Parece estar localizado(a) em <country>

Visite o Site comercial da TENA para obter informação local.

Começar

Senhora mais jovem a cumprimentar senhora mais velha – começar o seu percurso como cuidador

Iniciar o seu percurso na prestação de cuidados

Quando se torna cuidador, o seu mundo muda. A sua nova situação e os desafios que enfrenta são únicos. Neste momento, existem questões importantes a considerar. Ao responder a estas questões, irá preparar-se para o caminho a seguir e a estar preparado para ultrapassar esses desafios.

10 perguntas importantes para si

Incluímos algumas sugestões de estratégias que pode adotar. Se possível, converse sobre estas estratégias com a pessoa de quem está a cuidar. É importante que ambos se sintam confortáveis com o que decidirem fazer. Descarregue a nossa lista de verificação útil aqui (PDF):
 
  1. Compreende totalmente a patologia e os sintomas do seu ente querido?
    Ação sugerida: Se não está seguro sobre a patologia, fale com o médico. Pergunte-lhe sobre o diagnóstico, o estado de saúde da pessoa de quem cuida e o que pode esperar. Reveja os diferentes cuidados juntamente com o médico e escolha o mais adequado.

  2. Sabe onde estão guardados todos os documentos importantes e palavras-passe do seu ente querido?
    Ação sugerida: Recolha todos os arquivos e documentos importantes que julgue necessários. Estes incluem contas bancárias, conta poupança-reforma, cofres, investimentos, testamentos e fundos, e quaisquer números PIN ou palavras-passe relevantes. Mantenha-os todos num local seguro.

  3. A sua família e amigos têm conhecimento da sua situação de ser cuidador(a)?
    Ação sugerida: Fale com eles sobre o seu trabalho enquanto cuidador(a). Informe-os sobre a condição do seu ente querido. Discuta os desafios que enfrenta.
       
  4. Quem pode ajudar com as tarefas de cuidados?
    Ação sugerida: Faça uma lista de todas as tarefas para as quais precisa de ajuda. Peça ajuda a familiares e amigos. Trace um plano com eles e partilhe as responsabilidades. Investigue recursos de cuidadores locais que podem dar-lhe apoio.

  5. A pessoa de quem cuida foi diagnosticada com um problema de saúde que possa exigir cuidados adicionais especializados?
    Ação sugerida: Recolha mais informação junto dos médicos. Procure hospitais e clínicas locais que forneçam cuidados especializados relacionados com o diagnóstico.

  6. Que tipo de seguro tem o seu ente querido?
    Ação sugerida: Descubra se o seu ente querido está abrangido e, caso esteja, o que inclui a apólice. Além disso, procure a documentação da apólice e o cartão de identificação. Reveja a cobertura médica do seu ente querido. Investigue sobre a cobertura para cuidados prolongados. Caso o seu ente querido não esteja abrangido, descubra para que seguro médico o seu ente querido é elegível na região.

  7. O seu ente querido deu-lhe a si ou a outra pessoa uma “procuração” (ou seja, o direito de cuidar das questões financeiras)?
    Ação sugerida: Localize os documentos do seu ente querido. Investigue o que é uma procuração. Se não tem a certeza do que fazer, fale sobre as diferentes opções com o seu ente querido.

  8. É seguro deixar o seu ente querido sozinho em casa?
    Ação sugerida: Fale com o seu ente querido sobre como ele gostaria de melhorar a sua própria segurança e conforto em casa. Verifique se a casa é segura. Resolva quais as mudanças necessárias para que a casa seja 100% segura e confortável e fale com o seu ente querido sobre essas mudanças.

  9. Quais são os desejos e preferências do seu ente querido?
    Ação sugerida: Se possível, pergunte ao seu ente querido que tipo de cuidados ele gostaria de receber. Discuta como ambos podem trabalhar em conjunto. Fale sobre como poderá dar-lhe o que ele deseja.

  10. O que irá fazer para cuidar de si?
    Ação sugerida: Decida como irá arranjar tempo e energia para si. Cuide da sua saúde bem como da saúde do seu ente querido. Alimente-se bem, durma o suficiente e faça exercício, se gostar ou sentir essa necessidade. Concentre-se e tente controlar o seu nível de stress.