Parece estar localizado(a) em <country>

Visite o Site comercial da TENA para obter informação local.

O envelhecimento e a nossa mente

Senhor mais velho sentado com senhora mais jovem – como a idade afeta a nossa mente

Tornar-se esquecido

A pessoa idosa de quem está a cuidar está a tornar-se esquecida – talvez até confusa e irracional? Felizmente, se o seu ente querido está mais esquecido, existem muitas coisas que pode fazer para apoiá-lo. 
 
Para ajudar a cuidar do seu ente querido, é bom compreender a sua saúde mental geral. Dependendo da consciência que tem da sua situação, os seus cuidados poderão não ser tão evidentes quanto esperaria. Se o seu ente querido sofre de demência ou Doença de Alzheimer, poderá ser necessário ter alguém que o ajude a mudá-lo e a limpá-lo.
 
Em baixo encontra algumas dicas sobre como ajudar um ente querido que não tenha capacidade de pensar ou exprimir-se de forma clara.
Reconhecer os sinais

A pessoa de quem está a cuidar pode indicar alguns sinais de que pretende ir à casa de banho. Por exemplo, poderá ficar inquieta, tentar tirar as roupas ou fazer movimentos para cima e para baixo. Tente observar o seu ente querido de forma atenta e frequente. Analise o seu comportamento para que possa reconhecer o momento em que precisa da sua ajuda.

Criar hábitos regulares

É importante estar preparado para quando o seu ente querido precisa de usar a casa de banho. Isto ajudará a que se mantenha calmo e confortável, e torna o seu trabalho como cuidador mais fácil. Ter os produtos para incontinência adequados é um bom começo. Também é útil tentar motivar o seu ente querido a criar hábitos regulares de idas à casa de banho. Ao reconhecer quando o seu ente querido precisa de ir à casa de banho, irá ajudá-lo a manter a sua autoestima.

Planear com antecedência

Ter os produtos adequados à mão irá tornar a sua prestação de cuidados muito mais fácil. Se estiver bem preparado, será mais fácil ajudar o seu ente querido a sentir-se limpo e confortável. Ter um kit de produtos para incontinência, toalhetes, sacos seláveis e uma muda de roupa tornará possível prestar assistência ao seu ente querido sempre que necessário. Se está a planear sair com o seu ente querido, não se esqueça de planear qual a casa de banho que pode usar ou onde poderá limpá-lo e mudá-lo.

Prestar assistência

Se o seu ente querido sofre de uma forma avançada de incontinência, poderá ajudá-lo sempre que precisa de usar a casa de banho. Incentive-o a ir à casa de banho com o seu apoio. Faça uma avaliação e tente perceber quais as melhores alturas para ir à casa de banho. Quando identificar essas alturas, siga o plano, siga o seu ente querido até à casa de banho nas mesmas alturas do dia.
 
Isto poderá ajudar a criar hábitos regulares e reduzir os episódios de incontinência.

What are cookies?

Lorem ipsum dolor sit amet lorem ipsum dolor sit amet lorem ipsum dolor sit amet.