Presta atenção às infeções urinarias durante a gravidez.

Se estiver grávida, deve estar alerta para quaisquer sintomas que possam indicar que tem uma infeção do trato urinário (ITU), porque para além dos desconfortos habituais, pode ter uma infeção do trato urinário (IU). (linkar a ¿Las infecciones urinarias provocan incontinencia?), você e o seu bebé podem sofrer complicações.

A deteção precoce e o tratamento antibiótico são cruciais para as mulheres grávidas, especialmente para evitar que a infeção se propague ao trato urinário superior (ureteres e rins) e possa causar danos à mãe grávida e ao feto.

De facto, em muitos países, se a mulher teve um IU anterior ou qualquer outra doença que aumente o risco de IU, o rastreio de bactérias nas vias urinárias faz parte dos cuidados de maternidade de rotina.

Os sintomas que podem indicar que sofre de um ITU incluem:

  • Sensação de dor ou picada durante a ;

  • Ter a vontade de urinar mesmo depois de o ter feito;

  • A urina tem um odor desagradável, é turva ou contém sangue;

  • Dor constante na parte inferior do abdómen;

  • Dores na zona lombar;

  • Desconforto geral;

  • Fuga de urina.

O que acontece se uma IU não for tratada?

Se a infeção no trato inferior – uretra e bexiga – não for detida, a infeção pode alastrar aos ureteres e rins, causando sintomas mais graves:

  • Náuseas

  • Febre

  • Infeção renal

No caso do seu bebé, uma infeção do trato urinário superior tem um impacto negativo porque afeta a sua tensão arterial elevada e pode levar a um parto prematuro e a um baixo peso à nascença.  Precisamente por estas razões, é muito importante que vá ao seu médico ao primeiro sinal de sintomas, para que um teste de urina possa confirmar a infeção. Uma vez que os antibióticos tenham terminado, o médico irá normalmente pedir-lhe que faça um teste de urina adicional para confirmar se a bactéria persiste ou não.

Outras patologias que podem confundir-se com uma IU

Bactéria assintomática (BA) refere-se à presença de bactérias no trato urinário que não produzem outros sintomas para além de urina turva ou com cheiro fétido. Esta condição é geralmente inofensiva e não requer antibióticos. Contudo, este não é o caso durante a gravidez.

As mulheres grávidas com (BA) correm um risco acrescido de desenvolver uma infeção do trato urinário superior, que tem sintomas e é pouco saudável para o feto. Os antibióticos reduzem grandemente este risco.

A desidratação também pode causar urina escura, turva e com cheiro fétido. Certifique-se de que hidrata adequadamente.

10 dicas para prevenir a infeção do trato urinário

  1. Mantém-te hidratada;

  2. Escolher o duche e não o banho;

  3. Limpe a sua zona genital após a relação sexual;

  4. Vá a casa de banho as vezes que forem necessárias – não espere!;

  5. Tente esvaziar completamente a sua bexiga para evitar possíveis concentrações de urina e crescimento bacteriano;

  6. Limpe sempre de frente para trás;

  7. Intensifique a higiene na sua zona genital;

  8. Utilizar produtos de limpeza adequados e evitar sabonetes duros;

  9. Um creme protetor irá ajudar a proteger e regenerar a sua pele genital sensível;

  10. Se usar pensos ou pensos para perdas de urina, troque-os com a frequência necessária para manter a sua pele seca, saudável e segura.
¡Ah e não deixe que uma gravidez ou uma infeção do trato urinário o impeça de ter relações sexuais com o seu parceiro! Desfrute desses momentos desde que os seus sintomas desde que os seus sintomas UI lhe permitam fazê-lo.
 
Em TENA temos uma vasta gama de produtos absorventes, especificamente concebidos para reter as perdas de urina, por muito fortes que sejam, e eliminar a humidade e o odor.

Descobre como reduzir as perdas de urina durante a gravidez