Parece estar localizado(a) em <country>

Visite o Site comercial da TENA para obter informação local.

Noctúria e perdas de urina durante a noite

A vontade incontrolável de urinar durante a noite é algo com a qual a maioria de nós consegue identificar-se, especialmente à medida que envelhecemos, durante a gravidez, ou se gostarmos de beber antes de irmos dormir. Para algumas pessoas, a urgência em urinar também pode causar perdas de urina durante a noite.
Mulher a dormir calmamente durante a noite

Existem muitos motivos para as idas à casa de banho frequentes durante a noite (noctúria) e existem coisas que pode fazer para reduzir a urgência em urinar. Pode, por exemplo, alterar a sua rotina diária para melhorar o sono ou fazer algumas alterações no que bebe e às horas a que bebe. Se continuar a ler irá saber mais sobre tudo isto e irá descobrir algumas dicas sobre o que pode fazer para evitar acordar durante a noite.


O que causa perdas de urina durante a noite?

À medida que envelhecemos, os nossos corpos mudam e, naturalmente, precisamos de ir à casa de banho com mais frequência do que antes. Ir à casa de banho uma ou duas vezes durante a noite é, por outras palavras, normal. Existem várias causas para isto. A bexiga de uma pessoa jovem consegue reter até meio litro de urina, mas à medida que envelhecemos esta capacidade fica reduzida para cerca de metade uma vez que o músculo da bexiga torna-se menos elástico. Outro motivo para uma urgência maior em urinar à medida que envelhecemos é que a nossa capacidade de concentrar a urina diminui. A quantidade total de urina produzida durante o dia e a noite não se altera necessariamente, mas muitas vezes é produzida mais urina durante a noite.

Existem também comportamentos relacionados com o estilo de vida que podem afetar a quantidade de urina, tal como beber grandes quantidades de líquidos. A cafeína e o álcool após o jantar também podem levar a uma necessidade de urinar durante a noite.


Patologias relacionadas com a noctúria

Existem patologias e medicamentos que podem causar e aumentar a micção durante a noite. Se suspeitar que existe uma condição subjacente ou que o seu medicamento está a causar micção durante a noite, contacte o seu médico. Por vezes, uma simples alteração no momento em que toma o medicamento pode ajudar a reduzir os efeitos secundários.

Alguns medicamentos e diagnósticos relacionados com a noctúria:

  • Problemas cardíacos e renais
  • Diabetes
  • Medicamentos diuréticos
  • Incontinência urinária de urgência

As insónias podem causar noctúria e perda de urina durante a noite

Normalmente é produzida mais urina durante o período em que estamos acordados, o que significa que as pessoas com uma doença que as mantém acordadas precisam de ir à casa de banho com mais frequência durante a noite. Existem muitas patologias crónicas, por exemplo, a síndrome das pernas inquietas, a apneia do sono, assim como a doença de Alzheimer e de Parkinson, que podem causar insónias. Muitas doenças crónicas também podem causar desconforto ou dor, por isso, tratar quaisquer problemas médicos subjacentes e proporcionar a gestão adequada da dor irá beneficiar o sono e reduzir a produção de urina durante a noite.


O que posso fazer para reduzir as idas à casa de banho durante a noite?

Reduzir o número de vezes que precisa de ir à casa de banho pode melhorar o seu bem-estar geral e ajudar a ter uma boa noite de sono.

Encontra de seguida algumas coisas que podem ser úteis:

  • Evite beber café, chá e álcool antes de ir dormir
  • Certifique-se de que vai à casa de banho antes de ir dormir
  • Tente limitar a ingestão de líquidos nas duas horas antes de ir dormir
  • Caso tenha as pernas inchadas, o uso de meias de compressão e a elevação das pernas durante a tarde podem reduzir a micção durante a noite, uma vez que ajudam o corpo a processar os líquidos retidos nas pernas
  • Acordar a meio da noite pode estimular a vontade de ir à casa de banho. Se tem insónias ou distúrbios durante a noite por diferentes motivos, a noctúria poderá ser reduzida se esses problemas forem ultrapassados
  • Utilize um penso para incontinência durante a noite caso tenha perdas noturnas