Bexiga hiperativa nos homens: sintomas, causas e tratamentos

Quando tem de ir, tem de ir. Mas parece-lhe que o faz com mais frequência do que antes? Se a resposta é sim, não está sozinho. Muitos homens vivem com sintomas de bexiga hiperativa que lhes causam embaraços e limitam as suas atividades diárias. Felizmente existem várias opções de tratamento e alterações ao estilo de vida que podem ajudar a aliviar os sintomas de bexiga hiperativa e devolver-lhes o controlo.

Aumento da próstata vs. bexiga hiperativa

O aumento da próstata não é o mesmo que uma bexiga hiperativa. Mas, em muitos casos, a bexiga hiperativa (BH) é um sintoma associado ao aumento da próstata, que é um resultado comum do envelhecimento. 
 
A uretra passa pela próstata, portanto, quando esta aumenta de tamanho, comprime a uretra, restringindo o fluxo de urina. Isto significa que a bexiga tem de trabalhar mais para combater a resistência, o que pode causar insensibilidade nos recetores que, por sua vez, enviam sinais ao cérebro de que precisa de urinar. Esta premência que sente de urinar é designada de BH. Este é um dos vários sintomas da dificuldade que a bexiga tem em esvaziar causada pelo aumento da próstata. Outros sintomas são: 
 
  • Dificuldade em iniciar o fluxo de urina 
  • Ter de pressionar ou forçar a urina a sair 
  • Ter um jato de urina fraco ou dividido 
  • Ir muitas vezes à casa de banho durante o dia 
  • Acordar frequentemente durante a noite com vontade de urinar 
  • Gotejamento pós-micção 

Outras causas da perda de urina

Embora o aumento da próstata seja a causa mais comum dos problemas associados à incontinência nos homens, existem inúmeros outros fatores que podem conduzir a sintomas tais como as idas frequentes à casa de banho ou as perdas de urina. Estes fatores podem incluir: 
 
  • O enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico que pode fazer com que a urina fique presa na uretra ao urinar. Esta pode posteriormente sair em pequenas quantidades sob a forma de perdas conhecidas como “Pingos após micção” 
  • Incontinência urinária de esforço – perdas de urina involuntárias ao tossir, rir, espirrar ou praticar exercício – não é uma condição comum nos homens, mas pode ocorrer após uma cirurgia à próstata se o músculo do esfíncter estiver enfraquecido ou danificado de forma a que não seja capaz de fechar totalmente a uretra. 
  • Infeções do trato urinário 
  • Obstipação crónica 
  • Pedras na bexiga 
  • Diabetes não controlada 
  • Problemas de mobilidade (por ex., ter dificuldade em chegar à casa de banho a tempo) 
  • Obesidade 
  • Beber grandes quantidades de cafeína 
  • Tomar determinados medicamentos que podem afetar o trato urinário 
  • Condições neurológicas como doença de Parkinson e esclerose múltipla 
 
Apesar do desconforto provocado no trabalho, na vida social e durante o sono, muitas pessoas consideram este distúrbio constrangedor e não procuram orientação médica ou soluções para os sintomas. Mas não precisa de deixar que a sua bexiga hiperativa ou perdas urinárias comandem a sua vida. Estão disponíveis bons tratamentos e, com a consulta adequada, pode retomar o controlo. 

Opções de tratamento

O primeiro passo em qualquer tratamento é sempre ser diagnosticado por um médico qualificado, que terá de analisar o seu historial clínico (nomeadamente, saúde urinária, estilo de vida, medicamentos atuais, condições médicas e procedimentos anteriores). O médico também lhe pode pedir que faça um relatório diário da bexiga para ficar a conhecer melhor a sua situação. A isto segue-se um exame físico completo para analisar a saúde atual do seu trato urinário inferior e da bexiga. 
 
Com base nos resultados do diagnóstico – que podem variar de pessoa para pessoa – o seu médico irá recomendar-lhe várias opções de tratamento com base nas suas necessidades pessoais. 

Alterações ao estilo de vida

Embora já possa ter ouvido que muitas pessoas com bexiga hiperativa encontram algum alívio ao fazer determinadas escolhas relacionadas com o estilo de vida, deverá sempre consultar o médico para descobrir a causa dos seus problemas antes de fazer qualquer alteração. As recomendações de tratamento são sempre baseadas nas necessidades pessoais e um diagnóstico adequado é o primeiro passo para retomar o controle.  
 
É provável que o seu médico recomende mudanças no seu estilo de vida. Estas podem incluir: 
 
 
Para além dos pontos acima mencionados, é muito provável que o médico lhe recomende o uso de produtos para incontinência. Na TENA, pode encontrar produtos especificamente concebidos para homens, que são seguros e discretos, e o protegem dos odores.  

Não está sozinho – fale com o seu médico e recupere o controlo

Os sintomas de bexiga hiperativa em homens são bastante comuns, especialmente com o avançar da idade e o aumento da próstata. E embora existam muitas causas para estes sintomas, a perspetiva é boa na maioria dos casos. Converse francamente com o médico para obter um diagnóstico e tratamento corretos e recupere o controlo do seu tempo e da sua vida diária.