Dicas e conselhos para lidar com os problemas urinários

A primeira medida é ver se algumas alterações simples no estilo de vida podem trazer melhorias.

Não parar de beber

Pode sentir a tentação de reduzir a quantidade de líquidos que ingere, mas isso pode tornar a sua urina mais concentrada, prejudicar a bexiga e torná-la mais activa. Recomendamos que beba tudo o que tiver vontade, de acordo com a sede que sentir. Isso deve ser o suficiente para manter a urina saudável, cor de palha clara. Tal como será de esperar, beber demais faz aumentar a vontade de ir à casa de banho, por isso tente manter um ponto de equilíbrio.

Bebidas de festa

A vida é para ser vivida e os problemas urinários nunca deverão ser motivo para renunciar aos prazeres! Contudo, tem de estar consciente de que a cafeína, o álcool e as bebidas com gás são diuréticas, o que irá dar mais vontade de urinar.

Gestão do peso


Há uma relação entre o excesso de peso e a incontinência. Por isso, se está a pensar em emagrecer um pouco, pode ser este o incentivo para começar.

Se fuma

Na verdade, não é o facto de fumar em si que provoca os problemas urinários, mas a tosse que lhe está associada pode exercer pressão sobre a bexiga. Assim, essa pode ser outra razão para pensar em deixar de fumar.

Exercício (sem transpirar)


O controlo da bexiga pode, muitas vezes, melhorar com exercícios para o pavimento pélvico, por isso, esta forma de fisioterapia é normalmente vista como o primeiro tratamento da incontinência de esforço. De facto, até 70 % dos casos ligeiros ou moderados podem ser melhorados ou mesmo curados com a prática regular e correcta de exercícios para o pavimento pélvico durante 3 a 6 meses, mas lembre-se que terá de continuar com os exercícios para que os seus efeitos durem. Estes exercícios funcionam, porque devolvem o controlo sobre os músculos que mantêm a uretra fechada. Nunca é tarde demais para começar, mesmo que já tenha mais de 70 ou 80 anos, pode sempre melhorar os sintomas. Para um guia passo a passo dos exercícios para o pavimento pélvico, visite a Área de exercícios.

Um especialista pode recomendar técnicas como o biofeedback e a estimulação eléctrica para ajudar a levar a cabo estes exercícios da forma correcta.

Dispositivos médicos

Quando a fisioterapia não é resposta, há outras opções que o médico pode ter em consideração. A inserção de um cateter com um dreno portátil pode ser uma medida temporária, em especial se a sua incontinência for resultado de outra cirurgia da qual esteja a recuperar.
Os produtos que normalmente se usam para combater os problemas urinários são os absorventes para incontinência. Foram especialmente concebidos para proteger das perdas e dos odores de urina e existem numa vasta gama de tamanhos e níveis de absorção. Clique aqui para saber mais sobre as vantagens da protecção para incontinência.

Medicamentos e cirurgia

Em determinados países, há certos medicamentos que se prescrevem e que são usados para o tratamento da incontinência de esforço e, nalguns casos, o seu urologista ou uroginecologista pode colocar a hipótese de procedimentos cirúrgicos. Para mais informações sobre este assunto, é melhor consultar um especialista em continência ou um urologista.

Ajuda para a incontinência de urgência


Por vezes referida como bexiga hiperactiva, tal como o nome sugere, isto acontece quando se tem vontade súbita e incontrolável de ir à casa de banho.

Torne a sua vida mais fácil

Quando tiver uma vontade súbita de ir à casa de banho, a última coisa que deseja é uma corrida de obstáculos até lá chegar ou uma luta com a roupa. Por isso, veja se o acesso à casa de banho é fácil e evite roupa complicada com fechos difíceis de abrir. Uma dica útil para os problemas urinários: As jardineiras não serão, provavelmente, uma boa ideia!

Com este tipo de incontinência, a próxima coisa a tentar é reeducar a bexiga, o que pode funcionar em 50 % dos casos. É aqui que vai educar a sua bexiga para aguentar maior quantidade de urina durante mais tempo e reduzir o número de idas à casa de banho. Isto faz-se controlando a vontade o mais possível para que a bexiga pare de "exagerar" na necessidade de ir à casa de banho, mesmo quando apenas está cheia até meio. Com o tempo, torna-se mais fácil.

O exercício pode ajudar?


Os exercícios para o pavimento pélvico usam-se mais para a incontinência de esforço, mas podem ajudar nalguns casos de incontinência de urgência. Para saber mais, visite a Área de exercícios
 

Dispositivos médicos


Quando a reeducação da bexiga não resolve o problema, há outros tratamentos. A inserção de um cateter com um dreno portátil pode ser uma medida temporária, em especial se a sua incontinência for resultado de outra cirurgia da qual esteja a recuperar.

Os dispositivos médicos que normalmente se usam são os produtos absorventes para incontinência. Foram especialmente concebidos para proteger das perdas e dos odores de urina e existem numa vasta gama de tamanhos e níveis de absorção. Clique aqui para saber mais sobre as vantagens da protecção para incontinência.

Medicamentos e cirurgia

A incontinência de urgência é por vezes conhecida como bexiga hiperactiva e há alguns medicamentos que podem ajudar a reduzir essa hiperactividade, mas as soluções cirúrgicas são raras. Para saber mais sobre a medicação, é melhor consultar um especialista em continência ou um urologista.

Ajuda para a incontinência mista

O melhor conselho para a incontinência mista é concentrar-se nos sintomas predominantes e tratar deles primeiro. Pode começar por fazer exercícios para o pavimento pélvico para a incontinência de esforço ou reeducar a bexiga para a incontinência de urgência. Assim, logo que os principais sintomas se atenuarem, comece a lidar com os outros.

Ajuda para incontinência funcional


Se um problema físico ou mental for obstáculo para chegar à casa de banho a tempo, a culpa não é sua e é importante que isso não seja motivo de stress e ansiedade. Nestas circunstâncias, a nível médico, pouco se pode fazer, mas é possível minimizar o impacto de eventuais acidentes usando protecção para incontinência.  Isto permite manter a confiança, pois a urina que possa ter escapado ficará completamente retida, e irá sentir-se fresca, seca e confortável.

Torne a sua ida à casa de banho mais fácil

Quando tiver uma vontade súbita de ir à casa de banho, a última coisa que deseja é uma corrida de obstáculos até lá chegar ou uma luta com a roupa. Por isso, veja se o acesso à casa de banho é fácil e evite roupa complicada com fechos difíceis de abrir. Uma dica útil para os problemas urinários: As jardineiras não serão, provavelmente, uma boa ideia!

Ajuda para incontinência neurológica


Infelizmente, este tipo é difícil de tratar, mas a protecção para incontinência garante que isso não terá um impacto desnecessário no seu quotidiano.

Por que não encontrar o produto certo para si e solicitar uma amostra grátis com a ajuda do nosso  Selector de Produtos?