Aprenda a gerir a sua necessidade constante de ir à casa de banho durante a gravidez.

Agora que está grávida, tem a sensação de que passa muito tempo na casa de banho?  Embora a frequente seja um sintoma irritante de que nenhuma mulher gosta, é normal e na maioria dos casos não é motivo de preocupação. Explicamos-lhe porque urina mais e damos-lhe algumas dicas para a ajudar a lidar melhor com os próximos nove meses. 

Sempre tendo em conta que cada mulher é única, durante o primeiro trimestre de gravidez, a micção frequente é um dos sintomas iniciais mais comuns.

No segundo trimestre, e à medida que a gravidez progride, a sensação de urgência pode diminuir, devido à diminuição dos níveis da hormona hCG.

No entanto, no terceiro trimestre, a vontade de ir à casa de banho aumenta, principalmente devido à pressão que o feto exerce sobre a bexiga e a uretra.

Causas fisiológicas da gravidez que levam à micção frequente

Após a conceção, o óvulo fertilizado, juntamente com a placenta em desenvolvimento, começa a produzir uma maior quantidade da hormona hCG, que aumenta o fluxo sanguíneo para a zona pélvica e os rins, que se tornam mais eficientes durante a gravidez. É este processo que provoca náuseas e frequente.

O aumento da presença de hormonas de gravidez também serve para relaxar os músculos e ligamentos do pavimento pélvico, o que ajuda o seu corpo a preparar-se para o feto em crescimento e o seu subsequente parto, mas também pode levar a fugas e .

Além disso, o feto em crescimento irá aumentar a pressão sobre a bexiga, reduzindo o espaço para armazenar a urina. Isto torna-se ainda mais evidente no final do terceiro trimestre, quando o seu bebé é posicionado para o parto e a cabeça é posicionada na pélvis, exercendo ainda mais pressão sobre a bexiga.

Também é normal que se acumule fluido nas pernas, pés e tornozelos, especialmente durante o terceiro trimestre. O fluido extra tende a acumular-se ao longo do dia nas partes inferiores do corpo, especialmente se estiver quente ou se estiver de pé há muito tempo.

Assim, quando se deita e coloca os pés para cima, o fluido que se acumulou durante o dia flui de volta para a corrente sanguínea e através dos rins, onde se escoa como urina, fazendo com que tenha de ir mais vezes à casa de banho à noite.

Recomendações para gerir a sua necessidade constante de ir à casa de banho

Existem certos hábitos ou rotinas que pode pôr em prática para aliviar a sua frequente e pernas inchadas e evitar levantar-se tão frequentemente à noite para usar a casa de banho.

  1. Esvaziar completamente a bexiga ao urinar

    Quando for urinar, incline-se para a frente e coloque os pés bem assentes no chão. Uma boa posição como esta pode ajudá-la a esvaziar completamente a sua bexiga.

  2. Evitar a cafeína

    As bebidas com cafeína, tais como café e chá preto, podem irritar a bexiga e aumentar a necessidade de urinar.

  3. Não beba muito antes de dormir

    Se tiver de se levantar muitas vezes para urinar durante a noite, tente limitar a quantidade de líquido que bebe antes de se deitar.

  4. ... mas certifique-se que bebe o suficiente

    Não beba menos para evitar ir tanto à casa de banho. Durante a gravidez, o seu corpo ainda precisa de um abastecimento constante de líquidos.

  5. Levante as pernas antes de ir dormir

    Tente arranjar tempo para elevar as pernas antes de ir para a cama. Esta ação estimula o fluido acumulado nos tornozelos e pés inchados a viajar para a corrente sanguínea e urinar antes de ir para a cama.

  6. Evite que os seus pés e tornozelos inchem durante o dia

    Tentar sempre que possível, não permanecer de pé durante longos períodos de tempo. Tente usar meias de compressão, colocar os pés para cima quando tiver a oportunidade e fazer caminhadas frequentes ou exercício de pés.

  7. Usar produtos para

    Se as fugas estão a tornar-se um problema durante a gravidez, use os produtos de incontinência TENA. Ajudá-la-ão a sentir-se seca e protegida tanto de dia como de noite.

Dicas para gerir a micção frequente durante a gravidez

Existem algumas coisas que pode fazer para melhorar a frequente e o inchaço e, consequentemente, a necessidade de várias idas à casa de banho durante a noite.
 
Esvazie completamente a bexiga ao urinar
Quando for à casa de banho, incline-se para a frente e apoie-se bem nos pés. Uma posição adequada como esta pode ajudar a esvaziar totalmente a bexiga. 

Evite a cafeína
As bebidas com cafeína, tais como, o café e o chá preto, podem irritar a bexiga, causando uma maior necessidade de micção.

Não beba demasiado antes de ir para a cama…
Se considera que se levanta muitas vezes durante a noite para urinar, experimente reduzir a ingestão de líquidos antes de ir para a cama.

…mas certifique-se de que ingere líquidos em quantidade suficiente
Não ingira menos líquidos achando que isso a ajudará a não ir tantas vezes à casa de banho. O corpo precisa de uma quantidade estável de líquidos durante a gravidez.

Eleve as pernas antes de ir para a cama
Arranje algum tempo para elevar as pernas antes de ir para a cama. Isto pode ajudar a estimular os líquidos acumulados nos tornozelos e pés inchados a passar para a corrente sanguínea, permitindo-lhe urinar antes de ir para a cama.

Evite que os pés e tornozelos inchem durante o dia
Evite, o mais possível, estar de pé durante longos períodos de tempo. Experimente usar meias de compressão, manter os pés elevados quando possível e fazer caminhadas frequentes ou fazer exercícios para os pés.

Utilize produtos para
Se as perdas se tornarem um problema durante a gravidez, utilizar produtos para incontinência da TENA poderá ajudá-la a manter-se seca e segura durante o dia e a noite. 

A micção frequente durante a gravidez pode ser um sinal de problemas?

Embora a frequente seja normal durante a gravidez, é um problema apenas quando associada a outros sintomas que podem indicar uma infeção do trato urinário (ITU). Estes sintomas podem incluir:
 
  • Dor ou sensação de ardor ao urinar
  • Uma sensação de urgência de urinar mesmo depois de ter acabado de o fazer
  • A urina tem um odor desagradável, está turva ou contém sangue 
  • Uma dor na zona abdominal inferior constante
  • Dores nas costas
  • Sensação de mal-estar geral
  • Perda de urina
 
Ter uma ITU durante a gravidez não é muito agradável, mas felizmente o tratamento é simples. Se for detetada e tratada precocemente, não trará qualquer problema à gravidez. Assim, consulte um médico se sentir algum dos sintomas acima descritos.

Conclusão

A frequente durante a gravidez é comum e, por vezes, desagradável, mas normalmente não é motivo de preocupação. A sensação de urgência pode variar ao longo dos trimestres, mas assim que o bebé nasce vai desaparecendo lentamente. Nessa altura, só terá de cuidar das fraldas do seu bebé.

Descobre como reduzir as perdas de urina durante a gravidez