Ao entrar na é comum sentir alterações de humor e na forma como se sente de um modo geral. Muitas mulheres reportam sentimentos de ansiedade, irritação, “confusão mental” e baixa autoestima, assim como a impressão de que se chegou ao fim de uma era. Muitas de nós sentem-se invisíveis neste momento das nossas vidas e lutam para descobrir o seu lugar na sociedade.
Estes sentimentos são, em grande medida, causados pelas alterações hormonais que está a atravessar – a diminuição dos níveis de estrogénio pode causar o caos nas suas emoções e fazê-la sentir todo o tipo de coisas horríveis.
Os efeitos físicos da menopausa, tais como afrontamentos, dores de cabeça e rigidez nas articulações, podem também causar efeitos indesejados, levando-a a sentir-se, compreensivelmente, frustrada e deprimida.
Se está a sentir algum destes sintomas, saiba que não está sozinha. Continue a leitura para saber mais sobre como é que a menopausa pode afetar a sua saúde mental e os passos que pode dar para os ultrapassar.
Problemas mentais comuns associados à menopausa
Sentir-se em baixo durante a
As alterações hormonais durante a menopausa podem causar sentimentos de baixa autoestima e mau humor. Isto porque o estrogénio, que controla o ciclo menstrual, também influencia a serotonina, um químico que promove sentimentos de bem-estar e felicidade.
Se tiver um historial de depressão, pode reconhecer algumas emoções familiares que se começam a acumular, o que pode ser assustador, mas lembre-se que estes sentimentos são muito comuns durante a menopausa, podem ser tratados e vão passar.
Sentimentos de ansiedade durante a menopausa
Determinados sintomas da menopausa podem induzir ou estar associados a sentimentos de ansiedade. Os afrontamentos podem assemelhar-se muito a um ataque de pânico, uma vez que ambos podem causar batimentos cardíacos acelerados e fazer com que se sinta quente e a transpirar.
Durante a menopausa também pode ter problemas em dormir e o cansaço pode desencadear sentimentos de ansiedade.
Alterações de humor durante a menopausa
As alterações de humor são um sintoma comum da menopausa. A diminuição dos níveis de estrogénio pode desencadear alterações no seu estado de espírito e fazer com que se sinta menos controlada do que normalmente se sente.
Isto pode, compreensivelmente, influenciar a forma como se sente a respeito de si própria e também pode exercer alguma tensão nas relações, mas ser franca e sincera consigo própria e com aqueles que ama sobre o que está a passar pode ajudá-la a ultrapassar este período da sua vida e ajudar os seus entes queridos a compreender o que está a passar.
Fatores físicos da menopausa que podem influenciar o humor
Muitos dos sintomas físicos da menopausa são bem conhecidos, como o aumento de peso, dores de cabeça e dores nas articulações. Qualquer um destes sintomas pode fazê-la sentir-se em baixo nos momentos mais impróprios, por isso não é surpreendente que tenham impacto no seu estado de espírito. Além disso, há sempre a possibilidade de episódios de durante este período, o que pode acarretar problemas próprios que afetarão a forma como se sente em relação a si mesma, mas esperamos que isso seja algo em que a possamos ajudar.
Manter-se confiante durante a menopausa
Todos os sentimentos que mencionámos acima podem afetar a sua confiança e autoestima, mas há determinadas coisas que pode fazer para gerir estes sentimentos e ajudá-la a manter-se confiante durante a menopausa:
Já está no caminho certo para alcançar isto: ler sobre a para compreender o que se passa com o seu corpo e o que pode fazer para prevenir e ajudar a atenuar os sintomas da menopausa, a fim de lhe permitir obter os conhecimentos necessários para compreender como prevenir e diminuir os sintomas.
Monitorize o seu estado de espírito e identifique padrões na forma como se possa sentir. Determinadas situações estão a causar-lhe tristeza ou ansiedade? Se sim, evite-as se puder.
Dê prioridade ao sono: Poderá ter mais dificuldade em dormir durante a menopausa, por isso faça escolhas positivas de estilo de vida para melhorar o seu sono. Evite beber café, chá, refrigerantes ou bebidas energéticas seis horas antes de ir para a cama, pois isto pode contribuir para a frequência urinária e . Deixe de fumar e tente minimizar o stress.
Minimize o stress através de práticas como exercício regular, uma alimentação saudável e mantenha os níveis de açúcar no sangue estáveis. A meditação também pode ajudar.
Opte por uma alimentação nutritiva: Fazer uma alimentação equilibrada pode dar-lhe mais energia, reduzir os níveis de stress e ajudá-la a dormir melhor. Alimentar-se bem também pode ajudar a garantir uma boa saúde intestinal, o que pode melhorar a produção de serotonina. A menstruação irregular e intensa é uma parte comum da perimenopausa e pode levar a um risco de deficiência de ferro, o que pode causar um aumento da sensação de cansaço, por isso coma alimentos ricos em ferro ou tome suplementos de ferro para contrariar esta situação.
Falar com outras pessoas, quer sejam amigos, familiares ou outras mulheres a passar também pela menopausa. Lembre-se, não está a passar por isto sozinha. Considere juntar-se a um grupo ou fórum do Facebook para obter apoio extra.
A frequência e a intensidade dos sintomas são diferentes de pessoa para pessoa. Só porque teve amigas que passaram por momentos terríveis durante a menopausa, não significa que o mesmo vá acontecer consigo.
Lembre-se que é normal sentir-se como se sente e isto é algo pelo que todas as mulheres irão passar em algum momento das suas vidas. Lembre-se que há muito que pode fazer para assumir o controlo da situação e prevenir e minimizar os sintomas.
Não se esconda, controle a situação. Partilhe as suas experiências com outras pessoas. Ficará surpreendida com a quantidade de mulheres, jovens e mais velhas, que irão beneficiar da sua experiência e que vão querer ouvir o que tem a dizer.
Se sentimentos de ansiedade, má disposição ou alterações de humor afetam o seu dia a dia ou as suas relações, e está assoberbada, fale com o seu médico de família. Há ajuda e não tem de passar por isto sozinha. O seu médico de família poderá sugerir medicação para terapia de substituição hormonal (TSH), outros medicamentos ou aconselhamento para a ajudar enquanto atravessa a .