A disfunção erétil, o apetite sexual, a depressão, os problemas de concentração e memória são apenas alguns dos aspetos nos quais a testosterona desempenha um papel muito importante. Além de ser essencial na sexualidade masculina, a testosterona cumpre outras funções extremamente relevantes, sendo que ajuda a preservar a densidade óssea, os níveis de glóbulos vermelhos no sangue e a sensação de bem-estar. Deixamos-lhe alguns conselhos para que, se já ultrapassou a casa dos 30, continue a estar um autêntico bicho.
1. Perca peso
O peso em excesso não ajuda. Para ser mais viril, convém perder esses quilos a mais. Segundo vários estudos da Endocrine Society’s, os homens com excesso de peso são mais propensos a ter baixos níveis de testosterona. Para tal só há duas soluções: ter cuidado com a alimentação e fazer mais exercício físico.
· Esqueça os açúcares! Os níveis de testosterona diminuem depois de ingerir açúcar. É necessário reduzir ou eliminar o açúcar que ingere com os alimentos e as bebidas.
· Diminuaou elimine o consumo de álcool.
· Faça uma dieta saudável à base de legumes, frutas, gorduras saudáveis...
· Aposte nestes alimentos: ostras, ovos, carne de vaca, alho e brócolos, que são conhecidos por promoverem a produção de testosterona.
· Calce as sapatilhas e ganhe força para ir ao ginásio. O sacrifício vai valer a pena. Vai observar uma melhoria significativa da sua saúde e condição física ao perder peso e ficar mais rijo, o que, por conseguinte, terá um impacto positivo na sua autoestima. (Mais detalhes no número 2)
2. Exercícios de alta intensidade e treinos de força
Os exercícios de alta intensidade aumentam os níveis de testosterona e previnem a sua deterioração. Há várias fórmulas que o podem ajudar a fazer subir os níveis desta hormona. Mas, atenção, deve consultar sempre o seu médico para não ter um efeito contraproducente.
Peak Fitness
· Aqueça e faça alongamentos (como deve fazer sempre antes de qualquer treino).
· Realize exercícios o mais rápido e com o maior peso possível, em séries de 30 segundos.
· Descanse e faça exercícios de respiração durante 90 segundos. Depois, repita o mesmo processo seis ou sete vezes.