Como tratar a incontinência e cuidar do meio ambiente?

A TENA preocupa-se com o cuidado sustentável da incontinência e, deste forma, propomos-lhe que se junte a este movimento. Para isso, preparámos esta lista de conselhos para que possa otimizar os recursos e o esforço dos seus cuidados com a incontinência.

Incontinência e meio ambiente

Sustentabilidade e meio ambiente são dois conceitos chave na contribuição para um mundo mais habitável. É verdade que a gestão da incontinência depende em grande medida de produtos que se usam apenas uma vez, essenciais para as pessoas com incontinência, pois deles depende a qualidade das suas vidas, a independência e o bem-estar.

Não é nada fácil fazer uma estimativa da quantidade de produtos para a incontinência que são utilizados durante um anos, mas estamos perante um mercado gigantesco e em crescimento. Cada vez são mais as pessoas que tomam consciência da necessidade de usarem este tipo de produtos.


Incontinência e a necessidade de consultar o médico

É comum falar dos três R’s (reduzir, reutilizar, reciclar) para considerar formas de reduzir o desperdício e ajudar a uma melhor sustentabilidade do planeta, mas não é nada fácil ter isto em conta quando se tem incontinência.

Neste caso, reduzir é o objetivo mais desejável. Portanto, o campo de ação foca-se na prevenção e na redução da incontinência como máxima prioridade. Neste sentido, consultar o médico deve ser uma decisão obrigatória.

Apesar de tudo, a incontinência continua a ser uma patologia infra-diagnosticada. Segundo a Sociedade Espanhola de Reabilitação e Medicina Física, apenas alguns dos afetados procuram ajuda médica. Muitas vezes o afetado considera o problema como um tabu e tem vergonha de falar dele. Não consulta o médico de família nem um especialista. Apesar disto, estima-se que aproximadamente um quarto da população padece de algum tipo de incontinência urinária.

Consultar o médico não permite apenas fazer um diagnóstico preciso do problema, mas também recomendar um tratamento personalizado. O médico vai ajudar-nos a encontrar o melhor tratamento e os melhores produtos, não só pela qualidade, mas também pela sustentabilidade.


As soluções caseiras costuma ser más

Não consultar o médico leva muitas vezes a um autodiagnóstico e a um auto-tratamento. Isto, por outro lado, leva à utilização de soluções caseiras que costumam ser más soluções em todos os sentidos, da eficácia para o nosso bem-estar à má gestão em termos de sustentabilidade e meio ambiente.

Se estimarmos que a incontinência é um problema que afeta 25% da população, como se pode explicar que apenas 5% opte por produtos realmente eficazes? Utilizar papel higiénico, toalhetes ou lenços não é propriamente a opção mais sustentável. Acaba-se pode utilizar mais, deitar mais ao lixo e precisar sempre de mais...


Escolher o produto adequado, escolher TENA Men

Uma consulta médica vai ajudar-nos a deixar de lado qualquer tratamento caseiro e a optar pelas melhores soluções para tratar o problema. Escolher um produto TENA Men com o nível de absorção adequado não só melhorará a nossa qualidade de vida como nos proporcionará uma experiência terapêutica mais duradoura e comprometida com o meio ambiente.

Encontre o produto que melhor se ajusta às suas necessidades entre a ampla gama de protetores e roupa interior absorvente com núcleo superabsorvente TENA Men. Dar com o produto adequado para o nosso grau de incontinência fará com que não tenhamos de o deitar fora rapidamente, pelo que nos mudaremos menos vezes e não precisaremos de usar uma quantidade tão grande. Desta forma estará a contribuiu para uma maior sustentabilidade. Informe-se, leia os rótulos.


Escolha empresa que apostam na sustentabilidade

Se tem realmente um compromisso com o planeta e com o mundo que o rodeia, isto fará parte do seu estilo de vida e implica apostar sempre que se possa por empresas preocupadas com a sustentabilidade e o meio ambiente.

É responsabilidade de todos nós cuidar do planeta, dos fabricantes de produtos, das administrações, dos profissionais de saúde e dos utilizadores finais.

Uma empresa comprometida com o meio ambiente procurará conceber e comercializar produtos sustentáveis na medida das suas possibilidades. A TENA trabalha para tirar partido dos recursos utilizados, contribuindo para reduzir a pegada carbónica. Acredita que é possível fabricar produtos sem produzir resíduos. Para mais informação, não deixe de visitar o nosso programa de sustentabilidade TENA Protects.

Artigos relacionados

Enfrente os 50 sem receios

Um dia acorda de manhã e tem 50 anos. Um número tão redondo e pesado que as pernas até tremem. Descontraia... é só um número. Ainda que tenha de se deparar com uma série de desafios físicos e psicológicos, estes podem ser os melhores anos da sua vida.