As informações contidas neste sítio destinam-se apenas aos profissionais de saúde

As informações contidas neste sítio Web destinam-se exclusivamente aos profissionais de saúde e às pessoas envolvidas na prestação de cuidados de saúde, para o seu exercício profissional. Sou um profissional de saúde ou estou profissionalmente envolvido na prestação de cuidados de saúde.

Melhores rotinas para dormir e cuidados noturnos

Para ajudar os residentes a ter uma boa noite de sono, é importante fornecer cuidados noturnos personalizados. Estamos aqui para o ajudar a compreender as funções do sono, como se relaciona com a incontinência e dicas para criar uma rotina eficiente de cuidados noturnos.

Porque é que o sono é tão importante?

O sono ajuda-nos a recuperar e a revitalizar, e repara o tecido muscular após um dia ativo e estimulante. Durante o repouso, o sistema imunitário identifica os elementos intrusos e "carrega" o reconhecimento desses elementos na sua memória, para melhor resistir às infecções. O sono também consolida as memórias, tornando-as mais nítidas durante as horas de vigília.

O que pode causar visitas nocturnas frequentes?

Para os residentes mais velhos que necessitam de cuidados especiais, a quebra dos padrões de sono pode levar a alterações de humor, perturbações do raciocínio e da memória, maior sensibilidade à dor, maior risco de infeção, maior risco de queda e dificuldade em lidar com as actividades diárias e os programas de reabilitação.

O nosso corpo muda à medida que envelhecemos e o sono torna-se mais superficial, com o risco de despertares frequentes. A função renal também diminui e a bexiga torna-se menos elástica, o que faz com que seja necessário esvaziá-la mais vezes durante a noite.

A idade avançada também aumenta os riscos associados às idas nocturnas à casa de banho. Uma investigação1 de mais de 400 quedas ocorridas em doentes hospitalizados com mais de 60 anos mostrou que mais de 1/3 de todas as quedas estavam relacionadas com a ida à casa de banho e quase metade destas ocorreram durante a noite.

Existem condições médicas e efeitos secundários de medicamentos que podem causar e aumentar a micção nocturna, tais como doenças cardíacas e renais, diabetes, incontinência urinária de urgência e medicamentos diuréticos. Se pensa que tem um problema de saúde subjacente ou que o seu medicamento está a provocar a micção nocturna, contacte o seu médico. Por vezes, uma simples mudança na altura de tomar o medicamento pode ajudar a reduzir os efeitos secundários.

A insónia também pode levar a micções nocturnas mais frequentes, uma vez que é produzida mais urina durante as horas de vigília. Existem muitas doenças crónicas que podem causar insónia, como pernas inquietas, apneia do sono, doença de Alzheimer e Parkinson.

Muitas doenças crónicas também causam desconforto ou dor, pelo que o tratamento de quaisquer perturbações médicas subjacentes e o controlo adequado da dor irão beneficiar o sono e reduzir a produção de urina durante a noite.

Sugestões para uma rotina de cuidados noturnos eficiente

Para ajudar os seus residentes a terem uma boa noite de sono, criámos alguns passos para ajudar a minimizar as interrupções do sono e tornar a sua rotina de cuidados noturnos mais eficiente.

1. Comece pelo básico

Antes de ir para a cama, certifique-se de que o residente esvaziou os intestinos e a bexiga. O residente deve manter uma boa rotina intestinal durante o dia para reduzir o risco de incontinência intestinal durante a noite. Para evitar urinar durante a noite, evite beber líquidos duas horas antes de se deitar. Lembre-se de que a cafeína não só nos mantém acordados, como também pode aumentar a necessidade de urinar, pelo que é melhor reduzir a ingestão de cafeína para uma melhor noite de sono. Existem também condições médicas e efeitos secundários de medicamentos que podem causar e aumentar a necessidade de urinar durante a noite, como a diabetes e os diuréticos.

Para ter mais hipóteses de dormir durante a noite, deve gerir o seu horário de sono diurno e reduzir a frequência e a duração das sestas diurnas. A utilização de meias de compressão e a elevação das pernas durante a tarde também podem reduzir a micção nocturna, uma vez que ajudam o corpo a lidar com a retenção de líquidos que se acumulam ao longo do dia nos membros inferiores.

2. Experimente usar uma almofada nocturna

Se o seu residente for incontinente durante a noite, utilize um penso especificamente concebido para ser utilizado durante a noite. TENA ProSkin Pants Night oferece uma proteção única ao deitar-se com 16% mais de absorção e mantém a pele frágil protegida durante mais tempo. 99% dos prestadores de cuidados dizem que os seus residentes ficam secos durante toda a noite3 e os testes laboratoriais mostraram que ficam 32% mais secos após 7 horas de utilização4. A utilização de TENA ProSkin Pant Night absorve as fugas nocturnas se o seu residente não conseguir ir à casa de banho ou se tiver fugas durante a noite sem acordar.

3. Criar bons hábitos de sono

Se o seu residente estiver a sofrer de perda de sono, considere as suas actividades durante o dia. Está a apanhar ar fresco e a fazer exercício suficiente? Tente incluir alguns alongamentos suaves na sua rotina diária. Está a ver televisão antes de se deitar? Tente ler ou ouvir música calma. Está a beber álcool? Tente reduzir o consumo de álcool, porque, embora induza a sonolência, na realidade interfere com o mecanismo de regulação do sono do corpo. Certifique-se de que o seu residente tem uma rotina de relaxamento que promove um estado saudável e repousante.

4. Mantenha os seus residentes seguros

As idas apressadas à casa de banho sozinhas durante a noite representam um risco para as pessoas idosas. Uma solução é instalar uma cómoda tipo cadeira ao lado da cama. Mas se isso não for possível ou desejável, certifique-se de que o residente tem um caminho livre para a casa de banho. Talvez seja possível instalar luzes com sensores de movimento e eliminar os perigos soltos no caminho. Se o seu residente tiver demência e a deambulação nocturna for uma preocupação, um alarme de cama pode alertá-lo se o residente acordar e se perder.

5. Cuide da pele frágil

O desconforto de um problema de pele incómodo pode ter um impacto sério no sono de um residente e pode contribuir para uma maior necessidade de urinar durante a noite. Para ajudar a manter a saúde natural da pele, desenvolvemos uma solução de cuidados da pele em três passos para quem vive com incontinência:

*Required fields

*Required fields

*Required fields

6. Oferecer proteção, apoio e conforto

Apesar dos seus melhores esforços, os episódios de incontinência nocturna podem ser simplesmente um facto da vida para alguns residentes. Mas pode ajudar a melhorar a sua qualidade de vida através de medidas de proteção e de produtos feitos à medida. Os produtos para incontinência são uma óptima solução, mas certifique-se de que têm o tamanho, o tipo e o nível de absorção adequados para o seu residente e que são colocados corretamente.

*Required fields

*Required fields

Referências:

  1. Rose G, Decalf V, Everaert K, Bower WF. Quedas nocturnas relacionadas com o uso de sanita em doentes hospitalizados: The role of nocturia. Australas J Ageing. 2019;00:1-7. https://doi.org/10.1111/ajag.12696
  2. Comparado com TENA ProSkin Pants Super
  3. 5602: TENA Pants Night, Quant In-home CUT, Polónia, novembro de 2019, n=128
  4. Os testes de laboratório mostram que TENA ProSkin Pants Night é significativamente mais seco (32%) após 7 horas (Rewet Lab Data e medição da 7ª hora de TENA ProSkin Pants Night vs TENA ProSkin Pants Super).

Ler artigos relacionados