Parece estar localizado(a) em <country>

Visite o Site comercial da TENA para obter informação local.

Ergonomia – dicas práticas

Casal mais velho sentado com senhora jovem – como cuidar do seu ente querido sem sobrecarregar o seu corpo

Proteja-se enquanto cuidador

Como já deve ter reparado, cuidar de alguém pode incluir muitas atividades de levantar pesos e flexões – ajudar o seu ente querido a deitar-se ou a levantar-se da cama, vestir-se, entrar ou sair da cadeira de rodas, e mais. De facto, está rodeado de riscos potenciais para o seu corpo – a forma como a sua mobília está organizada é apenas um exemplo. Consequentemente, é importante prevenir acidentes. Caso contrário, poderá magoar-se a si ou ao seu ente querido. Felizmente, existem formas de se proteger contra esforços e outras lesões. Fazem parte de um assunto denominado “ergonomia”.
 
A ergonomia está relacionada com a forma como se movimenta e levanta pesos e a forma como as coisas ao seu redor – cama, cadeiras e mesas, por exemplo – estão organizadas. Seguindo as dicas de ergonomia em baixo, irá reduzir o risco de lesões. Não vai apenas melhorar o conforto do seu ente querido, como vai também ser capaz de apoiá-lo por muitos anos.
Proteja as suas costas

Pode diminuir o risco de lesões, incluindo lesões nas costas, aprendendo técnicas seguras para levantar pesos, descritas em baixo. Mais à frente encontrará mais medidas que pode adotar para diminuir o risco de acidentes no seu ambiente de prestação de cuidados.

Levantar pesos de forma segura

Para levantar o seu ente querido de forma confortável e segura, siga estes seis passos: 
  1. Certifique-se de que está o mais próximo possível da pessoa que vai levantar.
  2. Posicione os seus pés e costas para que fiquem perfeitamente estáveis, com os pés a apontar na direção do seu ente querido.
  3. Proteja as suas costas ao levantar o seu ente querido dobrando os joelhos em posição acocorada para preparar o levantamento. Mantenha as suas costas direitas e utilize os seus músculos abdominais para levantar.
  4. Ao levantar, tente manter-se o mais próximo possível do seu ente querido. Isto ajudará a evitar lesões nas suas costas ao inclinar-se ou dobrar-se. Esta também é uma abordagem eficaz para virar o seu ente querido de um lado para o outro, ou da posição de costas para uma posição lateral.
  5. Levante ou movimente o seu ente querido com um movimento fluido e suave. 

Sabia que pode comprar equipamento especial para levantamento que o ajuda a levantar o seu ente querido? Algumas organizações de apoio aos cuidados domiciliários podem ajudá-lo com as despesas.

Outras formas de tornar o levantamento mais seguro

Para um ambiente de prestação de cuidados ideal, certifique-se de que:
 
  • a cadeira e mesa de cabeceira do seu ente querido estão a uma altura semelhante;
  • consegue chegar à cama por ambos os lados;
  • não existem obstáculos no caminho que percorre para mover o seu ente querido; 
  • consegue mudar facilmente a posição do encosto.

Para manter a segurança e o conforto, impermeabilize a cama e cadeiras

Por vezes, os locais onde o seu ente querido se senta ou deita ficam molhados. Pode acontecer num sofá, poltrona, roupa de cama, colchão ou tapete. Isto pode levar a que os pavimentos fiquem molhados e escorregadios, podendo criar perigos para si e para a pessoa de quem está a cuidar.
 

De forma a evitar esta situação, porque não impermeabilizar os estofos com um spray protetor de tecidos? Também pode proteger a cama e cadeiras com os nossos protetores descartáveis – saiba mais

 

Para mais dicas sobre como tornar a sua casa mais segura, consulte a secção Segurança em casa