Dicas práticas para pais

Encontra aqui algumas dicas úteis sobre como lidar com os problemas urinários da criança, recolhidas junto de pais, enfermeiros e professores.

Dica 1 – Faça algumas mudanças de ordem prática. Pode colocar o armário da roupa de cama no quarto da criança para estar à mão a meio da noite quando ainda não acordou bem. Tenha também sempre um edredão extra pronto a usar (uma vez que não são só os lençóis que se molham).

Dica 2 - Invista em produtos que protejam o colchão, como uma capa ou um resguardo.  A roupa suja tem de ser lavada rapidamente. Se quer saber o que existe, visite a Montra de produtos do parque.

Dica 3 - Se a criança receber amigos em casa, verifique se a cama está limpa para não ficar envergonhada em frente dos amigos. Se a criança estiver com medo de ter um acidente ao pé dos amigos, usar umas cuecas de protecção com controlo de odores irá ajudá-la a acalmar-se e a desfrutar ao máximo o dia de brincadeira.

Dica 4 – Dormir em casa de amigos
Invista num saco-cama lavável. Pode pôr lá dentro um produto TENA (ou no pijama) para que a criança se possa trocar dentro do saco-cama. A criança pode deixar o produto lá dentro quando acordar.

Dica 5 – Odores
O odor pode levantar suspeitas, por isso é bom usar pensos para o efeito ou cuecas absorventes que o possam neutralizar.

Dica 6 – Quando for para a cama, acorde a criança para fazer chichi. Se ela não se conseguir aguentar a noite toda, isso irá criar uma rotina para que possa esvaziar a bexiga uma vez durante a noite e dar-lhe a si um sono descansado.

Dica 7 – Se for ao médico com a criança, fale com ele à parte primeiro. Assim, não precisa de contar a história toda à frente da criança e envergonhá-la sem necessidade. Podem conversar os três de forma aberta e directa contando com a participação da criança.