Desintoxicação digital. Sou dependente da tecnologia?

Se é dos que não pode passar um dia desconectado do telemóvel, tablet, computador e demais meios digitais, talvez tenha chegado o momento de equacionar a realização de um descanso tecnológico.

Desintoxicação digital

Fica angustiado porque não encontra o telemóvel? Ou desespera porque a conexão à Internet não é boa? Hum, talvez esteja viciado em tecnologias e tenha chegado o momento de equacionar uma desconexão digital.

Não é exagerado dizer que, por muito que tenhamos resistido, nos impuseram à força saber mais e mais de tecnologia. De facto, tentar passar um dia completamente alheado do mundo digital é inimaginável para a maioria de nós. Por isso começa a impor-se em todo o mundo um conceito como o de “Tech Detox”, independentemente da idade.

Porque precisa de um detox digital

Não é necessário demonizar a tecnologia em si mesmo, mas sim o seu abuso. Porque a consequência de uma dependência excessiva da tecnologia tem um impacto negativo na nossa vida. Em primeiro lugar, quanto mais dependemos da tecnologia para as nossas necessidades, menos confiamos nas nossas próprias capacidades pessoais: desde fazer somas a listas de tarefas ou de compras.

A largo prazo, a dependência excessiva da tecnologia poderá levar-nos à diminuição de algumas das nossas capacidades cognitivas. Desconectar todos os dispositivos tecnológicos por um certo tempo pode fazer com que dê tempo e espaço à sua mente para se “recuperar” após passar demasiado tempo conectado aos ecrãs. Desta maneira, dará um descanso aos seus olhos e à sua mente para se assegurar que a sua capacidade de raciocínio permanece intacta e em pleno rendimento.

Em segundo lugar, uma dependência excessiva da tecnologia pode fazer com que se dependa em demasia das aplicações para comunicarmos com os demais em vez de desenvolvermos interações cara a cara. Não duvide: não deixe que a tecnologia o separe das pessoas que mais gosta.

Como fazer um “Tech Detox”

Aqui tem quatro conselhos para começar uma desintoxicação digital:

  • Faça reuniões sem tecnologia: recupere o contacto pessoal. Não só notará uma melhoria nas relações, como no rendimento. Tal como os estudos mostram que, para a retenção, escrever à mão é melhor do que fazê-lo à máquina, o ato físico de se reunir envolve diferentes partes do cérebro e pode estimular a criatividade e a resolução de problemas.
  • Não use vários ecrãs ao mesmo tempo: é dos que não pode ver um filme ou série sem ter ao lado o telemóvel e deixar-se distrair a cada momento do argumento? Experimente guardar o telemóvel numa caixa enquanto o seu uso não for estritamente necessário.
  • Desative as notificações: o excesso de informação é stressante. Fizeram-no acreditar que tudo o que lhe chega é interessante e selecionaram por si o que lhe interessa e o que não. Recupere o comando.
  • Fomente as dietas digitais: tal como acontece numa boa dieta alimentar, o processo de desintoxicação digital procura definir limites para garantir que o uso do nosso dispositivo beneficia a nossa saúde emocional e física. Adote o jejum (afaste todos os dispositivos digitais por um período curto de tempo), a abstinência (escolha um dia da semana para deixar de usar dispositivos) ou a desintoxicação específica (uma web ou rede que o esteja a absorver em demasia).

Benefícios de uma desintoxicação tecnológica

A “desintoxicação tecnológica” está a tornar-se cada vez mais popular pelos benefícios (demonstrados) que se obtém em muito pouco tempo. Alguns dos mais importantes são:

  • Melhora a saúde física e mental: distanciar-se do mundo digital vai ajudá-lo a reduzir a ansiedade, a tensão e a preocupação associadas a essa falsa necessidade de estar constantemente conectado.
  • Dormirá melhor: desconectar-se duas ou três horas antes de dormir melhora a qualidade do sono. Ao reduzir a sua exposição à luz azul, que exige ao seu corpo que se desperte e permaneça alerta, fará com que adormeça mais rapidamente e entre num sono mais profundo.
  • Aumenta a produtividade: terá uma memória, criatividade, níveis de energia, concentração e capacidade de atenção muito menos alteradas.
  • Reduz o stress: a desconexão vai permitir-lhe evitar essa tensão e irritabilidade induzidas pela necessidade de estar conectado a todas as horas, muitas vezes sem motivos racionais.
  • Procure um melhor equilíbrio entre trabalho e vida: muitas vezes é a tecnologia que o impede de pôr uma barreira necessária. E isso empobrece a sua existência e torna-o mais infeliz sem dar-se conta. Precisa de ter pessoas de carne e osso na sua vida.

Artigos relacionados

10 chaves para se manter em forma depois dos 40

Manter a forma depois dos 40 pode parecer difícil, mas não é impossível. A idade, o estilo de vida e a alimentação podem ir reduzindo a nossa massa muscular. No entanto, a combinação de hábitos saudáveis com um treino inteligente pode ajudar a manter o corpo saudável e em forma. Contamos-lhe como em 10 simples conselhos.