Incontinência de urgência nas mulheres

É um facto que muitas mulheres sentem vontade de urinar frequentemente. Para elas, sentirem-se obrigadas a planear a sua vida em função de idas à casa de banho é uma parte negativa das suas rotinas diárias. Esta urgência pode ocorrer mesmo quando foram à casa de banho e pode fazer com que acordem diversas vezes durante a noite para urinar. Abaixo respondemos a diversas dúvidas frequentes sobre esta condição e apresentamos algumas dicas muito úteis para ajudá-la a lidar com os sintomas da incontinência de urgência e controlar novamente a sua vida. 

Quais são os sintomas da incontinência de urgência?

Existem diversos tipos de incontinência feminina. Como o próprio nome sugere, a incontinência de urgência descreve uma súbita necessidade de urinar, levando a perdas involuntárias de urina. Isto é causado pela contração da bexiga quando não deveria, provocando perdas de urina através dos músculos que a deveriam manter. 

O que causa a incontinência de urgência nas mulheres?

Em muitos casos, é difícil afirmar exatamente o que causa a incontinência de urgência. Pode ser um ou a combinação de diversos fatores, como infeção na bexiga, inflamação, uma obstrução da abertura da bexiga ou pedras na bexiga ou rins. Outras doenças mais graves, como lesões no sistema nervoso, também poderão ser uma causa. Se suspeita que sofre de incontinência de urgência ou outro tipo de incontinência, fale com o seu médico.

Tratamentos de incontinência de urgência

Muitas mulheres que sentem incontinência de urgência aprendem a gerir a sua condição sem tratamento. No entanto, se a incontinência de urgência tiver um efeito negativo na sua rotina diária e qualidade de vida, recomendamos que consulte um profissional de saúde. Os tratamentos podem variar, dependendo das causas da incontinência urinária de urgência, gravidade do problema e outros fatores. Estes incluem tratamentos médicos. Se o seu médico não os considerar adequados ou necessários, poderá recomendar um programa de autoajuda que poderá realizar em casa. 

O nosso guia de autoajuda para a incontinência de urgência

A incontinência de urgência não deve dominar o seu estilo de vida. Existem diversos passos que pode fazer para gerir os seus sintomas. 
 
Monitorize os seus hábitos de ingestão de bebidas
Comece por considerar aquilo que bebe. Os fluidos que contêm cafeína, como bebidas energéticas, café e alguns chás podem provocar a irritação do revestimento interior da bexiga, causando sensações de urgência. Outros fatores, como infeção do trato urinário e pedras na bexiga também podem causar irritação no interior da bexiga e levar a sensações de urgência. 
 
A quantidade de bebida também é importante. Em relação à ingestão de líquidos e incontinência de urgência, tenha em consideração: 
  • A ingestão excessiva de líquidos provoca a acumulação de grandes quantidades de urina (poliúria) e pode, portanto, dar origem a sensações de urgência e a idas frequentes à casa de banho, uma vez que a bexiga fica cheia rapidamente. A diabetes, que significa um elevado nível de açúcar no sangue, (hiperglicemia) pode levar a um aumento da sede e a grandes quantidades de urina. Por conseguinte, um melhor controlo da diabetes reduz a incontinência urinária.
  • A ingestão de líquidos reduzida pode causar sensações de urgência. Evitar a ingestão de líquidos para reduzir as sensações de urgência apenas agrava o problema, uma vez que a urina fica excessivamente concentrada, provoca irritação no revestimento da bexiga, resultando em urina com mau cheiro e a sintomas de urgência. A desidratação também é um fator de risco para a prisão de ventre, que implica um risco de contrair uma infeção urinária. 
 
Em termos de alterações na sua dieta, tente aumentar a ingestão de fibras, sendo que previne a prisão de ventre, reduzindo a pressão na bexiga. 
 
Exercícios Kegel ou do pavimento pélvico
Os exercícios Kegel ou o pavimento pélvico são comprovados como sendo eficazes no tratamento da incontinência. Ao focar-se no fortalecimento dos músculos do pavimento pélvico, muitas mulheres consideram que conseguem resistir à vontade de urinar e diminuir a frequência das idas à casa de banho. Um dos principais benefícios dos exercícios Kegel ou do pavimento pélvico é o facto de não necessitarem de equipamento especial e de poderem ser feitos em qualquer lugar, a qualquer momento, mesmo no autocarro, a treinar ou numa reunião. 
 
Reeducação da bexiga
A reeducação da bexiga é um método de autoajuda que lhe permite aumentar o controlo da bexiga, reduzindo a frequência de micção. Pode ser uma forma eficaz de lidar com os sintomas da incontinência de urgência, para além da bexiga hiperativa e incontinência de stress 
 
A reeducação da bexiga envolve:
 
  • Aumentar a consciência dos padrões da incontinência
  • Desenvolver novos hábitos de esvaziar e controlar a bexiga
  • Modificação comportamental, incluindo idas à casa de banho “só porque sim”
  • Ajustes ao estilo de vida e dieta, como acima mencionado
  • Treinar a bexiga para manter quantidades de urina cada vez maiores
  • Exercícios Kegel ou do pavimento pélvico 

Produtos TENA para incontinência de urgência

Saber lidar com a incontinência envolve ouvir o seu corpo, aumentar o seu conhecimento sobre a condição e consultar um profissional de saúde, se necessário. Quer necessite de um tratamento médico ou de um programa de autoajuda, os pensos diários, cuecas TENA e outros produtos ajudam-na a lidar com os sintomas da incontinência de urgência e perdas de urina de forma discreta e eficaz, sentindo-se segura e confortável, vivendo a sua vida à sua maneira.