A é uma etapa da vida pela qual todas as mulheres passam; está mais frequentemente associada às mudanças do nosso corpo, da menstruação e da fertilidade. É uma parte bem conhecida da vida feminina, mas sabia que na realidade é constituída por duas fases diferentes? São elas a perimenopausa, que ocorre vários anos antes da menopausa, e a própria menopausa.
Neste guia vamos aprofundar estas duas fases e os sinais, sintomas e mudanças a ter em conta, além disso, vamos também analisar a pré e pós-menopausa, e o que se pode esperar em cada uma delas.
O que é a perimenopausa?
A perimenopausa é frequentemente confundida com a pré-menopausa, que se refere ao momento da sua vida em que é fértil e tem menstruação (período), seja ela regular ou irregular.
Perimenopausa significa “por volta da menopausa” e refere-se à altura em que os ovários começam gradualmente a produzir menos estrogénio. A perimenopausa começa geralmente vários anos antes da e as pessoas começam a senti-la em idades diferentes. Poderá notar sinais e sintomas de perimenopausa na casa dos 40 anos, ou poderá reparar neles na casa dos 30 ou mesmo antes.
Sinais e sintomas da perimenopausa
Eis algumas das mudanças que poderá sentir:
- Menstruação irregular
- Síndrome pré-menstrual
- Aumento de peso
- Afrontamentos
- Alterações de humor
- Sensibilidade mamária
- Cansaço
- Dificuldade em dormir
- Dores de cabeça
- Diminuição do desejo sexual
- Infeções do trato urinário (ITU)
- Problemas de fertilidade
- Secura vaginal e/ou desconforto durante as relações sexuais
- Perdas urinárias ao tossir ou espirrar
- Urgência urinária
O que é a menopausa?
A é quando o corpo deixa de produzir tanto estrogénio e já não liberta um óvulo todos os meses. Isto significa que deixa de ter a menstruação (período). Não saberá que passou oficialmente pela menopausa até ter passado um ano inteiro sem menstruação.
A menopausa ocorre normalmente entre os 45 e os 55 anos, mas é mais comum no início dos 50 anos de idade.
Sinais e sintomas da menopausa
Durante a fase em que deixa de menstruar, pode contar com muitos dos mesmos sintomas que sentiu durante a fase de perimenopausa. Alguns dos sinais e sintomas mais comuns da incluem:
- Afrontamentos
- Suores noturnos
- Dificuldade em dormir
- Diminuição do desejo sexual
- Problemas de memória e concentração
- Secura vaginal e/ou desconforto durante as relações sexuais
- Dores de cabeça
- Alterações de humor
- Palpitações cardíacas
- Rigidez das articulações
- Redução da massa muscular
- Infeções recorrentes do trato urinário
- Urinar frequentemente
Embora muitos destes sintomas possam ser tratados através de mudanças no estilo de vida ou falando com o seu médico de família, podemos certamente ser de ajuda no que respeita a urinar frequentemente, o que é um sintoma de urinária. Para a ajudar neste tipo de situação temos à sua disposição a nossa gama de produtos, como os pensos diários TENA Lights que são perfeitos para pequenas perdas ocasionais, e artigos de apoio.

PENSOS DIÁRIOS TENA LIGHTS
Proteção de absorção rápida para a pele sensível
Se por vezes tiver pequenas perdas, tiver uma pele sensível e não tiver a certeza de como resolver esta situação, isto pode ser exatamente aquilo de que tem andado à procura.
O que pode acontecer na pós-menopausa?
A pós-menopausa começa após ter passado um ano inteiro desde a última menstruação. Por esta altura, espera-se que a maioria dos sintomas da tenha atenuado e poderá notar um aumento de energia.
Dependendo de determinados fatores, incluindo um nível mais baixo de estrogénio, existe a possibilidade de um risco acrescido de se ter determinados problemas de saúde, como osteoporose, doença cardíaca e alterações na vagina e na bexiga. Manter-se saudável e ativa afeta positivamente as probabilidades de ocorrência de algum destes problemas, mas cada mulher é diferente, por isso fale com o seu médico para saber o que pode fazer para se manter a par das coisas.
Se tiver alguma preocupação durante qualquer fase da menopausa, consulte o seu médico de família para obter aconselhamento. Poderão sugerir-lhe a terapia hormonal de substituição (THS), outros medicamentos ou dicas para alterar o seu estilo de vida de modo a criar novos hábitos que a ajudem à medida que passa pela menopausa. Para mais informações, consulte a nossa página de apoio à menopausa.