Infeção do trato urinário nos homens

Se sente uma vontade constante de urinar, ou é doloroso quando o faz, poderá ter uma infeção do trato urinário (ITU). As ITU não são comuns em homens jovens, mas determinadas condições e mudanças relacionadas com a idade podem aumentar o risco. Aqui encontra alguns sinais de como pode reconhecer e até evitar uma infeção.

O que é uma infeção do trato urinário?

As ITU podem acontecer quando bactérias prejudiciais invadem o trato urinário. Normalmente, a infeção é causada pelas nossas próprias bactérias que vão para locais onde não pertencem. A mais comum destas bactérias é a E. coli, que normalmente vive no intestino, mas existem muitas outras que podem ser responsáveis. 
 
Estes são os sintomas mais comuns deste tipo de infeção: 
 
  • Dor ou sensação de ardor ao urinar 
  • Um desejo frequente de urinar e micção frequente 
  • Urinar apenas pequenas quantidades de cada vez 
  • Vestígios de sangue na urina 
  • Urina que se apresenta escura, turva ou com odor forte 
  • Sensação de frio, nem sempre acompanhada de febre 
  • Incontinência urinária repentina 
 
É importante sublinhar que algumas doenças sexualmente transmissíveis podem apresentar sintomas semelhantes a uma ITU. 

Quais são os diferentes tipos de ITU?

O tipo de ITU mais frequente ocorre no trato urinário inferior, infetando a uretra e a bexiga. Estirpes altamente virulentas, quando não são tratadas, podem propagar-se para os ureteres e rins, no trato urinário superior. Os sintomas de ITU superior são consideravelmente piores e podem incluir dores nas costas, náuseas e febre. A febre pode indicar que as bactérias estão alojadas na próstata
 
Quando não é tratada, uma ITU superior pode causar danos nos rins e existe o risco de a infeção entrar na corrente sanguínea e espalhar-se ainda mais, denominada urosépsis, uma condição que requer cuidados intensivos. Por isso, se suspeita que tem uma ITU, procure o seu médico para obter um diagnóstico e tratamento adequados. Quanto mais cedo procurar ajuda, mais fácil será a recuperação. 

Tratamento e alívio de sintomas

Geralmente, os antibióticos são um tratamento eficaz para uma ITU. Uma análise à urina é necessária para identificar qual a bactéria responsável pela infeção e qual o antibiótico que será mais eficaz.

O que pode fazer para aliviar os sintomas?

  • Beber líquidos suficientes ajuda a remover as bactérias da bexiga.
  • Utilize medicamentos para diminuir a dor, reduzir a febre e a inflamação. 
  • Coloque um pano aquecido na parte inferior das costas ou estômago para aliviar a dor.

O que causa uma infeção urinária?

Para os homens com mais de 60 anos, as infeções tornam-se mais comuns, normalmente associadas ao aumento da próstata, mudanças relacionadas com a idade e outras doenças que são mais predominantes à medida que envelhecemos. O aumento da próstata pode reduzir o fluxo de urina e dificultar o esvaziamento completo da bexiga. A urina restante pode então atuar como um meio de desenvolvimento de bactérias.

Como evitar as ITU?

Tentar sempre esvaziar completamente a bexiga é um dos passos mais simples de evitar as ITU, de forma a evitar que as bactérias entrem no trato urinário. Além disso, identificar o aumento da próstata precocemente de modo a receber o tratamento adequado pode reduzir futuros problemas na próstata.

Algumas dicas para evitar as ITU:

  • Mantenha a zona genital limpa e seca
  • Mantenha-se hidratado para ajudar a remover as bactérias
  • Retire os produtos para a incontinência sujos, da frente para trás
  • Se tem problemas em esvaziar a bexiga, aguarde alguns momentos e mude de posição depois de terminar de urinar e experimente novamente. Isto pode incentivar a urina a sair, reduzindo o risco de infeção.

“As infeções do trato urinário são mais comuns nos homens com mais de 60 anos.”

Josefine Grandin

Enfermeira/Uroterapeuta distrital