Parece estar localizado(a) em <country>

Visite o Site comercial da TENA para obter informação local.

5 dicas para ajudá-lo a rejuvenescer


Revelamos-lhe uma série de sugestões para que os anos passem por si, mas apesar disso, continue a estar a 100%.

5 dicas para ajudá-lo a rejuvenescer

1 - Exercite a sua memória enquanto se diverte.

Ainda que possa parecer estranho, segundo um estudo publicado pela revista americana Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance, os videojogos de ação e estratégia reforçam a atenção, melhoram as capacidades motoras e visuais, fomentam a criatividade e a imaginação, e ajudam a libertar o stress acumulado. A revista refere ainda que os videojogos contribuem para diminuir o desgaste das capacidades mentais como a memória.

Além dos famosos jogos para exercitar o cérebro, é possível recuperar a rapidez e lucidez fazendo coisas simples. Segundo peritos da Universidade de Harvard, mudar de caminho de regresso a casa ou lavar os dentes com a mão contrária são atividades que estimulam o nosso cérebro. Já Kirk I. Erickson, professor da Universidade de Pittsburgh, defende que a atividade física aeróbica aumenta o tamanho do hipocampo e ajuda a preservar a memória espacial. No entanto, tal como proposto pela meditação, o mais importante é estarmos concentrados no presente para que tenhamos consciência e desfrutemos do momento.


2 - Durma e descanse para estar mais bonito e jovem.

A pele das pessoas que sofrem de insónias tem mais dificuldades em recuperar da exposição solar e, por isso, essas pessoas apresentam sinais de envelhecimento precoce. Além disso, a falta de sono diminui a produções de estrogénios e progesterona, que são hormonas que ativam os mecanismos naturais de reparação da pele. Quando descansa corretamente, uma das primeiras coisas que o nosso organismo faz é respirar de forma mais lenta e profunda. Esta respiração relaxada, impossível durante o dia, promove a oxigenação profunda das nossas células, o que resulta numa pele mais jovem. As noites mal dormidas também afetam o índice de massa corporal. Qual é a razão? A falta de descanso prejudica o bom funcionamento da hormona que regula o apetite. Como sabemos, os ataques de fome são diretamente proporcionais aos quilos a mais. Como se estas razões não fossem suficientes, dormir profundamente apresenta outras vantagens, entre as quais, reforça o nosso sistema imunológico.


3 - A corrida não é a única opção.

Caminhar a passo energético durante 20 minutos, todos os dias, diminui até 30% o risco de mortalidade, segundo um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology. Além disso, ao contrário da corrida, andar permite que uma pessoa fale com as outras pessoas com quem partilha o passeio e incentiva ao descobrimento, dado que prestamos mais atenção à paisagem.


4 - Somos o que comemos.

Para ter atenção à sua alimentação, é necessário ter alguma organização. Por isso, Mercedes Sanchis, investigadora do Instituto de Biomecânica de Valência, recomenda que as pessoas elaborem uma ementa semanal em função do seu nível de atividade. Além disso, recomenda a ingestão de antioxidantes em proporções adequadas (chocolate negro ou um copo de vinho). Os laticínios e os produtos derivados são bons para os ossos e previnem doenças, como a osteoporose. É importante comer carnes magras, legumes, vegetais e frutas, assim como ovos, que fornecem vitamina B e fibra, para ajudar ao trânsito intestinal. Os alimentos que incluem zinco (como as bolachas integrais, os cereais ou o marisco) ajudam o sistema imunológico e protegem partes do corpo como o fígado ou a próstata. Por último, uma deve beber pelo menos dois litros de água por dia para se manter devidamente hidratada e, naturalmente, deve evitar as bebidas alcoólicas e o tabaco.


5 - Proteja e cuide da sua pele.

Com o passar do tempo, a pele seca mais. Por isso, é importante utilizar duas vezes ao dia um creme hidratante com ácido hialurónico, para restaurar as reservas de água. Pode utilizar um creme antienvelhecimento que deverá ser aplicado depois de se barbear. Idealmente, o creme deverá ter proteção solar, dado que os raios UV provocam um envelhecimento prematuro da pele. 


Estes conselhos podem ajudá-lo a sentir-se mais jovem, mas a sua atitude face ao envelhecimento é o que o fará sentir-se mais vivo. Desfrute do seu corpo, do que faz e, acima de tudo, de quem é. 


Artigos relacionados

Sair quando se tem perdas urinárias

Muitos homens com perdas urinárias preocupam-se quando se trata de atividades sociais. O medo das perdas urinárias pode ser um obstáculo, mas com um plano apropriado, poderá manter-se protegido contra as perdas e manter a confiança.

Manter-se ativo com perdas urinárias

Existem muitas formas de manter o controlo e continuar a vida como quer, independentemente do tipo de perdas urinárias que tem.