Parece estar localizado(a) em <country>

Visite o Site comercial da TENA para obter informação local.

Como diminuir o stress

Senhora a relaxar enquanto ouve música – dicas sobre como lidar com o stress enquanto cuidador

6 formas simples para diminuir o stress.

Se pretende cuidar do seu ente querido de forma adequada, é importante cuidar de si.  Esteja atento aos sinais precoces de stress e elimine-os rapidamente para se tornar um melhor cuidador.
 
Abaixo encontra seis coisas diferentes que pode fazer para diminuir o stress. Tente incluí-las na sua rotina diária e observe os resultados.
1. Consciência

Ser um cuidador é difícil. Pode deixá-lo sem energia, deixando-o cansado e ansioso. Felizmente, existe um remédio natural e eficaz: consciência.
 
A consciência acontece quando sente cada momento intensamente. Está consciente daquilo que está a fazer e daquilo que o rodeia. E está consciente dos seus pensamentos e sentimentos, mas não se distrai com eles. Sente-se calmo e aliviado. 
 
Pode esforçar-se para ser consciente em apenas cinco a dez minutos por dia. Basicamente, senta-se silenciosamente e presta atenção à sua respiração, à medida que inspira e expira.
 
Existem apps de "mindfuless" que pode usar no seu smartphone para ajudar a treinar a mente. Vai ver que a sua prestação de cuidados melhora à medida que se torna mais consciente.
 

Saiba mais sobre estas apps e descarregue uma delas na AppStore e Google Play

2. Energia positiva

Como já deve saber, a prestação de cuidados requer energia. Há coisas que pode fazer para ter mais energia. Aqui encontra algumas ideias que pode tentar quando está fora de casa:
 
  • Ao apanhar o autocarro, tente sair na paragem anterior e caminhe o resto da distância. 
  • Vá de escadas em vez de apanhar o elevador.
  • Ande de bicicleta em vez de levar o carro.
  • Se tiver mais tempo para si, junte-se a um amigo para fazer exercício. 
Não se esqueça: um estilo de vida saudável ajuda a melhorar a sua sensação geral de conforto. E dá-lhe mais energia para cuidar do seu ente querido.

3. Melhore a sua vida

Música. É ótima para melhorar o seu humor. No seu carro ou no trabalho, ouvir a música de que gosta pode fazer com que se sinta mais feliz e descontraído. Está cientificamente comprovado. 
 
Ao ajudar o seu ente querido, tente ouvir música que ambos gostem. Vai perceber que ajuda a criar um bom ambiente entre os dois.

4. Faça coisas que gosta

De vez em quando, pode sentir vontade de ficar na cama ou ler revistas, ou de ir ao cinema. E não tem problema nenhum, faça-o. Quando tiver tempo livre, desfrute da vida, deixando as suas rotinas quotidianas. 
 
É muito importante ter uma vida para além da prestação de cuidados – de facto, só o tornará um cuidador ainda melhor.

5. Trabalhar em conjunto

Não tente ser um super-herói fazendo todas as rotinas semanais sozinho. Trabalhe em conjunto com familiares ou amigos. Peça-lhes ajuda. Peça-lhes que o substituam, fazendo companhia ao seu ente querido, enquanto aproveita o seu tempo livre. Ou peça-lhes que façam as suas compras. Ou simplesmente tenha uma conversa sincera se o seu dia estiver a correr mal. 
 
Os seus familiares estarão dispostos a ajudá-lo no futuro quando perceberem o quão duro é o seu trabalho como cuidador.

6. Uma boa dieta

É importante manter-se saudável quando cuida de alguém. Felizmente, manter um estilo de vida saudável não precisa de ser algo complicado. Poderá ficar surpreendido com a forma como uma boa dieta pode realmente ajudá-lo a diminuir o stress. 
 
Evite alimentos ricos em gordura como a carne e o queijo. Ao invés, coma muitos legumes e fruta. 
 
Sendo que as bebidas com cafeína, como o café, chá e alguns refrigerantes, podem dar-lhe alguma energia, lembre-se que também interferem com o seu sono. 
 
E apesar de obter um conforto inicial com alimentos açucarados, depois farão com que sofra uma quebra e se sinta cansado.  
 
Peça ao seu médico dicas sobre uma dieta nutritiva. Porque um cuidador saudável é um cuidador mais forte.

What are cookies?

Lorem ipsum dolor sit amet lorem ipsum dolor sit amet lorem ipsum dolor sit amet.