Parece estar localizado(a) em <country>

Visite o Site comercial da TENA para obter informação local.

Glossário de prestação de cuidados

Glossário de termos de gestão da incontinência

Se o seu médico ou farmacêutico usou um termo que desconhece ou se leu algo numa embalagem que nunca tinha visto antes, consulte o nosso glossário para encontrar explicações úteis.

Cuecas com Cinto

Aqui, as “cuecas com cinto” são especialmente concebidas para proteger contra a incontinência. As cuecas com cinto TENA® para homem e para mulher são ideais para prestar cuidados ao seu ente querido. Apertam de forma segura com abas e podem ser facilmente removidas. Por vezes denominadas fraldas para adultos, as cuecas com cinto para incontinência proporcionam uma absorção máxima com uma proteção elevada contra a incontinência.

Enurese

A enurese (também conhecida por urinar na cama) é a perda involuntária de urina na cama. Quando ocorre enquanto dorme à noite, é denominada por enurese noturna.

Exercícios do pavimento pélvico

São exercícios que envolvem a contração e relaxamento dos músculos do pavimento pélvico. Destinam-se a fortalecer os músculos e permitir uma maior pressão de encerramento da uretra.

Fraldas de adulto

A TENA® refere-se a “fraldas” de adulto. Apertam de forma segura com abas e podem ser facilmente removidas.

Incontinência

A perda involuntária da função da bexiga e/ou intestinal.

Incontinência de stress

Incontinência que ocorre com um esforço súbito como tossir, espirrar, rir, fazer exercício ou levantar pesos. Normalmente envolve apenas pequenas quantidades de urina e está geralmente associada ao enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico.

Incontinência de urgência

Também conhecida por bexiga hiperativa com perda de urina, este é o tipo mais comum entre homens. Você sente uma necessidade súbita de urinar e a bexiga expele urina involuntariamente. A sensação de urgência pode complicar a ida à casa de banho a tempo e pode resultar em pequenas perdas frequentes entre a micção ou esvaziamento completo da bexiga. Diferentes fatores podem causar esta situação, como, por exemplo, aumento da próstata, infeção do trato urinário, consumo de café ou bebidas energéticas, pedras na bexiga, muco pós-menopausa, doenças ginecológicas como prolapso ou tumor nos ovários e obstipação.

Incontinência fecal

Este tipo de incontinência é a passagem involuntária de fezes.

Incontinência funcional

É a incapacidade de alcançar os lavabos a tempo devido às dificuldades causadas por doença física ou mental. 

Incontinência mista

Literalmente, são sintomas combinados. Normalmente, é uma combinação de incontinência de esforço (ver abaixo) e incontinência de urgência (ver abaixo). Se tiver os dois tipos, normalmente há um deles que se torna mais evidente do que o outro. Se é este o seu caso, concentre-se em lidar primeiro com o sintoma mais frequente.

Incontinência por regurgitação

Isto causa um fluxo de urina constante ou esporádico, normalmente causado por uma obstrução ou lesão nervosa. A incontinência urinária por regurgitação ocorre quando a bexiga não consegue esvaziar-se por completo e fica cheia de urina residual.

Liners

Também denominados pensos diários, são o tipo de penso mais pequeno e fino disponível. Os pensos diários para incontinência TENA® são concebidos para uma proteção para perdas de urina muito ligeiras e para uma frescura diária.

Menopausa

O período que marca a cessação permanente da atividade menstrual.

Micção

O ato de urinar (esvaziar a bexiga).

Músculos pélvicos

Os músculos do pavimento pélvico formam uma faixa ampla entre as pernas, desde o osso púbico na parte dianteira até à base da coluna na parte traseira. Para podermos manter a continência, precisamos do apoio dos músculos do pavimento pélvico. Estes importantes músculos ajudam a manter a continência urinária e fecal.

Perda de urina

Também conhecida por problemas urinários ou incontinência urinária. Significa que a pessoa tem dificuldade em controlar a bexiga. Isto pode resultar em perda involuntária de urina.

Pingos após micção

Isto acontece quando a bexiga (uretra) não esvazia completamente e continua a deixar passar urina após a micção. Isto também é comum com o enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico.

Problemas urinários neurológicos

As lesões cerebrais decorrentes de uma doença, podem afetar a comunicação entre o cérebro e a bexiga. Qualquer uma destas situações pode resultar numa incapacidade de controlar a bexiga e, por conseguinte, de a esvaziar completamente.

Próstata

Uma glândula nos homens que está localizada na base da bexiga e circunda a uretra. Produz um fluído durante a ejaculação. Muitas vezes, em homens mais velhos, a glândula começa a aumentar e pode obstruir o canal urinário. Um sintoma desta situação é um fluxo mínimo de urina.

Proteções

Concebidos para perdas de urina muito ligeiras a elevadas e para as necessidades da incontinência feminina. A maioria dos pensos TENA® é embalada individualmente e apresenta uma faixa adesiva para usar com a roupa interior normal.

Protetores

São pensos para incontinência especialmente concebidas para homens. Os protetores TENA® têm a forma de copo para seguir os contornos do corpo masculino para um ajuste seguro e confortável. A faixa adesiva mantém os protetores no lugar. Devem ser usados com a roupa interior masculina. São mais adequados para incontinência masculina ligeira a moderada.

Protetores para cama

Os protetores para cama são grandes capas absorventes. São concebidos para proteger a superfície do local onde se senta ou deita, tal como camas, cadeiras e mobiliário. Os protetores para cama TENA® têm diversos tamanhos e estilos.

Roupa interior

Usamos a palavra “roupa interior” para especificar a roupa interior para incontinência para homens e mulheres. Os produtos de roupa interior TENA® são concebidos para vestir e despir como a roupa interior normal. Estes produtos proporcionam uma proteção para incontinência moderada a forte.

Sistema 2 peças &

Os produtos com sistema 2 peças para incontinência são concebidos para serem usados juntos. Os pensos proporcionam um ajuste mais discreto quando usados com as cuecas para incontinência TENA®, reutilizáveis e descartáveis. São adequados para proteção contra incontinência média a elevada.

Toalhetes

Os toalhetes e toalhas para incontinência TENA® apresentam um tamanho especial para adultos. São usados para limpar e suavizar a pele de forma delicada.

Ultrafinos

Os pensos TENA® Ultra Finos são especialmente discretos. Apresentam um perfil mais fino, mas proporcionam a mesma proteção que os pensos para incontinência normais.