Parece estar localizado(a) em <country>

Visite o Site comercial da TENA para obter informação local.

O meu ente querido precisa de muita assistência

Senhora mais velha sentada com senhora mais jovem – como cuidar de um ente querido que precisa de muita assistência
A forma como cuida do seu ente querido depende da sua condição física e do tipo de apoio que precisa.
 
O seu ente querido não consegue estar em pé nem suportar o próprio peso? Passa a maior parte do tempo na cama? Precisa de ajuda para se vestir e lavar? Caso o seu ente querido se enquadre nestas descrições, esta secção é para si. Aqui pode obter dicas práticas sobre como proporcionar os melhores cuidados ao seu ente querido.

Boas práticas de higiene

Uma das coisas mais importantes que pode fazer pela saúde e conforto do seu ente querido é ajudá-lo com a sua higiene pessoal. Esta é uma área muito pessoal e, por vezes, os cuidadores consideram-na constrangedora no início. Apesar de ser um desafio, ajudar o seu ente querido proporciona-lhe um dos momentos mais gratificantes da prestação de cuidados. Poderá até criar laços mais fortes entre vocês. 
 

Cuidado da pele dos idosos

Como já deve saber, à medida que envelhecemos, a nossa pele também envelhece. Torna-se bastante frágil. Consequentemente, as pessoas idosas precisam de uma rotina de higiene especial, concebida para a sua pele delicada. Especialmente no caso de sofrerem de incontinência, visto que a urina e as fezes podem irritar e lesionar a pele. Uma limpeza e proteção suaves ajudam a prevenir a irritação da pele e a infeção. Além disso, é algo calmante e ajuda o seu ente querido a sentir-se limpo, confortável, fresco e saudável. Na verdade, pode até aumentar a sua confiança. 
 
Deve ter em consideração estes três passos ao cuidar da pele do seu ente querido: limpar, restaurar e proteger. É aqui que a gama de cuidados da pele TENA pode ajudá-lo. É especialmente concebida para a pele delicada dos idosos.

Úlceras da pele e escaras

Como se mencionou, é sempre uma boa ideia proteger a pele dos idosos contra a urina e as fezes, que podem ser particularmente agressivas para a pele. Todos os dias, ao limpar o seu ente querido, tente verificar a condição da sua pele. Depois, se identificar sinais de úlceras da pele, pode tomar medidas de forma a prevenir que piorem. Para dicas práticas sobre cuidados da pele de pessoas incontinentes, consulte a secção Incontinência e higiene.
 
Pode dar-se o caso da pessoa de quem está a cuidar ficar na cama por longos períodos de tempo e não ter a capacidade de mudar de posição regularmente. Se assim for, a sua pele está em risco, desenvolvendo úlceras de pressão e escaras. Pode prevenir essa situação ajudando o seu ente querido a mudar de posição regularmente. Você e o seu ente querido podem movimentar-se como parte de um exercício simples diário. Pode até ser uma boa altura para fazer uma breve massagem, para revigorar o seu ente querido e aliviar a pressão de estar deitado na cama. Para saber mais sobre prevenção de escaras, fale com o seu médico.

Produtos para incontinência

A pessoa de quem está a cuidar passa a maior parte do tempo na cama? E é incontinente? Em caso afirmativo, é melhor usar uma proteção contra a incontinência adequada, como as fraldas convencionais ou cuecas com cinto Flex – concebidas para proteger contra perdas de urina moderadas a graves.
 
Para saber qual o produto de incontinência com o nível de absorção adequado para o seu ente querido, consulte o Seletor de produtos TENA.
 
Para um guia passo-a-passo sobre como colocar e mudar os nossos produtos para incontinência, visite a nossa página sobre mudar fraldas.

Deitar-se e levantar-se da cama de forma segura

A pessoa de quem está a cuidar pode precisar de ajuda para se deitar e levantar da cama. Levantar e mover o seu ente querido pode colocar uma forte pressão nas suas costas. Vale a pena consultar as dicas práticas sobre levantar o seu ente querido em segurança na secção Ergonomia.

Movimentar

Se o seu ente querido consegue movimentar-se, com o seu apoio, é bom ajudá-lo a fazer isso. Um breve exercício regular pode ajudar os músculos a manterem-se em forma e melhora o estado de espírito. No entanto, antes de o fazer, é importante certificar-se de que a casa é segura para que o seu ente querido possa movimentar-se. Para saber mais, consulte a secção Segurança em casa.

Uma boa dieta e ingestão de líquidos

O seu ente querido poderá estar menos propenso a ingerir líquidos para que não tenha de ir à casa de banho com tanta frequência. No entanto, isto poderá causar problemas. Pode tornar a sua urina mais concentrada, aumentando os riscos para a sua saúde. Tente incentivar o seu ente querido a beber normalmente, respondendo à sua sede natural. 
 
As refeições são outra questão importante. Vale a pena lembrar que uma refeição é mais do que alimentação. É também uma ocasião social – algo que você e o seu ente querido podem fazer juntos. Talvez possa até incluir outros membros da família e amigos para se sentarem e fazerem refeições com vocês, para partilhar e passarem bons momentos. A sua companhia vai ajudar a melhorar a saúde e o ânimo do seu ente querido. 

Sentir-se conectado às outras pessoas

Seja qual for a nossa idade, gostamos de dar as mãos, de sentir carinho, de dar e receber abraços. Estar ligado aos membros da família e amigos faz-nos sentir bem. Quando alguém passa a maior parte do tempo sozinho, essas sensações tornam-se ainda mais importantes.
 
Cuidadores experientes afirmam que até mesmo as atividades mais simples, quando feitas em conjunto, podem melhorar o dia da pessoa de quem está a cuidar.
 
Para ideias de atividades que você e o seu ente querido podem fazer juntos, visite a secção Atividades para fazer com o seu ente querido.

Não hesite em pedir ajuda

Sempre que falamos com cuidadores experientes, a primeira coisa que recomendam é procurar ajuda e o apoio de outras pessoas. Pode ser junto de membros da família, amigos, comunidade local ou serviços estatais.

What are cookies?

Lorem ipsum dolor sit amet lorem ipsum dolor sit amet lorem ipsum dolor sit amet.