Parece estar localizado(a) em <country>

Visite o Site comercial da TENA para obter informação local.

Demência e incontinência

Senhora jovem cuida de senhora idosa – compreender a demência e a incontinência

Um efeito secundário comum

Se o seu ente querido idoso desenvolver demência, é possível que se torne numa pessoa diferente daquela que conhece. E agora, mais do que nunca, precisa do seu amor, cuidado e compreensão, especialmente se for incontinente. 
 
Um facto que deve considerar caso o seu ente querido sofra de demência: ele poderá não saber que precisa de ir à casa de banho. Podem começar os episódios, com o seu ente querido a sujar-se de vez em quando. A incontinência é um efeito secundário comum da demência e, como outros cuidadores já repararam, prestar os melhores cuidados possíveis requer muita paciência.

Lidar com a incontinência

Em baixo, e nas páginas seguintes, pode ter acesso a algumas informações sobre cuidar de alguém que sofre de demência e de incontinência. Estas informações ajudarão a manter o seu ente querido limpo e confortável. 
A demência e os produtos para incontinência

Alguém com demência poderá não compreender por que motivo precisa de vestir algo para além da roupa normal e da roupa interior. Dependendo da condição do seu ente querido, poderá ter de explicar-lhe exatamente porque gostaria que ele(a) usasse pensos ou cuecas para incontinência. Para ajudar o seu ente querido a estar mais confortável, tente fazer a mudança usando estes produtos como parte da sua rotina habitual. Para além de usar produtos de proteção, também será útil usar capas protetoras para camas, cadeiras e outras peças de mobiliário. Isto irá simplificar a sua higiene diária e ajudará a manter o ambiente do seu ente querido fresco e limpo. Para mais informações, explore a nossa gama de produtos para incontinência TENA e os nossos acessórios de higiene.

Como mudar de roupa mais facilmente

Quando uma pessoa se torna incontinente, normalmente é necessário mudar as suas roupas com mais frequência. No entanto, caso o seu ente querido sofra de demência, poderá ser um desafio adicional e poderá precisar de mais assistência. De forma a tornar as coisas mais fáceis para si e para o seu ente querido, tente certificar-se que as suas roupas são fáceis de mudar. As roupas com fechos e Velcro são mais simples de vestir e despir do que botões ou encaixes complicados. Se for possível tornar o processo de mudança mais simples, o seu ente querido irá sentir-se menos ansioso ou constrangido. Especialmente se conseguir vestir-se ou despir-se com menos assistência.

Mudanças na dieta

Poderá perceber que alterar a dieta do seu ente querido poderá melhorar o seu bem-estar geral. Mas tenha em atenção que o seu ente querido pode resistir a tais mudanças, especialmente se, devido à demência, tiver desenvolvido uma aversão ou gosto por alimentos específicos. Para garantir que o seu ente querido tem uma dieta equilibrada, é bom conversar sobre as mudanças com o seu médico ou nutricionista. Também é importante garantir que o seu ente querido se mantém hidratado. Tente estar atento à ingestão de líquidos do seu ente querido, verificando se é consistente.

Ajustes em casa

Para melhorar o conforto do seu ente querido, tente instalar uma cadeira/vaso sanitário portátil na(s) divisão(ões) onde passa mais tempo. Isto ajuda caso uma pessoa tenha dificuldade em chegar à casa de banho a tempo, especialmente durante a noite. No entanto, tente explicar ao seu ente querido por que motivo está a fazer isso. É importante ter em consideração os sentimentos do seu ente querido e conversar sobre as alterações propostas, sendo que pode ser um assunto delicado para ele(a).

Medicamentos para controlo da bexiga

O seu médico poderá receitar medicamentos que tratam a vontade que a bexiga tem em urinar. Ou até um medicamento que altera a frequência com que a bexiga diz ao seu corpo que a micção está prestes a ocorrer. Estes medicamentos geralmente reduzem a urgência frequente de urinar quando o seu ente querido não consegue chegar à casa de banho a tempo.
 
Estes medicamentos podem ter efeitos secundários como  obstipação e boca seca. Certifique-se de que obtém informações sobre efeitos secundários de forma a acompanhar os efeitos e efeitos secundários dos medicamentos.

Ajudar na higiene

A higiene é importante – especialmente quando o seu ente querido tem incontinência. Com demência, o seu ente querido poderá negligenciar a higiene e poderá necessitar de mais assistência, assim como paciência da sua parte.  > Obtenha mais dicas úteis de higiene aqui.

What are cookies?

Lorem ipsum dolor sit amet lorem ipsum dolor sit amet lorem ipsum dolor sit amet.