Sente-se em baixo? Explicamos porquê e ajudamo-la a combatê-lo.

Sente-se exausta, não tem vontade de fazer nada e, no entanto, sente-se atormentada pelo pesar de ter demasiado que fazer e de não conseguir lidar com o seu corpo. É este o sentimento que muitas mulheres experimentam durante as várias fases da .
 
À medida que se aproxima o fim do período fértil, instala-se a incerteza e surge a pergunta: Será que me vou sentir assim a partir de agora e para sempre? 
 
As alterações hormonais que o seu corpo sofre são as principais responsáveis pelo seu declínio físico e, como veremos noutros artigos, pelas suas constantes mudanças de humor, fadiga mental e baixa auto-estima. 
 
Para sua tranquilidade, explicamos que é muito comum que os sentimentos de ansiedade se manifestem porque a diminuição dos estrogénios provoca também uma queda na produção natural de endorfinas e serotonina, substâncias químicas que proporcionan sensações de bem-estar e felicidade. Níveis baixos de serotonina estão frequentemente associados ao aparecimento de depressão.

Causas do envelhecimento físico

Os efeitos físicos da , como o aumento de peso, a dificuldade em adormecer, os fluxos de calor, as dores de cabeça e a rigidez das articulações, contribuem sem dúvida para o seu estado físico e emocional. 
 
Para evitar as consequências de todos os sintomas que acompanham a menopausa, nas suas três fases - perimenopausa, menopausa e pós-menopausa - é necessário começar a modificar o seu estilo de vida. O repouso é essencial, assim como uma alimentação equilibrada. () e a prática de algum tipo de exercício. Estes ajudá-la-ão, se não a eliminar, a reduzir tudo o que lhe está a acontecer física e mentalmente e que a oprime tanto.
 
Esta sensação de cansaço pode concentrar-se em determinadas partes do corpo. É muito comum que algumas mulheres sintam as pernas cansadas ou inchadas e até tenham cãibras. Isto acontece devido à perda de tónus muscular. Pode combatê-la estimulando a circulação sanguínea, elevando as pernas, tomando duches quentes e usando calçado adequado e meias de compressão para a ajudar a enfrentar esta fadiga. 
 
A dor de cabeça é outro sintoma recorrente, inevitavelmente ligado ao stress, às suas preocupações quotidianas e à depressão ou irritabilidade causadas por alterações hormonais. Estas podem afetar o funcionamento dos vasos sanguíneos e influenciar o sistema nervoso. Quanto menos estrogénio o seu corpo tiver, mais a glicose é reduzida e pode impedir que chegue oxigénio suficiente às células do seu corpo. O aparecimento da urinária é sem dúvida, mais uma preocupação que deve ser abordada.

Ajudamo-la a lutar contra o seu declínio

Para começar, Não se isole e mantenha a sua autoconfiança! Todas as mulheres passam por esta fase da sua vida e os especialistas recomendam que partilhe o que sente com as suas amigas. Mas tenha sempre em conta que a nunca é igual para todas. O facto de outras terem passado por maus momentos não significa que isso lhe vá acontecer a si e vice-versa. No entanto, é bom saber o que lhe vai acontecer, porquê e como pode minimizar os efeitos. 
 
É por isso que, em TENA apostamos na informação, porque é a melhor forma de eliminar a incerteza e de enfrentar a menopausa com o otimismo de que, mais cedo ou mais tarde, os sintomas desaparecerão. e entrará numa nova fase da sua vida em que poderá ter mais tempo para se divertir e para ver a vida com a serenidade que vem com a maturidade.
 
E para que esta transição seja mais confortável para si, aqui ficam algumas recomendações: 
 
  • Tente dormir mais, mesmo que a menopausa dificulte o sono.
  • Evite café, chá, refrigerantes ou bebidas energéticas seis horas antes de se deitar. Isto também evita que acorde muitas vezes durante a noite com necessidade de urinar (noctúria).
  • Se é fumadora, esta é uma boa altura para deixar de fumar.
  • Reduza o stress tanto quanto possível.
  • Uma dieta saudável e equilibrada ajudá-la-á a sentir-se melhor.
  • Mantenha os seus níveis de açúcar no sangue para evitar tonturas.
  • Já pensou em meditar? Se se atrever, pode ajudá-la a sentir-se melhor.

E quanto à incontinência urinária

As alterações na bexiga podem ser um fator desencadeante de problemas urinários e pode começar a ter pequenas perdas de urina, especialmente quando se esforça, ri ou espirra. Mas em momento algum isso a vai impedir de levar uma vida normal. Em TENA trabalhamos para conceber produtos absorventes que se adaptem às suas necessidades e aos seus níveis de fugas - a vida não pára e tem de ser aproveitada!

Saiba mais sobre a menopausa