Dicas para o pavimento pélvico pré e pós-natal

Durante a gravidez e no pós-parto, é normal que algumas mulheres sintam ligeiras perdas de urina. Treinar o pavimento pélvico pode evitar e melhorar a situação. Para a ajudar a “apertar” os , a fisioterapeuta e especialista no assunto, Paula Igualada-Martinez, partilha os seus conhecimentos para grávidas e para o pós-parto.

O que esperar quando está grávida

A urgência de ir à casa de banho está bastante associada ao facto de estar grávida. Isto acontece por diversos motivos: o corpo movimenta os órgãos para acomodar o bebé, além de libertar progesterona, a hormona para descontrair os músculos, com o objetivo de a preparar para o parto. Isto significa que é mais difícil manter os órgãos do pavimento pélvico no lugar, resultando em pequenas perdas e na urgência de ir à casa de banho. Os exercícios para o pavimento pélvico são uma forma simples, eficaz e excelente de fortalecer os músculos. 

Dicas de especialistas para o pavimento pélvico durante a gravidez

A melhor forma de descontrair e obter resultados ao treinar os músculos PC na gravidez é estar deitada de lado. Isto permite-lhe concentrar-se em fortalecer os músculos enquanto evita um grau adicional de dificuldade que a gravidade acrescenta se estiver sentada ou em pé. Pode ler mais sobre os exercícios do pavimento pélvico aqui.   

O que acontece após o parto?

Durante a primeira e segunda semana após o parto, verá que vai à casa de banho com maior frequência, à medida que elimina os líquidos em excesso retidos durante a gravidez. Mesmo sendo muito aplicada no treino dos durante a gravidez, nem tudo volta ao lugar imediatamente após o parto. Experimente fazer os exercícios enquanto estiver sentada a amamentar o bebé. Comece por suaves contrações do pavimento pélvico, sendo que é normal que se sinta dorida depois do nascimento do bebé. Pare se sentir desconforto. Pode até começar por praticar apertar os músculos quando pega no bebé ao colo.  
 
O principal é continuar a treinar, pode demorar até três meses até sentir melhorias. Se sente que os exercícios não estão a funcionar após três meses, ou se tiver dúvidas, converse com o seu médico ou fisioterapeuta. Transfira aqui a nossa aplicação de fitness para pavimento pélvico para começar a apertar os músculos.

Pequenas perdas na gravidez e no pós-parto. Leia aqui

Vamos falar sobre isso

Pequenas perdas, ou momentos de distração, podem acontecer sem aviso e podem tornar-se frustrantes e constrangedores. É muito comum e há muitas coisas que pode fazer para controlar novamente a sua bexiga. Treinar é uma ótima forma de começar, mas também poderá ser útil falar com a sua parteira ou obstetra/ginecologista no check-up pré-natal, ou até conversar com amigas. 
 
É sempre bom saber que a gama TENA está aqui para lhe disponibilizar uma proteção discreta e a frescura que precisa.