Parece estar localizado(a) em <country>

Visite o Site comercial da TENA para obter informação local.

Sobre a demência

Senhora idosa e senhora mais jovem a rir – de que forma a demência afeta o seu ente querido

Compreender os sinais da demência

Se alguém próximo de si está a envelhecer, poderá tornar-se mais esquecido. Ou facilmente confuso. Ou não ser capaz de realizar tarefas que antes fazia facilmente. Estes sinais podem ser o início da demência, um distúrbio comum nas idades mais avançadas. O importante é ter consciência disso e descobrir o máximo de informações possíveis sobre esta condição. Ter um bom conhecimento daquilo que o seu ente querido enfrenta diariamente irá ajudar a prestar os melhores cuidados possíveis. Pode encontrar mais informações sobre a demência através do nosso parceiro Dementia Forum abaixo. 

O que é a demência?

“Demência” é um termo genérico para vários sintomas causados por lesões no cérebro. Pode manifestar-se de diferentes formas, dependendo das partes do cérebro que foram afetadas. Normalmente, a memória e capacidade de a pessoa realizar planos e tarefas quotidianas ficam afetadas. 
 
A linguagem e o noção de tempo da pessoa, assim como a capacidade de orientação, são outras das capacidades cognitivas afetadas. Preocupação, depressão e alterações comportamentais podem fazer parte de um padrão desta doença. Os sintomas dificultam a capacidade de as pessoas com demência lidarem com as tarefas diárias sem o apoio de alguém.
 
O termo “demência” descreve um conjunto de sintomas que incluem perda de memória, alterações de humor e problemas de comunicação e raciocínio. Existem diversos tipos de demência. Os tipos mais comuns são a Doença de Alzheimer e a demência vascular.

Diferentes tipos de demência

Muitos tipos de demência são progressivos, o que significa que os sintomas começam por ser ligeiros e vão piorando gradualmente. Se o seu ente querido sente dificuldades de memória ou outras alterações nas capacidades de pensamento, não ignore os sinais. Consulte um médico brevemente para determinar a causa. A avaliação profissional poderá detetar uma condição passível de tratamento. E mesmo que os sintomas sugiram demência, um diagnóstico precoce permite que a pessoa beneficie dos tratamentos disponíveis e tenha a oportunidade de se voluntariar para ensaios clínicos ou estudos. Também lhe dá tempo para planear o futuro.

Doenças

A demência não é apenas uma doença. É um termo genérico para vários sintomas que podem ser causados por diversas doenças e tipos de lesões. Optámos por nos concentrar nas cincos formas mais comuns de demência, apesar de descrevermos resumidamente alguns dos outros tipos da doença.  
 
Doença de Alzheimer – A doença torna a comunicação cada vez mais difícil. O diagnóstico precoce é importante.
 
Demência vascular – A demência vascular normalmente progride em pequenos ou grandes passos seguidos de acidentes vasculares cerebrais mais ou menos intensos. 
 
Demência frontotemporal – A demência frontotemporal é uma das principais doenças degenerativas da demência.
 
Doença de Huntington – A Doença de Huntington é muito rara: Estima-se que 5 em cada 100.000 pessoas sofra desta doença. 
 
Demência de Corpos de Lewy – Estima-se que a demência de Corpos de Lewy represente 2 a 20% de todos os casos de demência.
 
Demência combinada – A demência combinada está presente quando os sintomas representam mais do que um tipo de demência em simultâneo. 
 
Doenças secundárias associadas à demência – As doenças secundárias associadas à demência abrangem oitenta doenças e lesões, por exemplo, tumores cerebrais, consumo abusivo de álcool e diversas deficiências.
 
Doença de Parkinson – A Doença de Parkinson é provocada por uma deficiência do neurotransmissor denominado dopamina e representa 1,2 a 3% de todos os casos de demência.

Viver com demência

Receber um diagnóstico de demência pode ser um choque para si e para os seus parentes e provavelmente já passou por emoções semelhantes. No entanto, é importante reconhecer que a vida não acabou. A vida representa oportunidades e desafios, mesmo nas situações mais difíceis. 
 
Saiba mais em dementiaforum.org.

What are cookies?

Lorem ipsum dolor sit amet lorem ipsum dolor sit amet lorem ipsum dolor sit amet.