Embora o aumento da próstata possa causar problemas urinários, Peeker afirma que temos de ver para além da região pélvica e olhar para o cérebro, quando se trata da principal causa de incontinência nos homens.
O seu sistema nervoso central é responsável por controlar os “reflexos de micção”, ou a capacidade de reter a urina quando necessita de ir à casa de banho. Estes circuitos essenciais no cérebro podem ser perturbados quando sofre um trauma, tal como uma lesão cerebral ou um acidente vascular cerebral, o que resulta nas gotas e pingos involuntários de que alguns homens sofrem. Conhecida como incontinência de urgência, é a forma mais comum de incontinência nos homens.
Mas a perturbação não tem de ser tão grave como um acidente vascular cerebral. “Pode ser uma perturbação menor de sangue e oxigénio para o cérebro baseada na aterosclerose geral”, afirma Peeker.
A aterosclerose é o endurecimento e estreitamento das artérias causados pelo tabagismo, uma alimentação deficiente e um estilo de vida sedentário. E embora não esteja clinicamente provado que uma alimentação incorreta causa incontinência, uma alimentação saudável e um estilo de vida ativo só podem ser benéficos. “Tudo melhora quando se trata da oxigenação dos tecidos no corpo”, acrescenta Peeker.
O conselho de Peeker é: “Se tivesse qualquer tipo de sintoma, procuraria ajuda”. Por isso, se tem quaisquer perguntas sobre a próstata e a incontinência urinária, fale com o seu médico.