Parece estar localizado(a) em <country>

Visite o Site comercial da TENA para obter informação local.

Segurança em casa para os idosos

Senhora mais velha com a sua família – a importância da segurança em casa para os idosos

Uma casa segura para os idosos

Como cuidador do seu ente querido, você, acima de tudo, pode ajudar a mantê-lo ativo. E isso é muito importante, porque a mobilidade ajuda-o a desfrutar da sua independência.
 
Ao passar tempo com o seu ente querido na sua casa, poderá identificar os riscos e prevenir acidentes que possam ameaçar a sua mobilidade. Faça a abordagem da seguinte forma: 
 
Primeiro, considere se o seu ente querido sofre de alguma das seguintes situações:
  • Problemas de mobilidade
  • Problemas de equilíbrio
  • Capacidades motoras reduzidas
  • Problemas de visão
  • Demência, confusão ou outras limitações mentais
Se o seu ente querido sofre de alguma das situações acima indicadas, ponha-se no seu lugar. Tente movimentar-se em casa como o seu ente querido faria. Verifique os pavimentos, carpetes e tapetes – são escorregadios? Suba escadas que o seu ente querido possa utilizar. Pergunte a si mesmo se os sapatos ou chinelos têm uma boa tração. O corrimão é robusto? É fácil chegar à casa de banho? O seu ente querido está em segurança a entrar ou sair da banheira ou chuveiro?  

O perigo número um

O maior perigo para a mobilidade de uma pessoa idosa é cair. As quedas podem facilmente resultar em ossos partidos, hematomas e um medo constante de cair novamente. Os ossos das pessoas mais idosas partem mais facilmente do que os das pessoas jovens e demoram mais tempo a sarar e muitas vezes não saram completamente. As quedas são uma das principais causas de ferimentos graves, especialmente se ocorrerem na cozinha ou nas escadas, por isso tente evitar ao máximo que aconteçam. Se o seu ente querido perder a mobilidade, a incontinência torna-se uma situação fulcral. Isto porque poderão deixar de ir à casa de banho sozinhos.

O que pode fazer?

Modifique a sua casa para minimizar os riscos que possam resultar na queda do seu ente querido. Compre e instale produtos e equipamentos adequados – que tornem possível para o seu ente querido movimentar-se de forma confortável e segura. 
 
Para um guia mais completo para tornar a sua casa à prova de quedas, descarregue a lista de verificação de segurança em casa da TENA (PDF).