhar para o mundo com fascínio e curiosidade

What are cookies?

Lorem ipsum dolor sit amet lorem ipsum dolor sit amet lorem ipsum dolor sit amet.