Infeções do trato urinário nos idosos

Sabe o que procurar e como prevenir uma infeção do trato urinário (ITU)? A ocorrência de ITU é mais frequente entre pessoas com e nos idosos. Por conseguinte, é importante que saiba o que procurar e como prevenir as ITU.

Uma ITU é algo que qualquer pessoa pode ter, mas alguns grupos são mais vulneráveis do que outros. Se estiver a cuidar de um parente com incontinência ou algum outro diagnóstico, existem algumas coisas que pode procurar.

O que é uma infeção do trato urinário?

As ITU ocorrem quando micróbios patológicos se infiltram no trato urinário superior ou inferior. Isto pode causar sintomas desagradáveis e, por vezes, graves. Na maioria dos casos, as bactérias que invadem o trato urinário inferior provêm do nosso próprio corpo.

A E. Coli é o tipo mais comum de bactérias que causam ITU. Normalmente vive no intestino e pode infetar o trato urinário quando a uretra fica exposta a fezes.

Quais os sintomas mais comuns de infeção da bexiga?

  • dolorosa ou sensação de ardor ao urinar
  • Desejo frequente de urinar e micção frequente
  • Expelir pequenas quantidades de urina
  • Vestígios de sangue na urina
  • Urina que se apresenta escura, turva ou com odor forte
  • Sensação de arrepios, mas habitualmente sem febre
  • urinária súbita

Diferença entre ITU Superior e ITU Inferior

Geralmente, uma ITU não é perigosa, embora seja dolorosa. É mais frequentemente tratada com antibióticos receitados por um médico, mas se não for tratada, a infeção pode propagar-se do trato urinário inferior para o trato urinário superior e para os rins. Esse tipo de infeção pode potencialmente causar lesões nos rins ou mesmo insuficiência renal. Se tal acontecer, os sintomas tornam-se mais graves com, por exemplo, dores nas costas, náuseas e febre. A partir dos rins, a infeção pode entrar na corrente sanguínea (urosepsis) e propagar-se a outras partes do corpo, o que constitui uma patologia grave que requer cuidados intensivos.

Sintomas vagos nos idosos

Os sintomas de uma infeção podem ser muito vagos e pouco claros entre pessoas com uma resposta imunitária enfraquecida e diabetes, bem como em pessoas idosas, especialmente pessoas com demência. Os sintomas podem incluir, por exemplo, uma fraqueza generalizada, confusão, náuseas, tonturas, súbita ou um agravamento maior da incontinência. Muitas vezes, estes sintomas parecem estar associados a outras condições que não estão relacionadas com uma ITU, o que dificulta o reconhecimento de uma infeção.

Saber o que é normal para a pessoa de quem cuida é importante, para que a infeção possa ser identificada antecipadamente e tratada assim que possível.

Condições que poderão ser confundidas com uma ITU

Urina com odor desagradável ou escura sem nenhum outro sintoma não deve ser confundida com uma infeção do trato urinário. Na realidade, algumas pessoas têm bactérias “amigáveis” na bexiga, estas bactérias poderão não apresentar quaisquer sintomas exceto urina com odor desagradável. Esta é uma condição inofensiva que não deverá ser tratada com antibióticos.

Não beber líquidos suficientes também pode causar urina escura, turva e com odor desagradável. Por isso, certifique-se de que o seu ente querido ingere líquidos suficientes.

Quem pode contrair uma ITU?

Embora qualquer pessoa possa ficar infetada, as pessoas vulneráveis devido a outras condições de saúde estão em maior risco de vir a ter uma ITU. Os exemplos de tais grupos incluem os idosos, e pessoas com diabetes mellitus, ou com um cateter permanente, utentes e doentes.

A razão principal pela qual as mulheres são mais suscetíveis de contrair uma ITU está associada à anatomia feminina. A sua uretra é mais pequena do que a dos homens e está mais próxima do ânus, a partir do qual as bactérias podem invadir o trato urinário. Nas mulheres, os níveis de hormonas de estrogénio decrescem com a idade, o que leva a que as paredes do trato urinário se tornem mais finas e secas. Além disso, a membrana de muco protetor, ou simplesmente mucosa, torna-se menos ácida, o que também reduz a capacidade de combate às infeções. É por esta razão que se recomenda o tratamento com a hormona de estrogénio na prevenção das ITU.

Não ser capaz de esvaziar totalmente a bexiga é outro exemplo do que pode aumentar o risco de ter uma ITU, já que as bactérias podem desenvolver-se na urina residual. A urina residual pode ser causada por muitos fatores, tais como obstipação, obstrução do fluxo causada por aumento da ou por um prolapso, ferimentos na espinal medula ou lesões nos nervos, que interferem no normal funcionamento do trato urinário.

A prevenção através de uma higiene adequada, cuidado da pele e rotina da casa de banho é, naturalmente, de grande importância para todos.

Prevenir as ITU com boa higiene e hábitos saudáveis

O método de prevenção mais importante é manter a zona genital limpa, saudável e capaz de se proteger a si própria das infeções. Lembre-se, a hidratação também é importante, porque a desidratação pode causar sintomas semelhantes à ITU e, adicionalmente, a pode também eliminar bactérias indesejáveis do trato urinário. Por fim, tente certificar-se de que o seu ente querido obtém ajuda para esvaziar a bexiga por completo, uma vez que a urina residual na bexiga é um risco para as bactérias proliferarem e multiplicarem-se na urina presente.

Passos fáceis para evitar uma ITU

  • Limpe-se da frente para trás, para evitar a transferência de bactérias para o trato urinário
  • Retire os produtos para a usados, da frente para trás
  • Não lave demasiado nem utilize sabões agressivos na área genital sensível
  • Utilize o sabão de limpeza TENA se a pele estiver fragilizada, e o creme de proteção TENA.
  • Seque a pele depois de trocar produtos de higiene, já que as bactérias proliferam em áreas húmidas
  • Utilize produtos para incontinência TENA respiráveis e de alta qualidade com uma superfície seca.
  • Recomenda-se, frequentemente, o tratamento vaginal com estrogénio para evitar as ITU

Ajude a pessoa de quem cuida a utilizar a sanita

A sanita pode ser difícil de utilizar para pessoas com um problema de mobilidade, ou outra incapacidade, e muitas pessoas com patologias clínicas têm dificuldade em esvaziar completamente a bexiga. Isto pode causar problemas, uma vez que a urina residual pode atuar como um meio para as bactérias. Ao ajudar o seu parente a manter bons hábitos nas idas à casa de banho, poderá evitar um risco desnecessário de infeção.

A seguir encontra algumas sugestões:

  • Certifique-se de que o seu parente vai à casa de banho a tempo
  • Evite obstipações e garanta movimentos regulares dos intestinos
  • Certifique-se de que o seu ente querido tem uma postura correta confortável na sanita que facilite o esvaziamento completo da bexiga e dos intestinos. Isto significa inclinar-se para a frente com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão ou num apoio para os pés. Uma cadeira sanitária elevada, um apoio para os pés ou uma almofada suave no assento da sanita podem ajudar.
  • Ajude a urinar duas ou mesmo três vezes. Isto significa que deve encorajar o seu ente querido, quando este ou esta acaba de urinar, a levantar-se e a sentar-se novamente algumas vezes. Desta forma, facilita-se a expulsão da urina que restou da primeira vez.

Como tratar as ITU

É importante reconhecer os primeiros sinais de uma ITU, possibilitando assim um rápido diagnóstico e tratamento, particularmente em pessoas idosas debilitadas que poderão exibir menos sintomas e sofrer com maior gravidade. Assim, mantenha-se atento e fale com o seu ente querido sobre quaisquer alterações nas rotinas diárias.

Antes de mais, um médico deve realizar um diagnóstico completo. Este baseia-se nos resultados das análises à urina e nos sintomas da infeção. Se for diagnosticada uma ITU Superior ou Inferior, e for necessário um tratamento, o médico irá então decidir sobre qual antibiótico prescrever e a respetiva dosagem.

Aliviar os sintomas de uma ITU

  • Certifique-se de que a pessoa de quem cuida bebe o suficiente para ajudar a eliminar as bactérias
  • Os anti-inflamatórios não-esteroides (AINE*) podem aliviar sintomas associados à ITU, como a dor, a febre e a inflamação.
  • Utilize uma almofada térmica na parte inferior das costas ou no estômago para aliviar a dor ou desconforto

 

*Os anti-inflamatórios não-esteroides (AINE) são uma classe de analgésicos que reduzem a dor, a febre e as inflamações.

“Experimente ficar de pé e sentar-se novamente ou alterar a postura corporal para ajudar a bexiga a esvaziar por completo”.

Josefine Grandin

Enfermeira/Uroterapeuta distrital