Enfrente a incontinência urinária em cinco passos

Aceite a realidade. Partilhamos consigo alguns truques que pode usar diariamente para aproveitar mais a vida.

“Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas sim o triunfo sobre ele. O homem de coragem não é o que não sente medo, mas aquele que o vence”, Nelson Mandela 

As perdas de urina são muitas vezes uma realidade aborrecida que surge e não queremos enfrentar. No entanto, essa atitude não é a solução mais inteligente. Aceite os factos e procure soluções. Assim, evitará frustrações e sentimentos de angústia que o podem levar a pensar que é a única pessoa no mundo que sofre de urinária.Conquiste os seus medos, o stress e as emoções.

Sentir-se-á muito mais saudável, muito embora a incontinência possa persistir.

1 - Mexa-se. Perante estas perdas, normais e que afetam um terço dos homens na meia-idade, reconheça o que lhe está a acontecer e comece a procurar soluções. Primeiro, procure aconselhamento junto de profissionais, consulte especialistas e pense em estratégias para que possa vencer esses problemas, tal como dizia Mandela.

2 - Depois de saber de que tipo de incontinência se trata (temporária ou não) e o grau (ligeira, moderada ou grave) veja de que forma afeta a sua vida e quais são as orientações mais adequadas para si. Poderá ter de fazer algumas alterações na sua vida, nomeadamente na alimentação, consumo de líquidos, desporto ou até vida sexual. Informação é poder. Saber o que pode fazer e como irá contribuir para a sua autoestima e ajudá-lo nas suas decisões.

3 - Trabalhe para ter um corpo melhor, porque estar mais saudável faz parte da solução. Controle o seu peso, o que bebe e come, deixe o tabaco e faça desporto. O excesso de peso é um dos fatores de risco da urinária. Para evitar o excesso de peso, faça uma dieta saudável e rica em fibra, e pratique exercício físico. Os exercícios hipopressivos podem ser uma grande ajuda. Trata-se de ser ativo e procurar soluções. Trabalhe a inteligência emocional e conte o que se passa consigo. Não é um caso isolado. Além disso, a utilização de absorventes específicos para as perdas de urina ajudá-lo-ão a ganhar confiança e continuar com as suas atividades sociais com total normalidade.

4 - Aprenda a relaxar. Outra das técnicas mais recomendas pelos psicólogos é o relaxamento. É fundamental que aprenda a relaxar os músculos e, ao mesmo tempo, a mente. Evite o stress e a aprenda a conviver com este problema, sem que interfira com o seu dia a dia e o impeça de desfrutar dos seus hobbies.

Continue com a sua vida. O melhor conselho é que continue com a sua vida sem ficar angustiado pelas perdas de urina. Começámos com uma citação de um grande pensador e acabamos com uma frase do escritor Mark Twain: “O segredo de progredir é começar”.

Artigos relacionados

Como tirar partido das entradas

Nem um cabelo fora do lugar, nem que sejam poucos. Recomendamos uma série de penteados e cortes de cabelo para quem já tem entradas.