Sangue na urina: um motivo de preocupação?

Encontrar sangue na urina pode ser preocupante, mas existem diversas causas possíveis, inofensivas. No entanto, para descartar doenças graves, deve sempre informar o seu médico para determinar a causa da hemorragia.

É sangue ou outra coisa?

Uma cor avermelhada na urina não significa que seja sangue. Por exemplo, determinados alimentos podem afetar a cor da urina. Se comeu recentemente muita beterraba, este pode ser o motivo pelo qual a sua urina está vermelha. Se existir realmente sangue na urina, o termo médico para este fenómeno é denominado hematúria. Quando a urina apresenta tons vermelhos, avermelhados, rosa ou acastanhados, é denominada hematúria. Mas mesmo se a urina for de cor vermelha, não significa necessariamente que contém uma grande quantidade de sangue; é preciso apenas uma pequena quantidade de sangue para tornar a urina vermelha. No entanto, por vezes pode existir sangue na urina sem ser visível a olho nu. Quando a concentração de glóbulos vermelhos na urina é tão baixa que pode ser detetada apenas por teste laboratorial, é denominada micro-hematúria.

De que forma os médicos testam a presença de sangue na urina

Caso a sua urina esteja vermelha, e a descoloração não seja derivada de determinados alimentos, menstruação ou medicamentos, consulte sempre o seu médico. O médico irá analisar uma amostra de urina para verificar se existem glóbulos vermelhos na urina. A análise também pode indicar, por exemplo, se os valores de inflamação aumentaram ou se os níveis de proteína na urina estão alterados. Todos estes aspetos podem indicar um diagnóstico mais aprofundado. Por vezes, não é possível realizar um diagnóstico claro apenas pela análise de urina. Neste caso, o médico irá marcar mais exames, como ecografia aos rins ou bexiga.

Alguns exemplos de causas de sangue na urina

O sangue na urina pode ser um dos muitos sintomas de uma diversidade de doenças. A maioria das doenças é relativamente comum e não tem um decurso maligno. Isto significa que pode ser tratada ou curada. As possíveis doenças e causas subjacentes incluem:
 
  • Infeções do trato urinário. Se entrarem bactérias no trato urinário, a causa do sangue na urina pode ser uma infeção no trato urinário inferior. Por vezes, a infeção pode propagar-se através do uréter até aos rins. Outros sintomas podem ser, por exemplo, dor e sensação de ardor ao urinar, dor na zona dos rins, urina com cheiro forte, febre ou fadiga. Os sintomas irão piorar caso as bactérias se propaguem até ao trato urinário superior. Leia mais sobre Infeção Urinária aqui. 
  • Pedras na bexiga ou rim. A irritação mecânica de organismos estranhos no sistema do trato urinário pode causar sangue na urina. Por exemplo, determinados componentes urinários, que normalmente cristalizam e são excretados, podem formar cristais que, ao longo do tempo, se transformam em pequenas pedras nos rins ou bexiga. Caso se tornem demasiado grandes, estas fixam-se ao uréter ou bexiga e podem, por vezes, causar urina avermelhada e dores fortes.
  • Tumores na bexiga, uretra ou rins (benignos ou malignos) também podem causar sangue na urina. Por vezes, podem levar a uma micção mais frequente ou dor espasmódica na bexiga.
  • Doença diverticular. Quando uma parte da parede da bexiga ou da uretra está fraca por algum motivo e forma uma bolsa indesejada que pode infetar. Um dos sintomas pode ser hemorragia ao urinar.  
  • Lesão renal. Traumatismos nos rins ou trato urinário (devido a queda, pancadas ou outros ferimentos) podem causar sangue visível na urina.
  • O esforço físico extremo, como numa corrida de maratona, também pode causar sangue na urina.
  • Efeitos secundários de medicamentos ou radioterapia são, por vezes, a causa de sangue na urina, tanto em homens como em mulheres.

Diferentes motivos para sangue ou suspeita de sangue na urina: homem vs. mulheres

O sangue na urina das mulheres durante a menstruação é algo bastante comum. Nos homens, o sangue na urina pode ser causado por uma infeção da próstata ou pelo aumento benigno da próstata. No entanto, no cancro da próstata, o sangue na urina não é o primeiro nem o mais importante sintoma. As fases iniciais do cancro da próstata normalmente não indicam sintomas ou sinais.

Glóbulos vermelhos na urina – qual é o tratamento?

Caso seja detetado sangue na urina, o possível tratamento depende da causa da hemorragia. Por exemplo, se a hemorragia for causada por uma infeção urinária, poderá ser tratada com antibióticos. No entanto, se a hemorragia for causada por organismos estranhos ou pedras nos rins ou na bexiga, os organismos estranhos ou pedras devem ser cirurgicamente removidos; isto também se aplica a tumores. As pedras também podem ser removidas através de laser, que parte as pedras em pedaços pequenos, sendo excretadas para fora da bexiga.

Sangue na urina e incontinência

Tal como anteriormente mencionado, o sangue na urina dos homens pode ser explicado por problemas decorrentes do aumento da próstata. No aumento da próstata benigno ou inflamação da próstata, a urina com sangue não é o sintoma mais comum. Outros sintomas típicos incluem uma vontade urgente de urinar ou urgência tal que faz com que não chegue à casa de banho a tempo. 
 
Estes sintomas não são invulgares. Se tiver perda de urina, contacte um profissional que possa ajudar a descobrir a causa e recomendar o tratamento adequado. Para um apoio adicional existem produtos para incontinência discretos e fáceis de usar que podem prevenir as perdas e remover os odores indesejados.

Problema urinário devido a doença? A TENA proporciona uma proteção discreta

Os produtos absorventes TENA são concebidos para evitar precisamente este tipo de isolamento social. Consoante o nível de incontinência, existem diferentes tipos de produtos concebidos para se adaptarem a diferentes situações quotidianas. Pode encontrar todos os produtos TENA disponíveis aqui. 
 
A perda involuntária de urina está limitada a algumas gotas? Ou podem ser grandes ou pequenas quantidades de urina? Por exemplo, para incontinência ligeira, os pensos diários TENA Discreet são adequados. A sua forma assimétrica ajuda a garantir um ajuste adequado e garante discrição e conforto. O núcleo absorvente absorve a urina de forma segura e evita a humidade e os odores.
 
Os produtos TENA Men funcionam de maneira semelhante, mas a sua forma e cor são especialmente concebidos para homens. Estão disponíveis em quatro espessuras diferentes. Se existir a necessidade de segurança adicional durante várias horas, as cuecas para incontinência para homens podem ser uma boa opção. Aquilo que, à primeira vista, parece roupa interior normal, com o seu ajuste e estilo masculino e discreto, garante uma segurança ideal contra perdas, apoiando um estilo de vida ativo.

Auditado por Josefine Grandin, enfermeira, terapeuta de urologia, 2020-02-26

<< Voltar a artigos

TENA-Hompeage-article-illustration-woman-cut-through-500x500px-1.jpg
TENA-Hompeage-article-illustration-man-cut-through-500x500px.jpg