Parece estar localizado(a) em <country>

Visite o Site comercial da TENA para obter informação local.

Perguntas frequentes

Senhora idosa a cozinhar com senhora mais jovem – as perguntas mais frequentes por parte de cuidadores
Como funciona a bexiga

Sempre que come ou bebe, o seu corpo absorve líquidos. A função dos seus rins é filtrar os resíduos destes fluidos e fabricar urina. Um gotejamento constante passa dos rins para a bexiga, que aumenta lentamente. Quando a bexiga está cheia, é enviado um sinal para o cérebro indicando a necessidade de ir à casa de banho. Assim que se encontra numa sanita ou urinol, o cérebro informa o grande músculo da bexiga que deve apertar e contrair. Simultaneamente, informa os músculos de apoio (ou músculos do pavimento pélvico) que circundam a uretra (a saída da bexiga) para descontrair e deixar a urina passar.

Com que frequência devemos esvaziar a bexiga?

Depende da sua idade, dieta, condições físicas gerais e se atualmente toma medicamentos. A média ronda as quatro a oito vezes por dia, com uma necessidade ocasional de ir durante a noite.

Se a pessoa de quem cuido beber menos líquidos, a situação irá melhorar?

Não. Ingerir menos líquidos irá tornar a urina mais concentrada o que, por sua vez, irá irritar a bexiga. Assim, o seu ente querido terá necessidade de urinar com mais frequência. Deve incentivar o seu ente querido a tentar beber a quantidade habitual de líquidos ou sempre que tenha sede. No entanto, não deve ingerir quantidades em excesso, visto que não é saudável e poderá ser nocivo.

O que devo fazer caso o ente querido não colabore?

Se o seu ente querido estiver relutante em colaborar, poderá estar a fazê-lo simplesmente para tentar ganhar mais controlo sobre uma situação incontrolável. Isso é normal. O que fazer? Oiça as suas queixas e comentários de forma calma e atenta. Depois tente explicar o seu ponto de vista. Tente conhecer e encontrar novas abordagens e soluções que funcionem tanto para si como para o seu ente querido. Caso o seu ente querido não aceite a solução, não receie em contactar profissionais ou outros cuidadores para que o ajudem.

Posso obter ajuda financeira ao cuidar de alguém com incontinência?

Sim, pode. Os financiadores analisam cada situação de prestação de cuidados individualmente. Irão avaliar a sua situação e consideram todas as situações de saúde que o seu ente querido possa ter. As seguintes fontes são as mais comuns para prestar apoio:
  • Seguros privados
  • Programas estatais
  • Programas comunitários

Que tipo de produto TENA devo usar?

Isso depende da condição física e mental da pessoa de quem está a cuidar. O produto adequado pode fazer uma grande diferença no conforto do seu ente querido e reduzir o número de mudanças necessárias. Dispomos de uma gama de produtos concebidos para diferentes tipos de cuidados da incontinência. Para encontrar um produto que se adapte às necessidades do seu ente querido, use o nosso Seletor de Produtos.

Como devo eliminar os produtos TENA?

Coloque os produtos TENA usados num caixote de lixo. Os produtos não são concebidos para serem deitados na sanita. Para mudar os produtos e eliminá-los de forma mais conveniente, recomendamos que disponha de um caixote com tampa na sua casa de banho ou quarto.

Onde comprar os produtos TENA?

Pode encontrar os produtos TENA nos supermercados e farmácias. Normalmente, os supermercados vendem uma gama TENA mais pequena, sendo que as farmácias disponibilizam uma gama mais vasta. Caso uma farmácia não tenha em stock um produto TENA específico, normalmente pode encomendá-lo a um revendedor.
 

Consulte a secção de Produtos ou Comprar produtos TENA deste website. 

 

Também pode encomendar os nossos produtos online em TENA Direct: www.tenadirect.pt  

Onde encontrar a melhor fonte de informações e ajuda ao cuidar de um ente querido com incontinência?

Um bom ponto de partida é este, o website da TENA. Dê uma vista de olhos. Reunimos muitas informações de profissionais de saúde e outros cuidadores que cuidam de parentes ou amigos em casa.

Onde posso obter mais conselhos?

Para mais assistência, ligue: 
  • linha de apoio da TENA através do número 808 201 274
Recomendamos sempre que informe o seu médico no caso de o seu ente querido estar em situação de incontinência.