Parece estar localizado(a) em <country>

Visite o Site comercial da TENA para obter informação local.

Saúde da pele

Senhora idosa a aplicar creme hidratante – mantenha a pele do seu ente querido saudável

Saúde da pele dos idosos

Pode ajudar a pele do seu ente querido a manter-se saudável e menos propensa a lesões. Talvez já tenha encontrado uma rotina diária de cuidado da pele para o seu ente querido que se adequa ao problema de pele e sensibilidade. Em todo o caso, poderá considerar útil saber mais informações sobre como cuidar da sua pele delicada.

Como a pele se altera

Já deve ter reparado que a pele do seu ente querido se alterou ao longo dos anos. À medida que envelhecemos, a nossa pele perde gordura naturalmente e deixa de ser tão suave como anteriormente. Torna-se mais fina e mais fraca. Os arranhões, cortes ou inchaços demoram mais a sarar. 
 
São vários os fatores que danificam a pele a longo prazo:
 
  • estado de saúde
  • fumar 
  • ar seco
  • não ingerir líquidos suficientes
  • stress
  • anos de bronzeado solar
  • alterações no equilíbrio da pele podem também resultar de uma alimentação deficiente
Para além disso, com a idade, a pele produz menos óleos naturais de proteção. O que pode causar rugas, secura e manchas da idade. 
 
Todos estes fatores colocam a pele de uma pessoa idosa em risco de lesão. É por isso que deve proteger o mais possível a pele do seu ente querido da incontinência. Se não verificar regularmente, a urina e/ou fezes podem danificar a pele. As zonas que necessitam de maior proteção são as ancas, zona genital e entre a pélvis e o reto (pele do períneo).

Proteger a pele delicada

Existe um problema de pele comum que afeta as pessoas idosas incontinentes (dermatite associada à incontinência, DAI). É denominada dermatite perineal e produz uma erupção cutânea bastante desagradável. Acontece quando a pele tem demasiado contacto com a humidade e químicos existentes na urina e fezes. Consequentemente, a pele torna-se irritada e cria fissuras. 
 
A boa notícia é que pode ajudar o seu ente querido a proteger-se. Ou, caso já sofra de irritação, ajudar a melhorar a situação para que se sinta melhor.

Encontrar os produtos adequados

Quando o seu ente querido perde urina ou se suja, certifique-se de que o limpa com um produto suave (não com sabonete normal, que seca a pele). Aplique também um creme hidratante e um creme barreira ou de proteção. O creme de limpeza TENA contém os três e tem uma fórmula especial para a pele dos idosos com incontinência. 
 
 
Quando o seu ente querido perde urina ou se suja, certifique-se de que o limpa com um produto suave (não com sabonete normal, que seca a pele). Aplique também um creme hidratante e um creme barreira ou de proteção. 
É fácil confundir os diferentes produtos disponíveis. Por exemplo, a diferença entre um creme hidratante e um creme barreira poderá não ser óbvia. Para compreender os benefícios de utilizar diferentes produtos, visite a nossa página sobre cuidados da pele [LIGAÇÃO]. Poderá encontrar os produtos adequados aos requisitos especiais do seu ente querido.

Outras dicas práticas

Para mais dicas sobre como ajudar o seu ente querido a manter a pele da zona íntima (perineal) mais saudável descarregue a nossa rotina de higiene (PDF).

What are cookies?

Lorem ipsum dolor sit amet lorem ipsum dolor sit amet lorem ipsum dolor sit amet.