Viver com tem alguns desafios. Praticar exercício físico é um deles. Quer seja uma aula de ioga, levantar pesos no ginásio ou apenas uma corrida, a perda de urina pode acontecer em qualquer lugar, a qualquer momento, em mulheres de todas as idades. Mas não deixe que isto a impeça de praticar o exercício físico que necessita.
Porque tenho perdas de urina ao praticar exercício físico?
A a correr ou praticar exercício físico deve-se, normalmente, à . A perda de urina também pode acontecer ao rir, espirrar ou simplesmente ao estar em pé; basicamente, qualquer tipo de atividade que requeira esforço físico, mesmo que não seja intencional. Sendo que pode acontecer a mulheres de todas as idades, é mais comum após o parto. Aqui encontra algumas dicas úteis sobre como gerir a perda de urina durante o exercício e manter-se ativa.
1. Fortaleça o pavimento pélvico com exercícios Kegel
Os exercícios Kegel, ou exercícios para o pavimento pélvico, são uma das formas mais eficazes de melhorar e manter as funções intestinais e da bexiga. Um pavimento pélvico fraco pode torná-la mais suscetível a incontinência de esforço durante o exercício, mas bastam cinco minutos de exercícios Kegel por dia para reduzir significativamente a incontinência. Consulte o nosso guia passo-a-passo aqui. Ou melhor ainda, transfira a nossa aplicação de fitness para pavimento pélvico.
2. Tenha atenção ao que bebe
Embora seja importante manter-se hidratada, especialmente durante a prática de exercício físico, considere não ingerir bebidas com cafeína (por exemplo, café, refrigerante, chá) antes de praticar exercício físico. A cafeína pode causar sensação de urgência e resultar em mais idas à casa de banho.
3. Utilize um pessário ou um tampão
Utilizar um tampão suporta a uretra, o que poderá ajudar a evitar perdas devidas à incontinência de esforço. Um pessário, que é normalmente utilizado por mulheres com prolapso do órgão pélvico para suster o prolapso no lugar, e outros dispositivos intravaginais que dão suporte à uretra podem também aliviar a incontinência urinária de esforço.
4. Proteja-se com pensos ou cuecas para incontinência
Se sente perdas de urina, escusado será dizer que os nossos discretos produtos para incontinência oferecem a melhor proteção para evitar perdas e odor desagradável, permitindo-lhe continuar os seus exercícios com confiança.
5. Treine a bexiga
Assuma o controlo da sua bexiga não indo à casa de banho sempre que sente vontade de urinar. Tal como qualquer músculo no corpo, a bexiga pode ser treinada. Experimente prolongar os intervalos de tempo entre as idas à casa de banho e trabalhe lentamente para prolongar ainda mais estes intervalos de tempo.
6. Esvazie a bexiga
Se sente perdas urinárias durante o exercício, poderá criar o hábito de esvaziar a bexiga antes de praticar exercício físico. Escolher alimentos adequados ao seu sistema digestivo também pode ajudar a evitar gases constrangedores e a que se sinta menos inchada antes de treinar.
Faça o que fizer, não desista de praticar exercício físico.
Como pode ver, existem diversas formas de gerir as perdas ao mesmo tempo que mantém uma vida ativa. Ao mudar alguns hábitos e utilizar os nossos produtos para de proteção, pode ter a confiança que precisa para fazer o que quiser e ser quem quer.