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Combata as perdas com exercícios de Kegel

Uma praticante de jogging com auscultadores vê as horas no seu relógio

O exercício mais eficaz

Sabia que apenas cinco minutos de exercícios para o pavimento pélvico por dia podem reduzir significativamente a incontinência - ou até mesmo fazê-la desaparecer? Assim que souber fazer os exercícios, poderá fazê-los em qualquer lado, a qualquer momento e nunca é tarde para começar.
 
Fitness para pavimento pélvico, passo a passo:
 
  • Comece por fazer os exercícios deitada. Torna mais fácil apertar de forma eficaz. 
  • Para isolar os músculos, comece por apertar com os músculos à volta da passagem posterior. Depois continue a apertar na vagina e uretra. Continue a apertar como se estivesse a segurar algo na sua vagina. Os seus glúteos e coxas devem estar relaxados. Continue a apertar durante dois segundos, depois descontraia durante dois segundos. Repita quantas vezes conseguir.
  • Apertar com força. Aperte os músculos do pavimento pélvico o mais firmemente que conseguir. Aperte durante cinco segundos. Descontraia durante cinco segundos. Repita cinco a dez vezes. 
  • Apertar com persistência. Aperte com firmeza média o máximo de tempo possível. Tente apertar durante 60 segundos. Faça isto sempre que terminar uma sessão de apertar. 
  • O exercício hipopressivo. Aperte com o máximo de força possível durante dois segundos. Depois descontraia durante dois segundos. Faça isto entre cinco a dez vezes por dia - e sempre que sentir que vai espirrar, tossir ou rir. 

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