Parece estar localizado(a) em <country>

Visite o Site comercial da TENA para obter informação local.

O Projeto Banakekele – cuidar de quem precisa

Para a maioria das pessoas que vivem em “townships” na África do Sul, a vida é gerida com um orçamento apertado, sem acesso adequado a cuidados de saúde. Os conhecimentos sobre incontinência são baixos e, ainda assim, esta afeta uma parte significativa da população. Em 2018, a TENA embarcou na missão de ajudar as pessoas dos “townships” suburbanos de Joanesburgo com educação e cuidados da incontinência. Chamamos-lhe o Projeto Banakekele, uma expressão zulu que significa “cuidar deles”.

Equipa TENA em Banakekele
Pessoas a visitar as clínicas móveis pop-up.

Fazer parte da comunidade

A equipa TENA orgulha-se de contribuir para a tradição Ubuntu – um conceito sul-africano de interligação e solidariedade – tornando-se parte das comunidades ao prestar serviços básicos de cuidados de saúde nas clínicas móveis “pop-up” (instantâneas). Estas clínicas disponibilizam cuidados básicos e económicos aos mais necessitados. Os serviços incluem avaliação do índice de massa corporal, tensão arterial, níveis de glicose, testes de VIH e outros testes básicos. Ao mesmo tempo, a TENA apresentou um novo produto para incontinência tão eficaz como os produtos já no mercado, mas 50% mais económico. 

Os cuidadores locais sentem a diferença

“O produto [TENA] é fácil de usar e criou mais tempo para fazer outras coisas, para além de me preocupar em mudar a fralda”, afirma Nomusa, uma cuidadora sul-africana.  Phindile, outra cuidadora, afirma que “a qualidade do produto é elevada, dura mais tempo e poupa dinheiro [comparativamente às alternativas].”  

Um cuidador demonstra como usar diferentes produtos para incontinência da TENA.
Vista das ruas de Joanesburgo repletas de pessoas.

Educar as comunidades acerca da incontinência

Tal como em qualquer parte do mundo, o conhecimento acerca da incontinência é reduzido e o estigma é grande. Desta forma, educar as comunidades acerca da incontinência é um dos principais objetivos dos enfermeiros TENA no Projeto Banakekele. 
 
Melhorar o bem-estar das comunidades sul-africanas 
De acordo com o objetivo de sustentabilidade da TENA para melhorar o bem-estar de 100 milhões de pessoas até 2030, o Projeto Banakekele já alcançou mais de 16.000 pessoas em 100 comunidades, criando fortes raízes entre os habitantes dos “townships” na África do Sul.    

Os produtos TENA estão mais transparentes do que nunca.

A pegada de carbono de todos os produtos TENA está agora disponível para todos verem, juntamente com uma descrição dos seus ingredientes.