Parece estar localizado(a) em <country>

Visite o Site comercial da TENA para obter informação local.

Confinamento: agora mais do que nunca tenha em conta a sua rotina


Embora por vezes nos sintamos tentados a “saltar as normas”, manter uma rotina dá-nos energia para ter uma atitude positiva durante o confinamento e para diminuir as consequências na nossa saúde, tanto físicas como psicológicas

Confinamento: agora mais do que nunca tenha em conta a sua rotina

É segunda-feira e temos de nos levantar da cama porque temos muitas obrigações a cumprir  :  trabalho, família, amigos, ginásio e obrigações domésticas são alguns dos itens que dirigem o nosso rumo diário. Todos estes eventos marcam a nossa rotina, desde que acordamos até nos deitarmos, e dia após dia temos uma agenda ordenada, o mesmo horário para comer e a mesma hora para acordar... Mas apesar de alguns destes planos terem ficado suspensos por causa do confinamento, é muito importante mantermos a mesma ordem no nosso estilo de vida.Estejamos em teletrabalho ou não, temos de nos obrigar a manter horários e a cuidar de alguns aspetos para que o nosso corpo e a nossa mente continuem a funcionar com normalidade.

Os pilares fundamentais para marcar a nossa rotina são:


Higiene pessoal

Embora não tenhamos de ir a nenhum sítio, é importante manter o duche diário e vestirmo-nos como se fossemos sair. É uma forma de começar com energia cada novo dia.


Trabalho

Se o nosso emprego nos permitir continuar a fazer todas ou parte das nossas tarefas, o horário marcado pela empresa serve-nos de orientação para dividir o resto de tarefas. Além de estarmos ativos, estaremos em contacto com colegas e teremos um horário definido. Desta forma a mudança será menor. Se não puder trabalhar a partir de casa, aproveite o tempo livre para fazer todas atividades que antes não tinha tempo para fazer. Lembra-se daquele curso de inglês?


Alimentação

O tédio e a ansiedade são os principais inimigos de uma dieta saudável. Estando em casa não nos movemos o suficiente e não queimamos tantas calorias, pelo que a nossa dieta deverá ser rica em frutas e legumes frescos de baixo teor calórico. Além disso, devemos controlar o consumo de hidratos de carbono e açúcares. Desta forma, evitaremos engordar e também manteremos as nossas defesas em boas condições.


Exercício

O facto de estar em casa não deve ser desculpa para não praticar nenhum tipo de exercício físico. Há muitas modalidades que podemos praticar na sala, como os exercícios de força através do peso corporal ou as sessões de ioga para manter a elasticidade dos músculos. Se não tiver motivação para se exercitar sozinho, experimente fazer exercício com a orientação de treinadores virtuais, eles vão animá-lo.


Manter as relações sociais

Estará sozinho ou a conviver com poucas pessoas, mas não se isole. Se convive com mais gente, procure que as vossas rotinas tenham momento em comum, como comer, ver filmes ou fazer exercícios juntos. Além disso, utilize todas as ferramentas ao seu alcance para manter os seus contactos ativos, as chamadas ou videochamadas com os amigos e a família são uma boa forma de animar os dias.Se tiver em conta este cinco pontos, vai conseguir manter o corpo saudável e a boa disposição e, mais tarde, será muito mais fácil voltar a recuperar a rotina quando terminar este período. Entretanto não esqueça a importância de não sair de casa, a não ser que seja mesmo necessário.