Não deixe que as suas fugas noturnas a mantenham acordada à noite.

Tem necessidade de se levantar várias vezes durante a noite para ir à casa de banho? Sente que a sua bexiga não se esvaziou completamente e tem uma vontade constante de urinar? Sofre de . E em algumas pessoas, especialmente nos idosos, esta necessidade constante pode levar a perdas de urina durante a noite.

Acordar frequentemente para ir à casa de banho é prejudicial para o seu descanso, porque perturba os seus ciclos de sono. Já não é apenas o incómodo de acordar a meio da noite, é a possibilidade de não conseguir dormir o suficiente para enfrentar o dia seguinte.

A noctúria pode ser um efeito secundário de certas doenças e/ou de medicamentos prescritos para essas patologias. Ambas as causas podem ser o gatilho para a necessidade constante de ir à casa de banho durante a noite e estão relacionadas com:

  • Doenças cardíacas e renais
  • Diabetes
  • Medicamentos diuréticos
  • urinária de urgência

Se for esse o caso, consulte o seu médico para ver se ele pode substituir o medicamento por outro que não tenha noctúria como efeito secundário. 

A insónia é outra condição médica que também pode causar noctúria e perdas de urina durante a noite. Certas doenças crónicas, como a síndrome das pernas inquietas, a apneia, a doença de Alzheimer ou a doença de Parkinson, provocam insónias e levam a um aumento da necessidade de urinar.

Mas a passagem do tempo é também um fator que desencadeia o aparecimento de noctúria, sobretudo nas mulheres. Na TENA explicamos-lhe porque é que isto acontece e damos-lhe recomendações sobre como pelo menos diminuir, se não eliminar, o número de vezes que se levanta para urinar.

Causas das perdas de urina noturnas

À medida que envelhecemos, o nosso corpo sofre alterações fisiológicas e é lógico que tenhamos de ir à casa de banho mais vezes. Os perderam o tónus e a bexiga já não funciona como dantes. Levantar-se para ir à casa de banho uma ou duas vezes durante a noite é normal.

A bexiga de um jovem pode conter até meio litro de urina, mas esta quantidade reduz-se normalmente para metade à medida que os músculos da bexiga se tornam menos elásticos.

Além disso, a capacidade de concentrar a urina é reduzida, porque o nosso corpo produz a mesma quantidade de urina durante o dia e durante a noite, só que o nosso corpo não tem a mesma capacidade de a reter.

O seu estilo de vida também influencia o facto de a ser mais ou menos grave. Se beber grandes quantidades de líquidos, é óbvio que a necessidade de ir à casa de banho vai aumentar. E aumentará se também consumir bebidas com cafeína e álcool depois do jantar. E este é o momento em que se pergunta:

O que posso fazer para ir menos vezes à casa de banho à noite?

  • Tente reduzir a ingestão de líquidos duas horas antes de se deitar, mas lembre-se também que não beber pode irritar a bexiga.

  • Não beber café, chá ou álcool antes de ir para a cama.

  • Ir à casa de banho antes de ir para a cama.

  • Se tiver as pernas inchadas, tente colocá-las para cima à noite e usar meias de compressão para evitar a retenção de líquidos e reduzir a noturna, uma vez que ajuda o corpo a eliminar a retenção de líquidos nas pernas.

  • Acordar a meio da noite pode desencadear a necessidade de ir à casa de banho. Se sofre de insónias ou de desconforto durante a noite por várias razões, a resolução destes problemas pode ajudar a reduzir a .

  • Utilize um penso para noturna se sofrer de perdas de urina durante a noite.

  • Inclua exercícios de Kegel na sua rotina para fortalecer os tanto quanto possível.

Em TENA Discreet dispomos de uma vasta gama de produtos específicos para que não tenha de se preocupar com as suas fugas noturnas, adaptados a diferentes graus de absorção.

Descobre como combater a incontinência urinária