Como lidar com as perdas durante a menopausa

O envelhecimento traz consigo muitas vantagens. A experiência de vida acumulada dá-nos autoconfiança e o sentido do que realmente importa na vida. Talvez os filhos já sejam adultos e tenha tempo disponível para fazer tudo aquilo que deixou de lado durante anos por causa da educação dos filhos ou durante o início agitado de uma carreira. A não deve interferir naquilo que mais gosta de fazer, mas existem algumas coisas que podem ser úteis saber nesta nova etapa da sua vida.
 
A maioria das pessoas já ouviu falar dos sintomas comuns da menopausa, como afrontamentos e mudanças de humor, mas um tema menos discutido é como a menopausa pode afetar o trato urinário e a bexiga. Cerca de 50% das mulheres na pós-menopausa têm perdas de urina de vez em quando1, por isso é certamente algo sobre o qual todos nós deveríamos falar mais. 
 
Neste artigo vamos analisar a razão pela qual a menopausa pode causar , além de um par de opções de tratamento que podem ser úteis para facilitar algumas das mudanças no seu corpo.

Porque é que a menopausa pode causar incontinência e problemas urinários?

Quando se passa pela , o corpo reduz os níveis de produção de estrogénio. O estrogénio está envolvido em muitas funções corporais e desempenha um papel importante na manutenção da saúde da bexiga e do trato urinário. A diminuição dos níveis de estrogénio pode causar sintomas como secura vaginal, frequência urinária, urgência e perdas de urina.
 
Estes sintomas são coletivamente conhecidos por “síndrome geniturinária da menopausa” (SGM). Entre 40 a 60% das mulheres na pós-menopausa passam pela SGM, mas poucas são as que procuram tratamento.

Diferentes tipos de incontinência que pode ter devido à menopausa e à SGM

de esforço
Os sintomas da incontinência de esforço incluem perdas de urina ao tossir, espirrar, rir, saltar ou levantar pesos.
 
Se sente frequentemente uma necessidade súbita e premente de urinar, ou por vezes não consegue chegar à casa de banho a tempo, poderá ter incontinência de urgência. Pode também acordar várias vezes durante a noite com vontade de urinar, uma condição chamada noctúria.

O que se pode fazer para gerir a incontinência durante a menopausa

Estas são algumas das medidas que pode tomar para aliviar os sintomas da SGM e gerir a durante a menopausa:
  • Fortaleça o pavimento pélvico para que seja mais capaz de controlar a bexiga e pequenas perdas.
  • Evite cafeína e álcool, pois podem irritar a bexiga e causar sensações de urgência.
  • Limite a quantidade de líquidos que bebe à noite, para que seja menos provável ter de interromper o sono para ir à casa de banho.
  • Explore produtos que possam ajudar a lidar com pequenas perdas, como o TENA Lights, o nosso penso diário fino e discreto com rápida absorção para a proteção da pele mais sensível.
  • Se a incontinência estiver a ter um efeito negativo na sua rotina diária e qualidade de vida, recomendamos-lhe que fale com o seu médico de família para obter uma avaliação e um diagnóstico adequado. Poderá haver um tratamento médico disponível e ele saberá dar-lhe o melhor aconselhamento para o seu caso específico.
 
Para ajuda e apoio adicional na menopausa, saiba mais sobre as fases da menopausa e aprenda como a pode ter repercussões na sua saúde mental. 

Conheça os nossos pensos diários TENA Lights

Mais informações