Parece estar localizado(a) em <country>

Visite o Site comercial da TENA para obter informação local.

Atividades para fazer com o seu ente querido

Senhora jovem e senhora mais velha a fazer um puzzle – atividades que pode fazer com o seu ente querido

Atividades que ambos vão desfrutar

Cuidar de um ente querido em casa poderá ser uma rotina bastante repetitiva. Deve fazer as mesmas tarefas regularmente, todos os dias, para manter o seu ente querido confortável. Para além disso, o seu ente querido que foi em tempos ativo e astuto, poderá estar agora mais limitado devido a doenças relacionadas com a idade. Nesse caso, não se esqueça de que o seu ente querido continua a precisar de estímulos físicos e mentais. 
 
A pessoa de quem está a cuidar pode já não conseguir jogar ténis ou xadrez. Mas existem várias atividades das quais ainda poderá desfrutar. Melhor ainda, atividades que podem fazer em conjunto. Em baixo encontra 21 atividades para inspirá-lo. Porque não descarrega esta lista (PDF) e escolhe algumas atividades para adicionar diversão à sua rotina? Depois inclua essas atividades numa folha de horários de prestação de cuidados.

21 formas de entreter o seu ente querido idoso

  1. Ir dar um passeio – pelo bairro ou dar comida aos pássaros no jardim. O ar puro e o exercício fazem milagres.

  2. Ouvir música; cantar em conjunto se puderem – especialmente canções antigas que o seu ente querido possa gostar. (Os cientistas descobriram que a música, especialmente cantar, ajuda na comunicação com pessoas que sofrem de demência.)

  3. Ler um livro, jornal ou revista em voz alta. A maioria das pessoas gosta de ouvir uma boa história.

  4. Jogar um jogo de tabuleiro ou de cartas ou fazer um puzzle em conjunto. Irá ajudar a estimular as vossas mentes.

  5. Ver um filme ou série antiga popular (TV ou DVD). Depois, podem partilhar o vosso ponto de vista sobre o enredo e as vossas personagens preferidas.

  6. Colorir imagens ou desenhar ou pintar em conjunto. Ser criativo é divertido.

  7. Fazer palavras-cruzadas, Sudoku ou enigmas rebus. São fantásticos para aguçar o intelecto.

  8. Escrever cartas a um familiar pelo aniversário de casamento, aniversário ou feriado que se aproxima (por ex., Natal ou Páscoa). Você irá desfrutar do facto de se centrar em alguém que conhece e com quem se preocupa.

  9. Pedir a um amigo para trazer um animal de estimação. Um adorável cão ou um gatinho podem transformar a atmosfera de um ambiente de prestação de cuidados.

  10. Plantar uma flor ou sementes, ou simplesmente regar as plantas em conjunto. O crescimento das plantas irá dar-lhe algo interessante sobre o que falar.

  11. Escolher flores e fazer um ramo de flores em conjunto. As cores e perfume fantásticos ajudam a pessoa a sentir-se bem.

  12. Criar um menu de refeições para a semana. Estimula a imaginação e dá-lhe algo por que ansiar.  

  13. Fazer uma viagem em conjunto, de carro, autocarro, elétrico ou comboio – a um parque de diversões, jardim zoológico, museu ou castelo nas proximidades. Pode ser uma fantástica aventura.

  14. Fazer um piquenique apenas os dois ou com outros familiares/amigos. É outra boa desculpa para apanhar ar.

  15. Fazer um bolo ou bolachas em conjunto. O exercício físico ligeiro é bom para quando se tem de ficar em casa. 

  16. Comprar frutos exóticos diferentes e comê-los em conjunto, falar sobre os seus nomes e países de origem. É bom para a saúde e irá estimular a imaginação.

  17. Sentar-se num banco público e ver a vida passar. Poderão ficar surpresos com as pessoas ou as coisas que veem. 

  18. Dançar, fazer alongamentos ou praticar ginástica em conjunto. É importante movimentar-se e fazer exercício regularmente.

  19. Crie o seu próprio spa/salão de beleza em casa. Arranje as mãos ao seu ente querido, ou façam uma máscara facial em conjunto. É divertido e fá-los sentir bem.

  20. Fazer um livro de recortes utilizando imagens de revistas antigas. O seu ente querido pode escolher um tópico preferido.

  21. Ver um álbum de fotografias, heranças de família ou cartões antigos. Muito provavelmente vão trazer lembranças e recordar histórias que podem partilhar.