Ardor ao urinar: causas e soluções

Se sente dor ou sensação de ardor ao urinar, muito provavelmente padece do que é conhecido como disúria.

Apesar de ser mais frequente nas mulheres, também afeta os homens. Nestes, o tratamento do ardor ao urinar depende da causa e tanto engloba antibióticos como evitar produtos irritantes ou tratar o problema médico subjacente. Não é grave, não se preocupe, mas deve tratar do assunto de imediato. 

A disúria não se trata das vezes que vai à casa de banho, embora a frequência urinária esteja muito vezes associada a este problema. E não é tanto um diagnóstico, mas mais sinal ou sintoma de um problema de saúde subjacente. Por isso deve estar atento.

O ardor pode ocorrer no início da ou depois de urinar. A dor ao começar a urinar costuma ser sintoma de uma infeção do trato urinário, mas quando acontece depois de urinar pode ser sinal de um problema da bexiga ou da . Nos homens, a dor também pode permanecer no pénis antes e depois de urinar.

Como é diagnosticada a disúria?

A disúria pode ser um sintoma de uma afeção médica que precisa de tratamento. Para diagnosticar este problema, o primeiro a fazer é consultar o seu médico logo que observe os sintomas. É pouco provável que o incómodo desapareça por si mesmo. O especialista analisará o seu histórico médico, verá se sofre de diabetes mellitus ou transtornos de imunodeficiência, avaliará o seu histórico sexual, etc. 

É provável que lhe seja pedido uma amostra de urina. Analisarão se há vestígios de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos ou substâncias químicas estranhas. A presença de glóbulos brancos indica que se tem uma inflamação no trato urinário.

Uma urocultura revelará se se padece de uma infeção do trato urinário masculino e, se assim for, que bactérias a estão a causar. Esta informação determinará o tipo de antibiótico mais apropriado para o tratamento. Se não forem encontrados sinais de infeção na amostra de urina, pode ser sugerida a realização de exames adicionais para observar a bexiga ou a .

Quais são as causas do ardor ao urinar?

Há muitas causas de disúria. Nos homens, o ardor ao urinar pode ser o resultado de uma infeção do trato urinário e de outras infeções fora do mesmo, inclusive diverticulose e diverticulite, doença da ou até (mais raro) princípio de um tumor.

A dor ao urinar nos homens também pode ser o resultado de uma infeção de transmissão sexual ou o efeito secundário de medicamentos. Por exemplo, os medicamentos contra o cancro, quimioterapia, ou os tratamentos de radiação da zona pélvica podem inflamar a bexiga e causar dor ao urinar.

Como se trata a dor ao urinar?

O tratamento da disúria depende da causa da dor ou da sensação de ardor. O primeiro passo do tratamento é determinar se a dor ao urinar é causada por uma infeção, inflamação, fatores dietéticos ou um problema na bexiga ou na .

As infeções do trato urinário são normalmente tratadas com antibióticos. A inflamação causada pela irritação da pele é geralmente solucionada evitando a causa da irritação. E a disúria causada por uma afeção subjacente da bexiga ou da próstata trata-se abordando esses problemas subjacentes.

Além disso, há várias medidas que se podem tomar para reduzir o incómodo da dor ao urinar, como beber mais água ou tomar um medicamento para tratar a dor ao urinar, mas sempre sob supervisão médica.

Um conselho geral e bom para tudo, incluindo para o ardor ao urinar, é beber mais água. Beber dois a três litros de água por dia é uma excelente medida preventiva.

Quando devo consultar o médico?

É fundamental reconhecer a disúria como um sintoma que pode causar sensações de ardor, dor e mal-estar. Se sentir estes sintomas, é crucial procurar imediatamente ajuda de um profissional de saúde. Isto permitirá determinar se a disúria está relacionada com uma infeção do trato urinário ou outra condição médica. 

Quanto mais depressa consultar um especialista, mais rapidamente obterá um diagnóstico preciso, descartará problemas graves e começará o tratamento. O normal é que tudo se resolva com administração de um antibiótico.

Artigos relacionados