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Combata as perdas com exercícios de Kegel

Fortalecer os músculos do pavimento pélvico irá reduzir a incontinência.
Mulher a rir com o neto ao colo num piquenique

Aquilo que realmente ajuda

A sua bexiga é posicionada por diversos músculos no seu pavimento pélvico. Enquanto estes músculos funcionarem bem, está em controlo absoluto da urina, quando esta deve sair ou não. Quando os músculos perdem a sua elasticidade, poderão surgir perdas de urina. É por isso que uma das coisas mais importantes na gestão da incontinência é aprender a isolar os seus músculos do pavimento pélvico e a exercitá-los regularmente. É, acima de tudo, o tratamento que melhor funciona, no que diz respeito a controlar as perdas de urina. 

O exercício invisível

Uma das coisas mais convenientes dos exercícios do pavimento pélvico, ou exercícios de Kegel, é que pode fazê-los onde quiser, quando quiser - e ninguém irá reparar. Numa reunião, numa paragem de autocarro ou num jantar - só tem de apertar, apertar, apertar. A sua grande tarefa é lembrar-se de fazê-los.

Exercícios do pavimento pélvico

Descubra os exercícios de apertar e combata as perdas.

Duas mulheres a correr na floresta

Viver com incontinência de esforço

"Nunca pensei que a incontinência urinária pudesse controlar a minha vida".

Margarida
60

Mulher adulta e feliz a colocar o capacete para andar de bicicleta na cidade

Dicas e conselhos

A incontinência não deve controlar a sua vida - obtenha informações e recupere o controlo.

Duas mulheres com bicicletas sentadas na relva a descansar num campo soalheiro

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