O que é a eletricidade renovável e porque está a TENA a fazer a mudança?

“Utilizar eletricidade de fontes renováveis resulta numa redução das emissões de carbono e ajuda a minimizar o impacto das alterações climáticas, um dos maiores desafios globais. A eletricidade renovável reduz a pegada de carbono dos nossos produtos e é uma parte importante das ações de sustentabilidade tomadas”

Axel Thegerström Edh, Diretor de Sustentabilidade, , Marca Global Essity, Inovação e Sustentabilidade

A fonte é o mais importante.

A energia renovável, também conhecida por energia limpa, tem origem em fontes naturais, baixas em carbono, que a natureza substitui de forma contínua. Por exemplo, a luz solar continua a brilhar e o vento continua a soprar – mesmo que a sua disponibilidade possa depender do tempo, localização e meteorologia.  
 
As fontes de energia renováveis são bastante melhores para o meio ambiente do que as fontes convencionais, visto que ajudam a reduzir as emissões de gases de estufa e a poluição atmosférica associada à produção de energia. A eletricidade renovável é um subconjunto da energia renovável e refere-se especificamente à eletricidade com origem em fontes renováveis, sendo utilizada para alimentar casas e negócios. 

Então e quais são as fontes?

SOLAR – a nossa fonte mais abundante de energia renovável é a luz e o calor que irradiam do sol, e pode ser potenciada utilizando diversas tecnologias em constante evolução. A quantidade de energia solar disponível na Terra é muito maior do que os requisitos energéticos mundiais atuais e pode facilmente satisfazer todas as necessidades energéticas futuras. 
 
VENTO – a energia eólica utiliza turbinas para converter a energia cinética do vento em eletricidade. As lâminas rotativas de uma turbina eólica criam um eixo interno que alimenta um sistema de engrenagens que aumentam a velocidade da rotação, que alimenta um gerador que produz eletricidade. 
 
ENERGIA HIDROELÉTRICA – tal como a energia eólica, a energia hidroelétrica é uma das mais fontes mais antigas e mais utilizadas de energia limpa. Também utiliza turbinas rotativas para produzir energia, mas ao invés do vento, utiliza água em queda e em velocidades elevadas. As turbinas de energia hidroelétrica são criadas nas barragens ou debaixo de cascatas, permitindo-lhes captar a energia natural da água a correr. 
 
BIOMASSA – os materiais de biomassa têm origem em coisas vivas. Os materiais mais comuns são a madeira, plantas e resíduos. A nossa primeira escolha é sempre reciclar biomassa como materiais dos nossos produtos. Sempre que não é possível reciclar a biomassa, a nossa segunda escolha é utilizá-la para energia. 
 
GEOTÉRMICA – a energia geotérmica é o calor que é produzido de forma contínua no interior do nosso planeta, tanto da sua formação original no nosso sistema solar, como da decomposição radioativa dos minerais. Esta energia pode ser encontrada em todo o mundo, mas é mais bem aproveitada quando está mais próxima da superfície da Terra, tal como em zonas com atividade vulcânica ou fontes termais naturais. 

O que é a energia nuclear e por que motivo não a consideramos?

A energia nuclear é a energia gerada ao dividir átomos e utilizando vapor para converter a enorme energia produzida em eletricidade. Isto é conseguido através de um longo e arriscado processo em centrais nucleares em todo o mundo. 
 
Alguns especialistas em energia consideram que, devido às suas baixas emissões de carbono, a energia nuclear deveria ser considerada renovável. Mas criar energia nuclear requer urânio, um metal pesado que eventualmente esgotará (mesmo que aconteça apenas daqui a centenas de anos).  
 
Ainda mais importante, apesar de não produzir gases de estufa, a energia nuclear produz resíduos que são extremamente perigosos para os organismos vivos e requer um armazenamento seguro durante centenas de anos. 

Eletricidade renovável na TENA

Na TENA, estamos constantemente a descobrir e a inovar. Encontramos novas formas de melhorar a vida das pessoas à medida que melhoramos a pegada de carbono dos nossos produtos.  
 
Desde 2008 que reduzimos o nosso impacto ambiental em 11-33% na Europa, consoante a gama. Ao mudar para uma eletricidade 100% renovável em todas as fábricas da Europa1, iremos melhorar estes números em cerca de 62% – e estamos no caminho certo para alcançar o ambicioso objetivo de reduzir a nossa pegada em 50% na Europa até 2030. 
 
E, obviamente, a eletricidade que compramos é 100% certificada como renovável pelo Sistema Europeu de Certificação de Eletricidade (European Electricity Certificate System, EECS), que garante a origem da nossa eletricidade, da mesma forma que todas as fibras frescas nos nossos produtos são certificadas pela FSC ou PEFC, para estarmos à altura das elevadas exigências da exploração florestal responsável. 
 
Queremos criar produtos que o ajudam a liderar uma vida com baixas emissões de carbono, sem sacrificar o próprio bem-estar ou o bem-estar dos nossos entes queridos. E estamos no bom caminho. Um passo de cada vez.