O que esperar

Desafios comuns

Um membro da família. Um ente querido. Um amigo.  Cuidar de alguém pode ser um desafio. Mas também pode ser bastante gratificante. 
 
Leia sobre os 7 desafios comuns que os cuidadores enfrentam. E obtenha dicas sobre como ultrapassá-los.
1. As suas emoções
A vida pode surpreendê-lo. Tal como as suas reações a essas surpresas. Ao cuidar de um ente querido, caso sinta emoções negativas, tente não se culpar. Ambos estão numa situação completamente nova, na qual é normal sentir emoções negativas, como frustração e revolta. 
 
É útil refletir sobre esses sentimentos. Pense naquilo que pode fazer para evitar situações que causem reações negativas.  
 
Ao compreender os seus sentimentos, pode agir de forma mais eficaz e prestar melhores cuidados ao seu ente querido.
2. Alterações de humor
É possível que se sinta bem num momento, e de repente seja dominado por diversas emoções. É perfeitamente normal. Tenha em consideração que talvez se sinta afetado pelo humor da pessoa de quem está a cuidar. 
 
Como cuidador, está fortemente ligado a essa pessoa. O seu humor pode alterar-se de amor para raiva, de otimismo para pessimismo. É melhor aceitar estes sentimentos negativos e deixá-los passar. Pode ajudar a suavizá-los concentrando-se na atividade de cuidar do seu ente querido. 
 
Uma dica: quando sentir alterações de humor desagradáveis, tente fazer uma pausa, respirar fundo e expirar lentamente. Se possível, faça uma pausa de cinco minutos. Isto irá ajudá-lo a sentir-se melhor. O que irá fazer de si um melhor cuidador.
3. Isolamento
Por vezes, é possível que se sinta isolado. É compreensível. Pode ajudar a ultrapassar esta sensação de isolamento partilhando os seus sentimentos com outras pessoas. 
 
Lembre-se: as pessoas ao seu redor podem ter boas intenções, mas podem não saber como ajudá-lo. Ou talvez tenham medo de o abordar. Fale abertamente sobre as suas tarefas de prestação de cuidados, sem tentar criar um sentimento de compaixão. É muito provável que as pessoas que o ouvem ofereçam a sua ajuda para cuidar do seu ente querido.
4. Problemas de comunicação
Para ajudar alguém, é preciso compreender essa pessoa. Isso poderá ser mais complicado caso a pessoa de quem está a cuidar apresente perturbações mentais como Doença de Alzheimer ou outra forma de demência.
 
Nessas alturas, tente manter-se calmo. Explique-se ou peça à pessoa de quem está a cuidar que explique o que precisa, tantas vezes quantas sejam necessárias para que ambos consigam compreender-se um ao outro 
 
A paciência ajuda a ultrapassar mal-entendidos e o stress de uma fraca comunicação. E isso torna-o num melhor cuidador.
5. Problemas de gestão de tempo
Os cuidadores são multifuncionais, quer queiram, quer não.  Por isso, é importante gerir o seu tempo de forma eficaz. Desta forma pode conservar a sua energia.
 
Se precisa de mais tempo, planeie as suas responsabilidades diárias e semanais. Crie uma lista das principais tarefas e reserve tempo para si.
 
Se precisar de mais energia, mude a sua dieta e certifique-se de que obtém vitaminas suficientes. Tente encaixar uma sessão de exercícios na sua rotina quotidiana – e durma bem.
 
Estas orientações simples irão ajudá-lo a ter uma atitude mais positiva e a aumentar a sua energia para que possa prestar os melhores cuidados possíveis ao seu ente querido.
6. Não descuide as suas próprias necessidades
Quando cuida de alguém, é fácil esquecer-se das suas próprias necessidades. Poderá saltar refeições. Ou dormir menos. Ou fazer menos exercício. Tudo para que possa dedicar mais tempo a cuidar do seu ente querido.
 
Isso terá o efeito oposto daquele que pretende. Ficará demasiado cansado, incapaz de prestar cuidados adequados e eficazes. Lembre-se de cuidar de si:
  • fazendo refeições regulares;
  • dormindo bem durante a noite (cerca de 7 a 9 horas);
  • fazendo exercício regularmente;
Mesmo que não haja limites na quantidade e qualidade dos cuidados que pretende proporcionar ao seu ente querido, é importante que não se descuide. 
 
E tente arranjar mais tempo livre para si no seu plano de trabalhos semanal.
 
Quando cuida bem de si: 
  • irá achar que é mais fácil cuidar do seu ente querido;
  • irá controlar as emoções negativas e evitar a frustração;
  • a pessoa de quem cuida sente uma energia mais positiva.
7. Ficar bloqueado
Sendo que cada situação de prestação de cuidados é única, pode obter perspetivas e dicas conhecendo histórias e pontos de vista de outros cuidadores. Conhecer aquilo por que passaram irá ajudá-lo a sentir-se menos isolado e a desenvolver as suas competências de prestação de cuidados.
 

> Visite a secção de Dicas de outros cuidadores para saber mais.