Micção frequente durante a gravidez: causas e dicas

Agora que está grávida, sente que passa muito tempo na casa de banho?  Apesar de a frequente ser um sintoma desagradável que nenhuma grávida gosta de ter, é bastante normal e, na maioria dos casos, não é preocupante. Leia sobre como compreender o que causa a micção frequente durante a gravidez, dicas sobre como gerir a situação e se poderá ser sinal de uma infeção urinária.

Quando começa e o que esperar ao longo da gravidez?

Primeiro trimestre
Embora os sintomas variem de pessoa para pessoa, a frequente é um dos primeiros sintomas mais comuns na gravidez e começa por volta da quarta semana do primeiro trimestre. 
 
Segundo trimestre
À medida que o bebé cresce e a gravidez se desenvolve, a urgência em ir à casa de banho poderá abrandar à medida que os níveis da hormona hCG diminuem. 
 
Terceiro trimestre
É comum que a urgência em ir à casa de banho regresse no fim da gravidez, à medida que o bebé faz mais pressão na bexiga, tornando as idas à casa de banho durante a noite cada vez mais prováveis.
 
No geral, o grau de frequência de micção difere de mulher para mulher. Algumas mulheres sentem esta urgência ao longo de toda a gravidez, outras praticamente nem a sentem. Geralmente, dura até ao nono mês de gravidez, até ao parto, antes de regressar aos níveis normais. 

O que causa a micção frequente durante a gravidez?

Depois de engravidar, o óvulo fertilizado, juntamente com a placenta, começa a produzir uma maior quantidade da hormona hCG. Esta hormona da gravidez aumenta o fluxo de sangue na zona pélvica e rins, que se tornam mais eficazes durante a gravidez. O lado menos positivo é que aparecem sintomas como náuseas e necessidade frequente de urinar. 
 
A maior quantidade da hormona da gravidez também serve para suavizar os músculos e ligamentos no pavimento pélvico, o que ajuda o corpo a preparar-se para o crescimento do bebé e para o parto, mas pode resultar em perdas e .
 
Além disso, à medida que o bebé cresce, fará cada vez mais pressão na bexiga, deixando cada vez menos espaço para armazenar urina. Isto será mais evidente perto do fim do terceiro trimestre, à medida que a cabeça do bebé se move para a pélvis, fazendo mais pressão sobre a bexiga.
 
A retenção de líquidos nas pernas, pés e tornozelos também é normal, especialmente durante o terceiro trimestre. Os líquidos adicionais tendem a acumular-se ao longo do dia nas zonas inferiores do corpo, especialmente se o tempo estiver quente ou se estiver de pé durante longos períodos de tempo. Por isso, quando vai para a cama à noite e tem os pés elevados, os líquidos acumulados durante o dia regressam à corrente sanguínea e seguem pelos rins, onde são filtrados e libertados como urina, causando idas à casa de banho durante a noite.

Dicas para gerir a micção frequente durante a gravidez

Existem algumas coisas que pode fazer para melhorar a frequente e o inchaço e, consequentemente, a necessidade de várias idas à casa de banho durante a noite.
 
Esvazie completamente a bexiga ao urinar
Quando for à casa de banho, incline-se para a frente e apoie-se bem nos pés. Uma posição adequada como esta pode ajudar a esvaziar totalmente a bexiga. 

Evite a cafeína
As bebidas com cafeína, tais como, o café e o chá preto, podem irritar a bexiga, causando uma maior necessidade de micção.

Não beba demasiado antes de ir para a cama…
Se considera que se levanta muitas vezes durante a noite para urinar, experimente reduzir a ingestão de líquidos antes de ir para a cama.

…mas certifique-se de que ingere líquidos em quantidade suficiente
Não ingira menos líquidos achando que isso a ajudará a não ir tantas vezes à casa de banho. O corpo precisa de uma quantidade estável de líquidos durante a gravidez.

Eleve as pernas antes de ir para a cama
Arranje algum tempo para elevar as pernas antes de ir para a cama. Isto pode ajudar a estimular os líquidos acumulados nos tornozelos e pés inchados a passar para a corrente sanguínea, permitindo-lhe urinar antes de ir para a cama.

Evite que os pés e tornozelos inchem durante o dia
Evite, o mais possível, estar de pé durante longos períodos de tempo. Experimente usar meias de compressão, manter os pés elevados quando possível e fazer caminhadas frequentes ou fazer exercícios para os pés.

Utilize produtos para
Se as perdas se tornarem um problema durante a gravidez, utilizar produtos para incontinência da TENA poderá ajudá-la a manter-se seca e segura durante o dia e a noite

A micção frequente durante a gravidez pode ser um sinal de problemas?

Embora a frequente seja normal durante a gravidez, é um problema apenas quando associada a outros sintomas que podem indicar uma infeção do trato urinário (ITU). Estes sintomas podem incluir:
 
  • Dor ou sensação de ardor ao urinar
  • Uma sensação de urgência de urinar mesmo depois de ter acabado de o fazer
  • A urina tem um odor desagradável, está turva ou contém sangue 
  • Uma dor na zona abdominal inferior constante
  • Dores nas costas
  • Sensação de mal-estar geral
  • Perda de urina
 
Ter uma ITU durante a gravidez não é muito agradável, mas felizmente o tratamento é simples. Se for detetada e tratada precocemente, não trará qualquer problema à gravidez. Assim, consulte um médico se sentir algum dos sintomas acima descritos.

Conclusão

A frequente durante a gravidez é comum e, por vezes, desagradável, mas normalmente não é motivo de preocupação. A sensação de urgência pode variar ao longo dos trimestres, mas assim que o bebé nasce vai desaparecendo lentamente. Nessa altura, só terá de cuidar das fraldas do seu bebé.

Related articles