Infeção do trato urinário na gravidez

Contrair uma infeção do trato urinário (ITU) na gravidez não é muito agradável, mas pode ser tratada. Devido a um maior risco de complicações, o tratamento da ITU em mulheres grávidas é diferente do tratamento utilizado na população geral e o diagnóstico precoce é fundamental. 
 
Em muitos países, se já teve uma ITU ou qualquer outra doença que aumente o risco de ITU, a triagem de bactérias no trato urinário faz parte da rotina das consultas de obstetrícia. Se está grávida e acha que pode ter uma ITU mas ainda não falou com o seu médico, deve fazê-lo o mais rapidamente possível. 

O que acontece se uma ITU não for tratada?

O tipo de ITU mais comum ocorre no trato urinário inferior, infetando a uretra e bexiga. Se não for tratada, a infeção pode propagar-se para os ureteres e rins, no trato urinário superior. Os sintomas de uma ITU superior são consideravelmente piores e podem incluir dores nas costas, náuseas e febre. A gravidez também aumenta o risco de infeção renal.

Uma ITU pode afetar o meu bebé ou a gravidez?

Com uma deteção precoce e tratamento eficaz, uma ITU não será prejudicial para o seu bebé. No entanto, se não for tratada, uma ITU pode piorar e propagar-se para o trato urinário superior. Caso aconteça, pode afetar negativamente o bebé, sendo que as ITU superiores estão associadas a tensão arterial elevada, partos prematuros e baixo peso à nascença. Certifique-se de que contacta o seu médico se suspeitar que tem uma ITU. O médico saberá o que fazer.

Uma ITU pode afetar a minha gravidez?

Uma ITU durante a gravidez pode induzir o parto antes do momento esperado. Uma ITU também acarreta um maior risco de tensão arterial elevada e de lhe rebentarem as águas demasiado cedo. Com uma deteção atempada, a condição é facilmente tratada.

Como posso saber se tenho uma ITU?

As idas frequentes à casa de banho são normais na gravidez, por isso pode ser complicado detetar uma ITU. Estes são alguns dos sintomas que podem indicar uma infeção:
 
  • Contrações ou dor abdominal
  • Dores nas costas
  • Pouca quantidade de urina de cada vez
  • Dor ao urinar
  • Vestígios de sangue na urina
  • Urina com odor forte, ou urina escura ou turva
  • Sensação de frio, normalmente não acompanhada por febre
  • urinária súbita

Ocorrem sempre sintomas na ITU?

Não. Uma ITU pode estar presente e requerer tratamento, mesmo que não sinta qualquer um dos sintomas. Uma consulta com um profissional de saúde, que irá realizar um teste de urina, confirmará a situação.

Como é possível detetar uma ITU?

Um teste de urina é o método padrão para detetar uma ITU. Este teste deve ser realizado pela equipa de obstetrícia para confirmar a existência de bactérias.

É possível confundir outras condições com uma ITU?

A bacteriúria assintomática (ABU) refere-se às bactérias no trato urinário que não produzem sintomas, para além de urina turva ou com odor forte. Normalmente, esta condição não é prejudicial e não requer antibióticos. No entanto, isto não se aplica à gravidez.
 
As mulheres grávidas com ABU têm maior risco de desenvolver uma infeção do trato urinário superior, que apresenta sintomas e não é saudável para o feto. Os antibióticos podem reduzir significativamente o risco e poderão ser recomendados pelo seu médico caso seja detetada uma ABU.
 
A desidratação também pode provocar urina escura, turva e com odor desagradável. Por isso, certifique-se de que se hidrata adequadamente.

Como posso saber se a ITU desapareceu?

Depois de terminar o antibiótico, o seu médico irá pedir-lhe que realize um novo teste de urina. Este teste confirmará se as bactérias ainda estão presentes.

Posso ter relações sexuais caso tenha uma ITU?

Sendo que as ITU não são sexualmente transmissíveis, é possível ter relações sexuais quando tem uma ITU ou quando está a ser tratada para uma ITU.

O que posso fazer para prevenir uma ITU?

Existem várias medidas que pode adotar para reduzir a probabilidade de uma infeção. Estas medidas podem ajudar:
 
  • Mantenha-se hidratada
  • Tome duche e não banho de imersão
  • Vá à casa de banho logo após a relação sexual
  • Vá à casa de banho quando sente necessidade, não espere
  • Tente sempre esvaziar completamente a bexiga
  • Limpe sempre da frente para trás
  • Tenha cuidados adicionais para manter a zona genital limpa
  • Utilize produtos de limpeza adequados, evite sabonetes agressivos
  • Utilize um creme protetor para ajudar a hidratar a pele genital sensível

O que devo fazer se suspeitar que tenho uma ITU?

Em primeiro lugar, contacte o seu médico.