Grávida ou não, não deixe que as perdas de urina tomem conta da sua vida
Esta cena pode ser-lhe familiar. Está grávida e desesperada para ir à casa de banho urinar. Está a tentar girar a chave na fechadura da sua porta da frente. Quando finalmente chega à casa de banho, já teve uma pequena perda de urina. Não está sozinha nisto. Mulheres de todas as idades perdem urina – durante a gravidez, quando espirram, tossem ou até quando riem. Os eventos da vida, pequenos e grandes, podem causar estas perdas. Neste artigo, analisamos as razões porque isto acontece e apresentamos algumas dicas úteis para a ajudar a lidar com este problema surpreendentemente comum.
Imagem de arquivo - Com pose de modelo.
Porque é que as mulheres têm perdas de urina durante a gravidez?
Existem vários motivos para que sinta necessidade de urinar mais quando está grávida, os quais são perfeitamente normais e não há necessidade de se preocupar com eles.
Durante a gravidez, o volume de sangue aumenta progressivamente, levando os rins a produzirem mais urina – por isso, você vai mais vezes à casa de banho. À medida que o seu útero expande com o crescimento do seu bebé, este aplica pressão sobre a sua bexiga.
As hormonas que preparam as suas articulações e ligamentos para o parto enfraquecem os músculos que controlam o fluxo urinário, e a (comum tanto na gravidez como após o parto) aplicará ainda mais pressão sobre o pavimento pélvico e sobre a bexiga. Tudo isto afeta o suporte em torno do seu tracto urinário, resultando numa maior probabilidade de ocorrerem pequenas fugas.
Poderá sentir necessidade de se levantar uma (ou várias) vez(es) durante a noite para ir à casa de banho. Isto sucede porque vai haver um retorno, dos líquidos retidos nas suas pernas e pés, para a corrente sanguínea quando está deitada.
Também poderá suceder que venha a sentir o que se conhece por urinária de esforço. Isto acontece quando se escapa um pouco de urina ao haver uma maior pressão sobre a sua bexiga, como quando ri, tosse ou espirra. É bastante comum, por isso, não se preocupe.
Quando tenho perdas durante a gravidez, trata-se sempre de urina?
As perdas que ocorrem durante a gravidez são, muito provavelmente, de urina. Se colocar um penso diário na sua roupa interior e o fluido for amarelado, então provavelmente é urina. Mas se estiver preocupada com uma possível perda de líquido amniótico, contacte o seu médico ou obstetra – um exame rápido irá determinar se está tudo bem e tranquilizá-la.
Perdas urinárias após a gravidez
Próximo da altura do parto, os seus órgãos (incluindo a sua bexiga e uretra) já se terão deslocado o suficiente para dar espaço a esta nova vida. Os (envolvendo a sua uretra, a sua vagina e o seu ânus) terão sido esticados e puxados em todas as direções. Tente ter paciência e lembre-se que, após o parto, o corpo precisará de tempo para se reajustar.
Que efeito teve o parto sobre a minha bexiga?
Se, durante o parto, exerceu muita força e houve muitas contrações, inevitavelmente isto tem efeitos sobre o pavimento pélvico. e, por sua vez, haverá depois uma ligeira perda de controlo da bexiga. Isto é totalmente natural e extremamente comum. Lembre-se apenas de que você e o seu corpo necessitam de tempo para se reajustar e que milhões de outras mulheres tiveram a mesma experiência.
Durante quanto tempo durarão estas perdas de urina?
Geralmente, estas ocorrem durante os últimos meses de gravidez e nas primeiras semanas após o parto. Simultaneamente, não é fora do comum que ocorram ocasionalmente alguns “acidentes” durante um período mais longo de tempo.
Embora as perdas sejam comuns, você não é obrigada a deixá-las ditar o seu estilo de vida. Ao usar produtos TENA Lady (LINK), pode descontrair e sentir-se confiante sabendo que, se ocorrerem, continuará seca, livre de odores e confortável, onde estiver e em quaisquer circunstâncias.
No entanto, se estiver preocupada com a possibilidade de ter algum problema mais grave na bexiga, é sempre boa ideia falar com o seu médico.
Quatro fantásticas dicas que ajudam a reduzir as perdas de urina
1. Desenvolva um pavimento pélvico mais forte
Um pavimento pélvico forte pode ajudar a reduzir o risco de perdas de urina. Aqui (LINK) poderá encontrar alguns exercícios simples, que pode realizar em casa para fortalecer os . Mulheres de todas as idades dizem-nos que realizar estes exercícios durante alguns minutos por dia, realmente ajuda, fazendo-as sentir-se confiantes e com maior controlo sobre os seus corpos, o que é sempre bom!
Se deu à luz recentemente, é boa ideia começar a fazê-los deitada para evitar exercer pressão adicional sobre a zona pélvica. No entanto, com o tempo poderá fazê-los praticamente em qualquer lugar. Até mesmo enquanto conduz, anda de autocarro ou no seu local de trabalho!
2. Não apresse a sua ida à casa de banho
Todos fazemos isto! Quando estamos stressados, a tentação é apressar a ida à casa de banho. Isto nunca é uma boa ideia – até mesmo uma pequena quantidade de na bexiga pode aumentar o risco de desenvolver infeções urinárias. Por isso, tente sempre esvaziar completamente a sua bexiga. Uma ótima dica é inclinar-se para a frente no assento da sanita. Esta é a posição mais eficaz para esvaziar a bexiga.
3. Tente aumentar a distância entre idas à casa de banho
Durante os últimos meses de gravidez, a sua bexiga suporta menos urina pois está a ser pressionada pelo seu bebé. Naturalmente, após o parto, a bexiga precisa de se habituar a suportar novamente uma maior quantidade.
Regra geral, você deve ir à casa de banho cerca de 4 a 8 vezes por dia, ou a cada 4 a 6 horas. A capacidade média da bexiga ronda os 300-500 ml, por isso, se estiver a urinar muito menos do que isto, tente aumentar a distância, em termos de tempo, das idas à casa de banho. Isto ajudará a aumentar a quantidade que a sua bexiga consegue suportar e, simultaneamente, exercitará os tais importantes músculos do pavimento pélvico.
4. Não fique tentada a beber menos água
É a conclusão mais natural do mundo – estou a urinar com muita frequência, então vou beber menos água. Não podemos deixar de enfatizar o quão errado isto é! Até mesmo se estiver com dificuldades em controlar a sua bexiga, nunca restrinja a quantidade de água que ingere, especialmente se estiver a amamentar. Beber menos leva à desidratação que, por sua vez, torna a sua urina mais concentrada. Isto pode irritar a bexiga, criando a vontade de ir à casa de banho até mesmo quando esta não está cheia. Portanto, hidrate-se bem – beber água ajuda a digestão, alivia a e mantém a urina saudável, reduzindo o risco de desenvolvimento de infeções do tracto urinário ou da bexiga.
Porquê usar pensos diários normais quando há uma alternativa melhor?
Usar um penso diário pode ser a sua primeira opção quando lida com perdas. São práticos e provavelmente até tem alguns em casa ou na sua carteira, mas lembre-se, estes não foram concebidos para lidar especificamente com as perdas de urina. No entanto, a gama TENA Lady foi. Os nossos produtos oferecem uma tripla proteção contra perdas, odores e humidade e, graças à sua tecnologia microPROTEX™ única, são extremamente absorventes. – e, apesar das suas qualidades muito superiores, não são maiores do que um penso menstrual normal. Veja aqui (LINK) a gama completa e não hesite em contactar-nos para descobrir o produto certo para si.