Parece estar localizado(a) em <country>

Visite o Site comercial da TENA para obter informação local.

Pegada de carbono: o que é importante para a TENA e para si

Vamos analisar aquilo que sabemos. Sabemos que o planeta está a aquecer devido aos gases de efeito de estufa que os humanos emitem para a atmosfera. Sabemos que devemos reduzir essas emissões de forma drástica e rapidamente para evitar efeitos mais graves nas alterações climáticas. E sabemos que a escala deste desafio vai exigir uma colaboração sem precedentes de todos os intervenientes da sociedade. 

Pés descalços de um grupo de pessoas num círculo na areia da praia
Devemos todos assumir a responsabilidade pelas nossas próprias emissões. Na TENA, damos as boas-vindas a este desafio. Mas para ser parte da solução, ajuda ter noção de quanto somos parte do problema. E há muito mais aspetos relacionados com o problema do que o combustível dos nossos carros e a energia das nossas casas. 
 
E é aqui que entra a ideia de pegada de carbono. As nossas emissões de carbono deixam uma marca no planeta, tal como uma pegada deixa uma marca no chão. Esta é uma medida útil do impacto total que uma pessoa, produto ou organização têm atualmente no clima global. 

O que incluimos e como tudo é somado

Basicamente, a sua pegada de carbono é a medida do total de dióxido de carbono (CO2) e outras emissões de gases de estufa provocadas pelas suas atividades ao longo do ano. Sim, são as emissões de todas as viagens realizadas e toda a eletricidade usada. Mas também são as emissões criadas na produção de todos os produtos que consumiu e dos serviços que adquiriu. 
 
Também se aplica aos nossos produtos. O ciclo de vida de um produto TENA começa com a extração dos recursos naturais e produção de matérias-primas. De seguida, montamos todos os materiais na fase de fabrico. O produto é então transportado até ao utilizador e, por fim, o utilizador elimina-o após ter desempenhado a sua função. Cada fase envolve a utilização de energia, transportes e gestão de resíduos. Desta forma, para obtermos a real pegada de carbono dos nossos produtos, devemos considerar todas estas fases.

Funcionário de uma fábrica TENA a fechar uma embalagem
Pegadas na areia numa praia à beira-mar

O que significa para cada um de nós e por que motivo a TENA acredita na mudança

Na Grã-Bretanha, a pegada de carbono média de uma pessoa em 2017 era de 7,7 toneladas1. O que isto realmente significa é que cada pessoa foi responsável pelo equivalente a 7,7 toneladas de emissões de carbono no referido ano, devido às suas atividades. O mesmo acontece com a TENA. A responsabilidade das emissões em cada fase do ciclo de vida dos nossos produtos recai sobre nós.
 
Um foco na redução da nossa pegada de carbono é a forma mais sincera de seguir em frente e, para a TENA, a mais importante. Na verdade, consideramos que é uma oportunidade. Considerar as emissões em todos os aspetos das nossas operações e em cada fase do ciclo de vida dos nossos produtos multiplica as medidas que podemos tomar. E todos estes pequenos passos irão conduzir-nos no caminho que devemos seguir.
 
 
 
1) Eurostat, Emissões de gases de estufa per capita. Retirado de https://ec.europa.eu/eurostat/tgm/table.do?tab=table&init=1&language=en&pcode=t2020_rd300&plugin=1

"Esperem, eu achava que o CO2 era um gás. Como é que um gás pode ter peso?"

Na verdade, toda a matéria tem peso. Um balão de hélio não tem ausência de peso. O balão flutua porque pesa menos do que o ar circundante, tal como um pau a flutuar pesa menos do que a água à sua volta. A verdade é que existe sempre um imenso peso atmosférico em cima das nossas cabeças. Nós não reparamos, da mesma forma que um peixe nas profundezas do mar não repara no peso do oceano. 
 
Para termos uma ideia do que é uma tonelada de CO2 puro na sua forma gasosa2, imaginemos uma bola com 10 metros de largura e de altura. Agora imaginemos sete ou oito bolas destas e estamos próximos da quantidade emitida por um cidadão britânico anualmente. Este valor é dividido em cerca de 21 quilogramas por dia ou o suficiente para encher uma bola com 2,8 metros de largura.
 
 
 
2) à temperatura ambiente

Grande plano do mostrador de uma balança antiga
Duas pessoas a correr numa pista com um rasto de pegadas verdes ao longo da imagem

Ainda há muito a fazer, mas podemos percorrer o caminho juntos

Para evitar efeitos mais drásticos nas alterações climáticas, devemos reduzir a pegada de carbono anual de todas as pessoas no planeta para menos de 2 toneladas até 20503. O que significa menos de 5,5 quilogramas por dia, para todas as pessoas. Obviamente, isto poderá representar um enorme desafio para alguns países, sendo que nem todos os países apresentam a mesma pegada de carbono atualmente. Mas é óbvio que todos devemos fazer mudanças.
 
Também é óbvio que estamos nisto juntos, mesmo no que diz respeito à nossa pegada de carbono. Ao usar um produto TENA, essa parte da sua pegada também é da nossa responsabilidade. Por isso, quando fazemos melhor, você faz melhor. 
 
Só assim alcançaremos os nossos objetivos. Reduzir a nossa própria pegada e a sua, um passo de cada vez.
 
 
 
3) Agência Sueca de Proteção Ambiental, Como posso reduzir a minha pegada de carbono. Retirado de http://www.swedishepa.se/Environmental-objectives-and-cooperation/Swedish-environmental-work/Work-areas/Climate/How-can-I-reduce-my-carbon-footprint-/

Todos devemos fazer mudanças. E alguns mais do que outros.

As verdadeiras mudanças nos estilos de vida e padrões de consumos serão necessárias4 e são medidas eficazes que podemos tomar como indivíduos para reduzir a nossa pegada de carbono. Estas medidas incluem diminuir as viagens em veículos movidos a combustíveis fósseis, usar os espaços habitacionais de formas mais inteligentes, passar para eletricidade renovável, substituir lacticínios e carnes vermelhas sempre que possível e optar por produtos mais sustentáveis. 
 
Ao mesmo tempo, alguns de nós devem suportar um maior peso de responsabilidade. Os governos, instituições e empresas como a nossa devem fazer muito mais em termos de responsabilidade. Na TENA, consideramos que temos bons motivos para termos esperança no futuro. Muito pode acontecer em 30 anos se nos unirmos. 
 
 
 
4) De acordo com o relatório IPCC 2014

Legumes num saco de rede numa mesa branca de mármore
Uma embalagem de pensos para incontinência TENA Discreet num fundo azul, com um rasto de pegadas verdes no lado direito

A dimensão da pegada de carbono dos nossos produtos atualmente

Desde 2008, estamos a tomar medidas para reduzir a nossa pegada de carbono para metade até 2030. Até agora, estamos a conseguir. Para tornar o nosso progresso o mais transparente possível, publicamos a pegada de carbono dos produtos TENA nas denominadas Declarações Ambientais de Produto (DAP). Estas declarações são verificadas de forma independente, indicando as informações ambientais sobre um produto, com base no seu ciclo de vida completo. 
 
Por exemplo, as DAP dos nossos pensos TENA Discreet Normal indicam que, atualmente, um desses pensos tem uma pegada de carbono de 39 gramas. Um dia completo de utilização do produto envolve quatro pensos, o que perfaz um total de 156 gramas por dia.