Glossário

Enurese

Enurese ("fazer chichi na cama") é a perda involuntária de urina. Quanto ocorre à noite, durante o sono, é chamada enurese nocturna.

Bexiga hipoactiva

Se a sua bexiga for hipoactiva, retém muito mais urina do que é normal. Uma vez que não se sente a bexiga cheia, perdem-se pequenas quantidades de urina à medida que aumenta a pressão sobre a bexiga.

Menopausa

O período que marca a cessação permanente da actividade menstrual

Disfunções neurológicas da bexiga

Danos nos nervos devido a doença podem afectar a forma como o cérebro e a bexiga comunicam. Isto resulta na incapacidade de controlar a bexiga ou de a esvaziar por completo.

Incontinência funcional

Trata-se da incapacidade de chegar a tempo à casa de banho devido às dificuldades causadas por doença física ou mental

Incontinência por regurgitação

Trata-se de um fluxo constante ou episódico de urina, normalmente causado por uma obstrução ou dano nervoso.

Exercícios para o pavimento pélvico

Exercícios que implicam a contracção e o relaxamento dos músculos do pavimento pélvico. Destinam-se a fortalecer os músculos e a permitir uma maior pressão para fechar a uretra.

Incontinência de esforço

Problemas urinários que ocorrem com um esforço físico súbito como tossir, espirrar, rir, fazer exercício ou levantar pesos. Normalmente, trata-se apenas de pequenas quantidades e está normalmente relacionado com o enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico.

Incontinência de urgência

Também conhecida por bexiga hiperactiva, é o tipo mais comum nos homens. Sente-se uma vontade súbita de urinar e a bexiga liberta urina involuntariamente. Isto deve-se, normalmente, a interferência nos sinais nervosos entre a bexiga e o cérebro, muitas vezes relacionado ou com uma próstata aumentada ou na sequência de uma operação à próstata.

Pode também achar que precisa de urinar com mais frequência do que as normais 4-8 vezes ao dia, e mesmo até durante a noite. Contudo, nalguns casos, pode "treinar" a bexiga para urinar com menos frequência para evitar ter de o fazer à noite.

Músculos pélvicos

Os músculos do pavimento pélvico formam um suporte largo entre as pernas, que vai do osso púbico em frente até à base da coluna nas costas

Micção

O acto de urinar (mictar ou expelir urina).

Próstata

Uma glândula masculina localizada na base da bexiga e que envolve a uretra. Produz um fluido durante a ejaculação. Por vezes, em homens mais velhos, a glândula aumenta e obstrui a uretra. Um dos sintomas disto é um fluxo de urina fraco.

Gotejamento pós-micção

Acontece quando a bexiga não se esvazia completamente e continua a gotejar depois da micção. Isto também é comum no caso de próstata aumentada ou de músculos do pavimento pélvico enfraquecidos.

Incontinência mista

Literalmente, sintomas mistos. Normalmente, trata-se de uma combinação de incontinência de esforço e de incontinência de urgência. Se por acaso tiver os dois tipos, normalmente há um que é mais grave, por isso, deve primeiro tentar resolver esse.

Problemas urinários

Dificuldade em controlar a bexiga, o que pode resultar em perda involuntária de urina.