As ITU podem afetar qualquer pessoa, em qualquer idade, mas há grupos que estão em maior risco.
A razão principal pela qual as mulheres são mais suscetíveis de contrair uma ITU está associada à anatomia feminina. A sua uretra é mais pequena do que a dos homens e está localizada mais perto do ânus, a partir do qual as bactérias podem invadir o trato urinário. Nas mulheres, os níveis de hormonas de estrogénio decrescem com a idade, o que leva a que as paredes do trato urinário se tornem mais finas e secas. Além disso, a membrana de muco protetor, ou simplesmente mucosa, torna-se menos ácida, o que também reduz a capacidade de combate às infeções. É por esta razão que se recomenda o tratamento com a hormona de estrogénio na prevenção das ITU.
Outro exemplo de pessoas em risco de contrair uma ITU são os idosos, pessoas com diabetes mellitus, pessoas com um cateter e residentes e pacientes.
Adicionalmente, não ser capaz de esvaziar totalmente a bexiga também pode aumentar o risco que uma ITU, já que as bactérias podem desenvolver-se na urina residual. As causas de urina residual incluem obstipação, obstrução do fluxo causada por aumento da próstata ou por um prolapso, ferimentos na espinal medula ou danos nos nervos, que interferem com o normal funcionamento do trato urinário.