O que é o prolapso pélvico e porque ocorre.

Um dos sintomas claros do prolapso é a urinária, mas o que é o prolapso, que órgãos é que afeta e de que maneira é tratável?

A todas estas preguntas respondemos neste artigo porque na TENA acreditamos que não há nada como a informação para a ajudar com problemas de saúde.

A sensação de ter de urinar urgentemente, a dificuldade de esvaziar a bexiga ou o aparecimento de tecido grumoso na vagina são todos sinais de que pode ter prolapso pélvico. É uma patologia muito mais comum do que se crê e ocorre especialmente nas mulheres ao longo dos anos e/ou que tiveram partos vaginais.

O que é o prolapso pélvico?

Basicamente é um enfraquecimento dos músculos pélvicos a tal ponto que não podem suportar os órgãos localizados na pélvis, tais como a bexiga, colo do útero, intestino, reto, uretra e vagina.

A consequência de enfraquecimento é que qualquer um destes órgãos pode descer para a vagina e mostrar-se como tecido saliente na zona genital.

A idade é um fator fundamental no aparecimento desta patologia, e nas mulheres que tiveram partos genitais.  Outros fatores de risco incluem:

  • O esforço necessário para levantar pesos de forma contínua

  • Doenças de longa duração que causem tosse ou .

A probabilidade de prolapso aumenta com a idade.

Sintomatologia e diferentes tipos de prolapso

Os sintomas variam consoante o tipo de prolapso e a gravidade. Não há uma hora exata de início. Pode ser gradual ou súbito. Para além da urinária, o tecido protuberante da vagina pode ser sensível ao toque e pode mesmo causar hemorragia. No entanto, insistimos que cada caso é único e esta patologia pode manifestar-se de formas diferentes em cada mulher.

Destacamos dois tipos de prolapso que afetam fundamentalmente a bexiga e o intestino, e que têm os seus próprios sintomas:

Rectocele: Afeta o intestino e é causado por um enfraquecimento do tecido que separa o reto da vagina. A consequência é uma distensão do reto, que pode saltar para o canal vaginal. Os sintomas que indicam o diagnóstico de uma rectocele são: 



  • Sensação de evacuação incompleta

  • Pressão na pélvis

  • Sensação de um caroço a saltar para dentro da vagina

Uma solução para a obstipação extrema é pressionar com o dedo no períneo, a área entre a vagina e o reto, ou executar a mesma manobra na parte de trás da vagina.

Cistocele: Também é chamado prolapso anterior e ocorre quando a bexiga cai e entra no espaço vaginal. Os sintomas deste tipo de prolapso são:

  • Dificuldades em esvaziar completamente a bexiga enquanto urina;

  • Necessidade frequente de ir à casa de banho;

  • Sensação de um caroço protuberante na vagina.

Neste caso, a bexiga comprime a uretra e as mulheres que sofrem com ela sentem a vontade de urinar e têm a sensação de não terem esvaziado completamente a sua bexiga. Estes sintomas acentuam-se durante o dia, quando há pressão no pavimento pélvico que não ocorre durante a noite, quando o corpo é mantido numa posição horizontal.

Tratamentos para o prolapso dos órgãos pélvicos

Consulte o seu médico se notar algum destes sintomas ou um caroço na sua zona genital! Porque será ele ou ela a diagnosticar e prescrever o tratamento mais adequado para si. Dependendo da gravidade, os sintomas podem ser eliminados, evitando esforços e levantamentos pesados e introduzindo alimentos ricos em fibras e maior ingestão de líquidos para evitar a .

Nestes casos de prolapso ligeiro, os exercícios de Kegel ajudam a fortalecer os e, se não forem eliminados, então reduzir os efeitos secundários do prolapso.

Nos casos mais graves, os médicos prescrevem frequentemente a utilização de uma terapia de substituição de pessário ou estrogénio. E quando o prolapso está muito avançado, a cirurgia é necessária, quer para reposicionar o órgão pélvico que escorregou para fora do lugar, quer para implantar malhas de contenção.

Prolapso e incontinência urinaria

A IU é, sem dúvida, um dos efeitos mais comuns do prolapso pélvico. E se não só a bexiga, mas também o intestino for afetado, podem ocorrer não só perdas de urina, mas também prisão de ventre e fugas fecais. A intestinal é causada pela incapacidade de controlar os movimentos fecais, mas estes casos de prolapso retal ocorrem geralmente em pessoas mais velhas.

Para saberes mais sobre a incontinência urinária feminina