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Hipopressivos: barriga lisa e melhor intimidade


A postura e a respiração são dois elementos a ter em conta se quer praticar estes exercícios abdominais tão falados hoje em dia, bons para inúmeras coisas, entre as quais, o sexo ou a prevenção da incontinência urinária

Hipopressivos: barriga lisa e melhor intimidade

Analisemos a etimologia da palavra “hipopressivos” para ver o que significam estes exercícios de abdominais. O “hypo” vem do grego e significa baixo; já o “pressif” remonta ao termo francês que designa pressão. A combinação de ambas as palavras refere-se a uma ginástica sem pressão que serve para melhorar e fortalecer o pavimento pélvico.

O Método Hipopressivo foi criado nos anos 80 por Marcel Caufriez. O médico belga procurava exercícios para melhorar a zona abdominal e o pavimento pélvico, mas durante o seu trabalho de investigação observou que estes exercícios também promoviam melhorias respiratórias, aumentavam a flexibilidade e os glóbulos vermelhos, retificavam posturas e reduziam o perímetro da cintura, entre outras vantagens.

“Os exercícios do pavimento pélvico não só ajudam a aumentar o controlo sobre a musculatura perineal, melhorando a capacidade para conter a urina, como também melhoram a capacidade de ereção do pénis, que é fundamental para a penetração”, afirma o Dr. Miguel Muñoz-Cruzado y Barba, Presidente da Associação Espanhola de Comunicação da Saúde. A explicação é simples: quando os músculos do pavimento pélvico têm um nível adequado de força, tonificação e flexibilidade conseguem contrair e relaxar à vontade (garantindo a continência, mas também a correta eliminação da urina e evacuação das fezes) e proporcionam mais qualidade nas relações sexuais do que uns músculos debilitados ou excessivamente tonificados e rígidos.

Em seguida, damos-lhe mais informações para compreender bem do que é que estamos a falar.


  • São adequados para todos os homens? Sim, independentemente da condição física de cada pessoa, excetuando as pessoas com hipertensão. Não obstante, para uma prática correta, consulte sempre um fisioterapeuta ou especialista, sobretudo no início.
  • Porque são recomendados para pessoas com incontinência urinária? Porque permitem regenerar o tónus muscular e adquirir uma maior consciência do corpo.
  • De que forma estão relacionados com a respiração e a postura?Estes abdominais combinam o trabalho postural com a respiração, tal como o ioga. São muito benéficos para combater as lombalgias. Ao aumentar a flexibilidade dos músculos, também evitam a ocorrência de lesões.
  • Reduzem a cintura. A realização destes abdominais em apneia pode permitir-nos perder até dois números de cintura. Além disso, como ativam o metabolismo, queimam mais calorias. Mas é necessária perseverança.
  • Melhores orgasmos. Aumentam a sensibilidade da zona pública, fazendo com que o tempo de excitação durante as relações sexuais seja maior e, por isso, o orgasmo dá mais prazer. Tal deve-se ao facto destes exercícios aumentarem a quantidade de sangue que chega aos órgãos sexuais.
  • Treino rápido. As aulas de ginástica hipopressiva duram entre 20 a 30 minutos, porque são consideradas uma atividade física moderada.
  • Onde posso fazer os abdominais hipopressivos? Como são? Em ginásios, sob a orientação de profissionais, ou em casa, sob a supervisão de um especialista. 

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