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Os “superalimentos” que já tem no frigorífico


Sementes de chia, quinoa, couve kale, abacate... Os superalimentos estão na moda, graças aos seus altos níveis de nutrientes benéficos para o organismo, mas o preço de compra destes produtos é elevado. Temos boas notícias: existem alternativas igualmente saudáveis para o nosso organismo e mais baratas. Na verdade, estes alimentos estarão já no seu frigorífico e na sua dieta há muito tempo. Quais são?

superalimentos

Sementes de chia, quinoa, couve kale, abacate... Os superalimentos estão na moda, graças aos seus altos níveis de nutrientes benéficos para o organismo, mas o preço de compra destes produtos é elevado. Temos boas notícias: existem alternativas igualmente saudáveis para o nosso organismo e mais baratas. Na verdade, estes alimentos estarão já no seu frigorífico e na sua dieta há muito tempo. Quais são?


A moda dos superalimentos chegou com força, mas há muitos especialistas a questionar se as propriedades destes alimentos são assim tão milagrosas como se diz. Em princípio, o potencial nutritivo dos superalimentos é muito alto, graças aos níveis elevados de antioxidantes, vitaminas e minerais. Deste modo, estes alimentos proporcionam-nos energia, reforçam o nosso sistema imunitário e podem ajudar-nos a prevenir algumas doenças. Mas, como advertem os especialistas, não as curam.

De qualquer modo, a boa fama dos superalimentos (simultânea à difusão no Instagram) e a origem exótica fizeram com que a procura aumentasse, provocando igualmente o aumento do preço. No entanto, as qualidades e concentração de substâncias saudáveis destes alimentos podem ser igualmente encontradas em outros alimentos mais acessíveis e que podem perfeitamente fazer parte do nosso dia a dia. Na verdade, tem estado muito provavelmente a comer superalimentos toda a sua vida, sem saber! Comprove, consultando a seguinte lista:


Se não tem na despensa...

... Abacate. Este está presente em todas as torradas e saladas deste verão, mas a alternativa são os espinafres. Têm fibra e vitamina C, apesar do abacate, além disso, ter ómega 3.

... Couve kale. Vitamina C e fibra são as principais virtudes da kale, mas os brócolos também têm estes mesmos nutrientes. Também o tomate tem estas propriedades. Além disso, o nível de gorduras saturadas do tomate é baixo e possui capacidades antioxidantes, graças ao licopeno, uma substância bioativa que lhe dá a cor vermelha. Já agora, se precisa de fibra e antioxidantes, o chocolate preto é outro dos seus aliados.

... Sementes de chia. Os ácidos gordos ómega 3 da chia são muito benéficos para a saúde, mas as sardinhas ou o salmão oferecem mais possibilidades à hora de cozinhar, não é? Se os preparar com azeite, o resultado vai ser multiplicado e muito mais saboroso. Além disso, poderá substituir a chia por sementes de sésamo: também têm fibra (ainda que em menor quantidade) e aumentam os níveis sanguíneos de antioxidantes, reduzem o colesterol mau e regulam o ritmo cardíaco, a tensão arterial e o açúcar no sangue.

... Bagas de góji. A framboesa e o kiwi também têm vitaminas C e E, potássio e magnésio. Outra opção são os mirtilos, que proporcionam um nível de imunidade similar ao organismo e previnem as infeções do trato urinário, os resfriados e a gripe.

... Quinoa. Poderá ser substituída por lentilhas, grão-de-bico ou nozes: todos estes alimentos não têm glúten e dão-nos zinco, ferro e gorduras “boas”. Além disso, as leguminosas têm um bom equilíbrio entre carboidratos ricos em fibra e proteínas de origem vegetal. Vão ajudar-nos a manter o sistema digestivo saudável. Os aminoácidos destes produtos são essenciais para a recuperação dos tecidos.

De qualquer modo, tenha em conta que nenhum superalimento, por si só, nos dá os nutrientes que necessitamos: é importante manter uma dieta saudável e equilibrada... E a dieta mediterrânica, como estará a pensar, é a ideal.


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